Dupla Explosiva (The Hitman’s Bodyguard) chegou sorrateiro, conquistou o seu espaço e até conseguiu liderar a bilheteria nos Estados Unidos. A convite da Califórnia Filmes, o Pipoca na Madrugada assistiu ao filme, e não é que surpreendeu? Mas afinal, o que há de bom na trama? Quais atores estão no elenco? É só ação? Dá para rir? É entediante? Veja quatro motivos para assistir ao longa dirigido por Patrick Hughes II.
Uma história boa para não se levar a sério
Já imaginou ter que proteger um inimigo do passado para fazer um favor à sociedade? É exatamente isso que acontece. Em Dupla Explosiva, o melhor guarda-costas do mundo, Michael Bryce (Ryan Reynolds), é chamado para proteger a vida do seu inimigo mortal, um dos matadores de aluguel mais renomados do mercado, Darius Kincaid (Samuel L Jackson). Ambos tiveram em lados opostos durante anos e, agora, precisam se unir em uma eletrizante aventura entre Inglaterra e Haia, na Holanda, para chegarem a tempo no tribunal onde o tirano Vladislav Dukhovich (Gary Oldman) está sendo julgado. Somente o testemunho de Kincaid será capaz de dizer se o vilão merece ou não a condenação. Por ter uma sinopse séria, espera-se uma trama seca, calculista e cheia de tensão. Mas não vá por este caminho, pois Dupla Explosiva é uma mistura de ação com boas doses de comédia ácida, o que faz a gente não levar o filme tão a sério. Há também momentos previsíveis, mas que não prejudicam a história de tão legal que é. O roteiro equilibra bem esses elementos nos dando momentos divertidos, ações de encher os olhos, romance (e bromance), piadas com duplo sentido e ótimas interações da dupla de protagonistas.
Ryan Reynolds e Samuel L Jackson no mesmo filme? Sim!
Alguma vez você imaginou Deadpool e Nick Fury no mesmo filme? Brincadeiras à parte, nunca passou pela minha cabeça ver Ryan Reynolds e Samuel L. Jackson no mesmo elenco, ainda mais com papéis principais. E não é que deu certo? Quando vemos dois nomes de peso no filme, faz a nossa curiosidade aumentar, mas também, há sempre aquele receio de ver um péssimo resultado nas telas. No entanto, Dupla Explosiva mostra o contrário. Reynolds e Jackson estão ótimos e um não ofusca o outro. Eles ganham a graça do público com personagens que vão à loucura quando o assunto é salvar a sua própria pele. Reynolds encarna um guarda-costas que segue as regras à risca, a ponto de nunca ter levado um tiro se quer. Mas quando ele perde o seu alto posto devido a um incidente no passado, ele cai em uma profunda revolta que gera momentos hilários misturados à insanidade e o puro sarcasmo de Kincaid, interpretado pelo excelente Samuel L. Jackson. Pode ser que alguns achem a dupla previsível e não muito original, afinal, já vimos algo parecido em outros filmes. Mas, como disse, tente não levar tão a sério a trama e se entregue a loucura deles. Garanto que a experiência de assistir ao filme será muito mais prazerosa e você vai sair do cinema satisfeito por ter visto algo que te deixou feliz por duas horas.
O elenco todo também é bom
Lógico que o filme é todo orquestrado por Reynolds e Jackson. Mas nem por isso Dupla Explosiva deixa de nos dar outros bons personagens que complementam a história. Sem dúvida, Salma Hayek é a minha favorita. Com uma participação breve, a atriz arrasa como Sonia Kincaid, esposa de Darius, que está presa por causa do marido. Por quê? Só assistindo para você saber. Mas o que você precisa saber é que, mesmo com poucas cenas e falas, Salma é desbocada, fala extremamente alto, xinga qualquer pessoa, seja sua companheira de cela ou o chefe de investigação, e não mede força na hora de descer o cacete. Suas melhores cenas são na cadeia e quando ela conhece Darius pela primeira vez. São sensacionais.
Elodie Yung interpreta Amelia Roussel, a novata agente internacional que lidera uma força tarefa para proteger Kincai, além de ser a ex-companheira de Michael. Ela também tem boa atuação, agrada bastante e traz lucidez aria aos momentos de raiva de Michael. Já Gary Oldman interpreta um homem nojento devido às suas atitudes macabras aplicadas nos cidadãos que são contra ao seu governo. Ele é o ponto que conecta os protagonistas e os leva à aventura desenvolvida em Dupla Explosiva, porém, queria que o roteiro tivesse explorado um pouco mais do antagonista, para trazer um pouco mais de tensão ao filme e nojo do personagem.
Cenas de ação que te envolvem do começo ao fim
Você gosta de perseguição de carros, explosões, tiros e muitos, mas muitos socos? Então você vai gostar de Dupla Explosiva, pois o que não falta são esses elementos. Aliás, o próprio título já entrega, pois por onde Michael e Kincaid passam, é explosão na certa! As cenas são bem feitas e tão intensas que chegam a ser até reais. Uma boa sequência é quando Michael está em uma barraquinha de lanches e bebidas desabafando sobre sua vida e, bem atrás dele, uma série de tiros e perseguições acontecem alucinadamente. Isso sem falar que tais brutalidades se passam em um cenário delicado, florido e agradável da Holanda.
Mesmo com um final previsível, Dupla Explosiva é uma boa opção, pois diverte com as cenas de ação misturadas a uma comédia sarcástica, ácida e bem equilibradas que ficam por conta de dois bons personagens que sabem segurar as pontas do começo ao fim.
Ficha Técnica
Dupla Explosiva
Direção: Patrick Hughes II
Elenco: Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson, Salma Hayek, Elodie Yung, Gary Oldman, Richard E. Grant, Sam Hazeldine e Joaquim de Almeida.
Duração: 1h58min
Nota: 7,9