Nesta segunda-feira (25), a Netflix apresentou para a imprensa de São Paulo a série Samantha!, primeira comédia brasileira do serviço de streaming que vai acompanhar uma ex-celebridade mirim dos anos 80, que hoje se apega desesperadamente aos últimos vestígios da fama com planos absurdos para conseguir voltar aos holofotes.
Assista ao trailer oficial de Samantha!
Para entrar no clima de Samantha!, a coletiva de imprensa começou de um jeito inusitado, com um quadro divertido mediado por Luciano Amaral em que ele entrevista Emanuelle Araújo encarnada na Samantha. Os dois brincaram e se alfinetaram o tempo todo, justamente por terem sido ícones mirins dos anos 80. Luciano é conhecido pelo papel de Lucas Silva e Silva da série Mundo da Lua, da TV Cultura.
Após esse momento descontraído, o elenco composto por Emanuelle, Douglas Silva, Lorena Comparato, Rodrigo Pandolfo, Daniel Furlan, ao lado do criador Felipe Braga e da produtora Rita Moraes, revelou detalhes sobre a criação da história, a composição dos personagens e a força da década de 80 que ainda deixa vestígios e ícones no mundo contemporâneo.
“O objetivo da Samantha é voltar ao holofote. A cada capítulo que eu ia recebendo, eu fui vendo que a minha primeira intuição não estava errada, ou seja, que a gente não estava ali para contar uma história no estereotipo, ou num desenho – principalmente quando a gente pensa na imagem de uma ex-atriz linda e famosa ou no jogador de futebol. Isso é uma tônica da série, como um todo”, disse Emanuelle.
A atriz enfatiza que Samantha! é uma história que fala de afeto, família e relações, que não são somente amorosas.
“Há os afetos mais particulares, tipo o que existe entre a Samantha e o seu agente Marcinho (Daniel Furlan), por exemplo, que é bastante complexo. Ali existe uma relação, um casamento de anos. E isso traz certa complexidade e camadas ao universo da série”.
Mais do que uma história sobre uma ex-celebridade que tenta retomar sua antiga fama, Samantha! faz uma excelente crítica sobre o contraste dos holofotes dos anos 80 com os dias atuais, em que uma pessoa nunca tendo trabalhado na televisão é capaz de alcançar o sucesso em questão de minutos graças aos novos meios de comunicação.
Confira as novidades que chegam à Netflix em julho
“O encontro da Samantha com a influencer Laila (Lorena Comparato) é o encontro da celebridade dos anos 80 com a celebridade atual. Os fãs da Laila dão ‘like’, enquanto os fãs da Samantha mandavam cartinhas. Esse contraste é um lado muito interessante da série. Estamos ambientados nos anos 80, no universo onde a Samantha cresceu, mas a série também é contemporânea e é muito gostoso você perceber esse encontro. Isso foi o que mais me seduziu nesse trabalho”, conta Emanuelle.
Música que gruda
A série faz uma homenagem à década de 80 com uma ótima trilha sonora que inclui o hit ‘Abraço Infinito’, da Turma Plimpom. A música cantada por Samantha, Tico e Bolota vai grudar na cabeça a ponto de você se pegar cantando baixinho em qualquer lugar.
“Essas músicas da Turma do Plimpom são muito especiais pra gente, porque além de muito boas elas dão autenticidade à Samantha!. Elas foram compostas por Fábio Góes, um baita músico de São Paulo, e Edgard Poças, um compositor que nos anos 80 escreveu músicas da Xuxa, Balão Mágico, Trem da Alegria e da banda Dominó. Ele veio com essa linguagem que faz a gente se sentir no nosso passado, mesmo que tenha sido criada hoje e especificamente para a série”, explica Felipe Braga.
“A gente pegava as pessoas cantando a música em todos os cantos do set de gravação”, revela Rodrigo Pandolfo.
Inspirações
Para a personificação de Samantha, Emanuelle explica que o próprio universo a ajudou a construir a protagonista.
Assista ao trailer de Para Todos Os Garotos Que Já Amei
“Eu cresci nos anos 80 como a Samantha e assisti muitos programas infantis, então eu tenho esses ícones na minha mente que ajudaram. Mas eu fui mais além, não só das figuras marcantes da televisão, mas também peguei muito do comportamento dos anos 80, do não politicamente correto que faz parte do perfil e das atitudes da Samantha. Então eu acho que o universo foi algo que me levou a criar a personagem”.
Interpretando um ex-jogador de futebol que retorna para casa após um bom tempo na cadeia, Douglas Silva conta que tirou de sua própria experiência de vida para compor o personagem, que tem como principal objetivo reconquistar a família.
“O lado paterno do Dodói tem como inspiração eu mesmo, pois eu sou um pai maravilhoso e um bom marido. Eu puxei esse lado do Douglas para o personagem”.
Para incorporar a influencer de sucesso Laila, Lorena Comparato estudou os youtubers que existem na internet, se direcionando mais para as irmãs Kardashians.
Confira o primeiro trailer de The Hate U Give
“Eu bebi na fonte original e foquei nas irmãs Kardashians, especificamente na Kylie Jenner. A Kylie exalta muito a beleza, vaidade e tem um vínculo muito forte com o Instagram, assim como a Laila. É óbvio que tem uma liberdade enorme na Laila. Ela é única. Eu pude brincar bastante com isso, pois os roteiristas deram essas oportunidades de bandeja”.
No dia 6 de julho, outros cantos do mundo também poderão desfrutar da divertida história de Samantha!.
“Samantha! vai estar disponível na Rússia, África do Sul e Canadá e isso é muito empolgante. São audiências com as quais a gente nunca imaginou lidar e de uma maneira mais ampla”, revela Braga.
Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
puder..!