Todos querem a cabeça e o corpo de Hannibal Lecter: Dra. Alana Bloom, Mason Verger, Dr. Frederick Chilton, Abel Gideon, Chyioh, Inspetor Pazzi, Jack e, é claro, Will Graham. Depois da tragédia ocorrida na última temporada, o telespectador acompanha como cada personagem se recuperou e como todos desejam, ardentemente, se vingar de Hannibal.
Depois de dilacerar o próprio rosto, Mason Verger quer, a todo custo, o assassino em suas mãos. Quem se junta a ele é a psiquiatra Dra. Alana Bloom. Como já sabe onde Hannibal se encontra, Verger oferece uma grande recompensa para quem conseguir capturá-lo. Quem se candidata a essa vaga é Pazzi, inspetor de Florença que, há anos, tenta colocar as mãos no canibal, também conhecido como “II Mostro”. Enquanto acompanhamos essa caça, Alana inicia uma relação amorosa com Margot Verger, irmã de Mason. Em uma cena muito bem construída, vemos esse enlace carnal se iniciar em meio a movimentos geométricos, cuja trilha sonora é exótica e sedutora.
Infelizmente Pazzi enfia os pés pelas mãos. Quem subestima a inteligência e perspicácia de Hannibal Lecter, acaba morto. E é isso o que acontece com o inspetor. Ao matá-lo, Hannibal avista Jack, que também está em Florença não só por causa deste caso inacabado, mas também para proteger Will. Ao som erudito, acompanhamos uma luta dele com Hannibal, deixando qualquer um de queixo caído. Uma cena formidável? Com certeza.
Contorno é um episódio lento, que prepara o telespectador ao longo dos 35 minutos para que, os cinco minutos finais, sejam degustados da melhor forma possível. Um plot que ficou um pouco a desejar é o de Will e Chyioh. Pra quem não sabe, Chyioh trabalhou para Hannibal e, agora, quer reencontrá-lo. No primeiro instante, ela dá a entender que irá ajudar Will, mas ao jogá-lo para fora do trem, sabemos que suas intenções são outras. Afinal, ela quer protegê-lo ou também quer se vingar?
Em Dolce, finalmente, vemos o grande reencontro de Hannibal e Will. Essa obsessão de Will deixa o público um pouco confuso (pelo menos eu fico). Seria um amor obsessivo? Ele quer ter o prazer de matar e comer o seu inimigo? Algumas cenas se misturam dando a dúvida de quem está à frente de quem. No momento em que se encontram no museu, aparentemente, tudo está OK. No entanto, quando Hannibal captura Will e convida Jack para um jantar, a cena nos dá a entender que Will está morrendo, até o momento em que ele aparece pendurado e se depara com Mason Verger. O que será que aconteceu nesse meio tempo? Será que é apenas uma ilusão? Will, de fato, está morto? E Jack? Conseguiu escapar?
Como disse, Hannibal é uma série muito bem construída, cuja complexidade deve ser acompanhada com muita atenção, justamente, para que essas confusões não aconteçam. Tanto Contorno quanto Dolce são episódios perfeitos, bem desenhados, que preparam o público para o seu grande ápice.
O que estão achando da 3ª temporada? Deixem nos comentários!
PS: Gillian Anderson está dando um show nesta temporada! Para se livrar de Hannibal, de uma vez por todas, ela está fazendo de tudo para que a polícia acredite na sua versão. Será que ela consegue escapar?
PS 2: Torço para que Alana e Margot fiquem juntas. Aliás, Alana evoluiu muito nesta temporada e está colocando o seu lado ‘dark’ para fora.
Avaliação
Melhores personagens: Hannibal, Jack, Will, Alana e Bedelia
Melhores cenas: A luta de Jack e Hannibal; o reencontro entre Jack, Will e Hannibal
Nota: 9,5