Eu nunca fui muito ligada em quadrinhos sobre super-herois e, de vez em quando, assistia algumas cenas quando algum filme passava na televisão. Mas, de uns tempos pra cá, as histórias começaram a chamar minha atenção, principalmente pela forma como elas são contadas. Os primeiros que assisti e gostei demais foram Thor, Homem de Ferro 3, Os Vingadores e X-Men: Dias De um Futuro Esquecido. O último foi Os Guardiões da Galáxia e, posso dizer, com todas as letras, que o filme te surpreende com um mix de dinamismo, ação, nostalgia e humor. Parece que não to falando nada com nada, mas no decorrer no texto você vai entender.
Guardiões da Galáxia é um filme dirigido e roteirizado por James Gunn, juntamente com Nicole Perlman, que conta a história de Peter Quill (Chris Pratt) que, quando criança, perdeu a mãe contra o câncer e, ao sair correndo do hospital, ele é abduzido da Terra. Após 26 anos, o personagem torna-se um saqueador e fica conhecido como o “Senhor da Estrelas” (não tão conhecido assim rs). Ao roubar uma esfera, objeto-alvo do vilão Ronan (Lee Pace), da raça kree, o protagonista passa a ser procurado por caçadores de recompensa. Ao descobrir o propósito da esfera, Quill vai se juntar a Gamora (Zoe Saldana), Rocket, o guaxinim (dublado por Bradley Cooper), Groot (dublado por Vin Diesel) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista) para impedir que o rumo do universo seja modificado.
Como havia citado no primeiro parágrafo, o que mais me cativou no filme é a forma como a história é contada e como os personagens são apresentados. Os super-herois não são mais vistos apenas como “salvadores da pátria”. Os telespectadores conseguem imergir na história ao perceber que eles são gente como a gente: têm seus problemas, suas frustrações e sentem todos os sentimentos que nós sentimos. Essas são as características que mais destacam os personagens de Guardiões da Galáxia. Nesse caso, temos Quill em seu momento de vulnerabilidade ao perder a mãe, e o lado durão de Rocket, que se quebra ao demonstrar carência de afeto.
Uma fórmula que também tem dado bastante certo nos filmes de super-herois é o uso do humor e da ironia e, nisso, Guardiões da Galáxia se supera! Sem exageros, os diálogos ganham dinâmica, não deixam o telespectador cansado e ainda quebra a imagem do herói durão, responsável e forte. Isso é bastante nítido ao perceber que Drax, mesmo com seu vocabulário impecável (quase um dicionário), não entende metáforas; quando Gamora tem os momentos de uma típica garota brava e durona; as discussões divertidas entre Rocket e Quill; e a forma exótica de arvore e o vocabulário restrito de Groot (sem falar que ele é muito fofo).
Outro diferencial que engrandece o roteiro é o mix nostálgico em uma realidade alternativa do futuro, exaltada pela trilha sonora dos anos 70, com músicas de David Bowie, Jackson 5, Blue Swede, entre outros, compartilhado aos telespectadores pelo walkman de Peter Quill e referências do cinema, comoFootlose.
Essa nova forma de trazer as histórias dos quadrinhos ao cinema está dando muito certo. Como disse, nunca fui de assistir esse tipo de filme, mas, conseguiram ganhar mais uma telespectadora. Sou muito fã do gênero comédia e a ideia de usar o humor não superficial prende totalmente a minha atenção, sem falar no design gráfico dos personagens, roteiro e efeitos especiais que superaram todas as minhas expectativas.
Guardiões da Galáxia, mais um sucesso da Marvel, lidera as bilheterias nacionais. O filme arrecadou R$ 12.145.371 e já ultrapassou Planeta dos Macacos: O Confronto.
E aí, alguém já assistiu ao filme? O que acharam? Pra quem ainda não viu, não se esqueça de que há uma cena extra após os créditos. Então, não saia correndo da sala, tá?
CONFIRA A TRILHA SONORA DE GUARDIÕES DA GALÁXIA
1. Blue Swede – Hooked on a Feeling
2. Raspberries – Go All the Way
3. Norman Greenbaum – Spirit in the Sky
4. David Bowie – Moonage Daydream
5. Elvin Bishop – Fooled Around and Fell in Love
6. 10Cc – I’m Not in Love
7. Jackson 5 – I Want You Back
8. Redbone – Come and Get Your Love
9. The Runaways – Cherry Bomb
10. Rupert Holmes – Escape (The Pina Colada Song)
11. The Five Stairsteps – O-O-H Child
12. Marvin Gaye/Tammi Terrell – Ain’t No Mountain High Enough