Invasão Secreta (Secret Invasion) é a primeira série da fase 5 do universo cinematográfico da Marvel e o primeiro episódio já está disponível no Disney+. O Pipoca na Madrugada já assistiu e vai contar o que esperar desta nova produção que começa com o pé direito, torcendo para que o desenvolvimento desta história não seja estragado, uma vez que tem grande potencial para dar certo.
Invasão Secreta se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato e acompanha Nick Fury que, após anos no espaço acompanhando a construção espacial S.A.B.R.E, retorna à Terra após receber uma chamada de grande urgência. Desde de Capitã Marvel, o público está ciente de que a raça Skrulls chegou e permanece na Terra. No entanto, uma invasão clandestina no planeta se alastra por conta de uma facção de metamorfos Skrulls, que cansaram de esperar por ajuda para encontrar um novo lar.
Cada vez maior, esta facção está determinada a tomar a Terra para os metamorfos e, para isso, eles têm atitudes extremistas, como dizimar a humanidade em meio a ataques terroristas pelos quatro cantos do planeta. Agora, Fury precisa contar com os seus aliados, Everett Ross, Maria Hill e os Skrull Talos, que montou sua vida na Terra. Juntos, eles correm contra o tempo para impedir uma invasão Skrull iminente e, assim, salvar todos.
O 1º episódio da série faz uma ótima introdução, posicionando cada personagem em seu respectivo objetivo. Claro que esta história ganha um formato de jogo de xadrez em que cada peça dará o seu passo para vencer, ou seja, cada um irá ter uma ação em prol do é melhor para cada lado. Isso significa que o olhar do espectador será bastante enganado e este começo prova isso.
Crítica: Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Além disso, Invasão Secreta deixa claro que o tom será sombrio, calculista e com mais diálogos que complementam a atmosfera de espionagem. Sinceramente, eu gostei deste estilo e estava com saudades de acompanhar esta vibe em uma produção da Marvel, já que as últimas ganharam um tom mais cômico e colorido. Pode ser que tenha uma piada ou outra, mas acredito que tal técnica não irá se sobressair a proposta mais obscura da série.
Outro ponto a ressaltar é que, como todo o MCU é conectado, é sugerido que o espectador esteja familiarizado com as produções Homem de Ferro 1 e 2, Capitão América: O Primeiro Vingador, Thor, Capitão América: O Soldado Invernal, todos os filmes Vingadores (Era de Ultron, Guerra Infinita e Ultimato), Capitã Marvel e WandaVision, por conta de uma cena pós-crédito que mostra Maria Rambeau conversando com um Skrull.
O que senti neste primeiro episódio é que é preciso ter visto Capitã Marvel, Homem de Ferro 1 e 2 e Vingadores: Ultimato, até este momento. Talvez os próximos episódios exijam que as demais produções sejam assistidas.
Com relação ao cenário, a série se passa em Moscou, na Rússia, onde Maria Hill, Talos e Fury detectam os principais participantes da facção de skrulls prontos para realizar um novo ataque. A ambientação é fria e escura e, até mesmo com algumas cenas se passando de dia, você percebe um tom gélido em volta, casando bem com o lado sombrio da história.
A cena inicial de Everett Ross (Martin Freeman) conversando com o agente Prescod (Richard Dormer), que está desesperado com as consequências dos novos ataques da facção skrull instala certa angústia. O resultado desta cena é positivo e mostra que nada será exatamente o que iremos ver daqui para frente, ou seja, nem tudo é exatamente como vemos e isso é sensacional.
Personagens
Samuel L. Jackson continua formidável como Nick Fury, mas nosso antigo e amado agente já não é mais o mesmo desde o estalo de Thanos. Invasão Secreta não explica nitidamente, mas deixa nas entrelinhas que Fury carrega um peso nas costas por ter desaparecido durante o BLIP. Obviamente não é sua culpa, mas o protagonista apresenta um fardo de incapacidade por não ter conseguido fazer mais para salvar todos. Acredito que as mortes de Tony Stark e Natasha Romanoff pesaram muito em sua consciência. A série não diz isso, mas esta é uma impressão minha feita de uma primeira leitura da trama.
A guerra contra os Skrulls vai ser o maior desafio dele desde o BLIP e o retorno à Terra – uma fuga, aliás, em que Fury opta para se distanciar dessa culpa, acredito. Mas para dar um fim a este conflito, Fury terá que resgatar alguns pontos de seu passado como agente e aplicar o que de melhor sabe fazer.
School Spirits: vale a pena assistir a série teen sobrenatural do Paramount+?
Cobie Smulders retorna como Maria Hill que, assim como Fury, também sumiu durante o BLIP. Mas Maria permaneceu como agente e respeitou a decisão da partida de Fury. Mas agora, ela o questiona pela mudança e se ele está disposto e preparado para encarar esta invasão, algo que ela não está 100% confiante.
Ben Mendelsohn retorna como Talos que está calejado por lutar por sua família e a comunidade Skrulls em busca de um novo lar prometido. Descobrimos que Talos perdeu a esposa e sua filha se rebelou para o lado inimigo, o que torna a situação mais complicada. Ainda assim, Talos quer lutar pelos Skrulls inocentes que ainda desejam por um lugar melhor para viver. Ao mesmo tempo, ele fica ciente de que certos sacrifícios terão que ser feitos, enquanto muitos de sua espécie pagarão caro por algo que não deve.
Da leva dos novos personagens, Invasão Secreta apresenta a agente especial Sonya Falsworth, interpretada pela atriz Olivia Colman. Com apenas duas cenas, Colman entrega uma agente cujo semblante engana com sua delicadeza e gentileza debochada, afinal, ela não está para brincadeira. Sonya afirma que Fury não é mais o mesmo, muito menos está preparado para encarar esta guerra. A agente demonstra certa frieza para impedir novos ataques, mesmo que isso custe a vida de skrulls inocentes.
Emilia Clarke faz sua estreia no MCU como G’iah, filha de Talos. Ela deixou a família para trás para se juntar a facção. Este primeiro episódio irá confundir o espectador com relação a esta personagem, pois até este momento não sabemos se ela digna de confiança. Em um dado momento, ela está determinada a seguir com os planos do novo ataque; em outro, ela se sensibiliza ao reencontrar o pai e sente a dor ao descobrir sobre a morte da mãe. Com isso, ela decide ajudar Talos e Fury repentinamente. Mas fica a pergunta: Talos realmente conversou com G’iah? Ou seria outro Skrull se passando por ela? Esta é uma personagem cujo caráter segue bastante duvidoso e pode enganar ainda mais.
O MCU apresenta um novo vilão, Gravik, interpretado por Kingsley Ben-Adir e, olha, ele não está para brincadeira, muito menos, piadinhas cabem em seu arco. O personagem não é uma adaptação de algo já conhecido e, sim, uma criação para a série. Gravik é chefe da facção de extremistas Skrulls e usa da sua persuasão para conquistar simpatizantes ao grupo. Neste primeiro episódio ele mostra suas garras e o estrago que faz aqui assusta e deixa um impacto forte logo no início da história.
Final chocante
******CONTÊM SPOILERS******
A reta final do primeiro episódio de Invasão Secreta cria uma atmosfera angustiante de tensão, perseguição e caos que dá gosto de assistir, justamente por enganar os olhares até o último minuto. Com um ataque a ser feito durante um grande evento em uma praça em Moscou, Fury, Talos e Maria Hill seguem os membros do grupo que irão espalhar bombas pelo local. A informação foi dada por G’iah, mas até que ponto ela é confiável?
Ao chegar no local e ver que caiu em uma armadilha, Nick Fury fica frente a frente com Gravik que, não pensa duas vezes, e explode tudo. E acredite: o que está ruim vai piorar. Ao se transformar em Nick Fury, Gravik engana Maria Hill e dá um tiro na agente. Quando o verdadeiro Fury chega perto, entra em desespero ao ver sua amiga e melhor parceira morrer em seus braços.
Por alguns segundos, pensei que seria um skrull disfarçado de Maria Hill, mas quando a transformação não ocorreu, o primeiro episódio termina com Maria caída sob sua poça de sangue. Tudo indica que a personagem morreu no início da série, um choque para todos, afinal, a personagem está há anos no MCU e era uma grande aliada de Fury e da SHIELD. A atriz Cobie Smulders está creditada nos seis episódios da série, segundo o IMDB, o que levanta dúvidas: ela, de fato, morreu ou irá retornar à história apenas em flashbacks? Vamos aguardar os próximos episódios.
Fica claro que Invasão Secreta inicia de forma positiva e estrondosa, mostrando um bom tom de seriedade e o choque que pode causar. É uma série com grande potencial que não pode morrer na praia. Se estragarem, a Marvel dará um grande tiro no próprio pé.
OBS: Don Cheadle aparece neste primeiro episódio como James Rhodes ao lado de Ritson, uma autoridade da Casa Branca, interpretado por Dermot Mulroney. Eles questionam o retorno de Fury.
Ficha Técnica
Invasão Secreta
Criação: Kyle Bradstreet
Elenco: Samuel L. Jackson, Cobie Smulders, Ben Mendelsohn, Olivia Colman, Emilia Clarke, Kingsley Ben-Adir, Martin Freeman, Don Cheadle, Dermot Mulroney, Samuel Adewunmi e Richard Dormer.
Duração: 1ª temporada (6 episódios)
Nota: 3,8/5,0 (1º episódio)