Antes de dar início a resenha, preciso falar algumas coisas: eu nunca assisti Velozes e Furiosos; eu sei que a franquia é composta por sete filmes, mas não sei nada a respeito da história; assisti ao sétimo, dirigido por James Wan, por pura curiosidade; o filme tem muita ação, mas, em contrapartida, tem cenas absurdas; o tributo feito ao ator Paul Walker (falecido em 2013) é lindo e emociona qualquer um.
Velozes e Furiosos 7 mostra Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o resto da equipe vivendo suas vidas normalmente nos Estados Unidos, após os últimos acontecimentos ocorridos em Londres. O que ninguém esperava era ter um novo inimigo para enfrentar. Ian Shaw (Jason Statham), um assassino profissional, quer vingança pela morte de seu irmão. Com a tranqüilidade destruída, o grupo precisa se reunir novamente para impedir que o pior aconteça. Mas, desta vez, a questão não é só ser veloz. A luta é também pela sobrevivência.
Como disse no primeiro parágrafo, não sabia de nada a respeito da história. Quem também não conhece a trama e não é fã da franquia pode assistir ao filme, pois não se sentirá perdido. Os últimos acontecimentos são relembrados para situar e atualizar o público. No entanto, preciso ressaltar alguns pontos que gostei e não gostei. Como já disse em outras resenhas, eu adoro cenas de ação e Velozes e Furiosos é um prato recheado de dinamismo ficando a milhares de distância de ser considerado um filme parado e cansativo.
As coreografias das lutas, a tecnologia, os carros e os efeitos especiais deixam qualquer um de queixo caído. Porém, preciso dizer que achei várias cenas extremamente absurdas, o que tira totalmente a história da realidade. Carros que voam, atravessam dois ou três prédios e rolam ribanceiras abaixo onde ninguém se machuca é algo que pouco convence o espectador. Claro, quem é fã dos filmes, vai amar essa dose extra de adrenalina pura e eu respeito isso. Mas, pra quem não curte tanto, vai achar isso “surreal”. No quesito roteiro, as frases de efeito empobrecem os diálogos dando ênfase aos herois.
Personagens
Com relação aos personagens confesso que, de todos, Paul Walker foi o que mais me convenceu. Achei sua interpretação bem mais natural comparada aos outros. Já o personagem de Vin Diesel ficou com um ar robótico, principalmente quando dizia as tais frases de efeito. Além disso, ele nunca se machucava nos acidentes e ainda conseguia levantar um carro com a mão. Oi? É sério isso?
Michelle Rodriguez para mim foi uma personagem mais neutra. Nos momentos em que contracenava com Vin Diesel, seu personagem apresentava ao público o lado emocional de Dom. Jason Statham é um ator que eu não curto e, sinceramente? Preferia que outro fosse o inimigo. Sua interpretação deixou o filme ainda mais surreal. De todos, Hobbs (Dwayne Johnson) foi o personagem que ainda trouxe um pouco de realidade à história… até aparecer a cena do hospital e tirar o pouco da credibilidade que depositei nele. Já Tej Parker (Ludacris) e Roman Pearce (Tyrese Gibson) trouxeram o lado cômico do filme.
Considerações finais
Velozes e Furiosos 7 vai agradar e desagradar, mas isso vai depender do público que for assistir. Dizer que o filme é ruim seria hipocrisia da minha parte, pois eu gostei da adrenalina que a história traz. No entanto, as cenas absurdas não me convenceram tanto. O final, com certeza, foi lindo e tocante. A homenagem feita ao ator Paul Walker tira lágrimas e dá um nó na garganta. Infelizmente, ele faleceu em 2013 em um trágico acidente de carro. O ator chegou a gravar a maior parte das cenas, mas as últimas foram feitas pelo seu irmão. Quem prestar atenção vai perceber uma diferença em seu rosto no momento em que contracena na praia e ao lado de Vin Diesel no carro.
Posso dizer que até fiquei bastante curiosa para ver os outros filmes. Só espero que não tenha tantos carros atravessando prédios como esse.
E vocês? O que acharam do filme? Deixem nos comentários!
Ficha Técnica
Velozes e Furiosos 7
Direção: James Wan
Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Paul Walker, Jason Statham, Kurt Russel, Jordana Brewster, Dwayne Johnson, Tyrese Gibson, Ludacris, Nathalie Emmanuel e Ronda Rousey.
Duração: 2h17min
Nota: 7,5