Quer dica do que assistir na Netflix? Troco em Dobro (Spenser Confidential) é o recém-filme lançado no streaming e um prato cheio para os fãs de ação e investigação.
Dirigido por Peter Berg, a trama acompanha Spenser, um ex-policial mais conhecido por arrumar problemas do que resolvê-los. Ele acabou de sair da prisão e quer deixar Boston. Mas antes, ele é obrigado a ajudar seu ex-treinador de boxe e mentor, Henry, com um iniciante promissor. Hawk, um lutador de MMA, forte, comprometido e certo de que será um adversário mais difícil do que Spenser já foi. Após o assassinato de dois ex-colegas de Spenser, ele recruta Hawk e sua ex-namorada desbocada Cissy para ajudá-lo a investigar e levar os culpados à justiça.
Já assistiu Para Todos Os Garotos: PS Ainda Amo Você?
Baseado no livro Robert B. Parker’s Wonderland, um best-seller de Ace Atkins, Troco em Dobro acerta por saber dosar as cenas de ação e entregar um roteiro que desenvolve bem a investigação e o mistério por trás dos assassinatos. O filme inicia com o protagonista agredindo brutalmente o capitão da polícia e, logo em seguida, é preso, cumprindo a pena de cinco anos em detenção. Ao sair da prisão, ele é recebido pelo bom e velho amigo Henry (Alan Arkin), que guardou seu quarto por todo esse tempo e ainda cuidou da sua adorável cachorrinha Pérola. Mas agora ele terá que dividir o espaço com Hawk e ainda ajudá-lo a treinar a pedido de seu velho e bom mentor.

Enquanto vemos Spenser tentar recuperar a sua vida e encontrar um novo caminho longe da cidade natal, dois novos assassinatos ocorrem: do capitão Boylan, quem Spencer agrediu no passado; e o policial Terrence Graham, encontrado morto dentro do carro pela esposa. Como principal suspeito, Spenser se vê acuado, ao mesmo tempo, em que ele é inocente já que há álibis e o próprio telespectador tem consciência da sua inocência. Mas por ver uma rede de intriga e conspiração emergir à sua frente, o ex-policial volta à ativa mais uma vez para encontrar o verdadeiro assassino e quem está por trás das execuções de policiais de Boston.

O primeiro ponto interessante de Troco em Dobro é que o roteiro entrega uma história bem contada, se dividindo em explorar os personagens e traçar uma investigação crua que só conta com a perspicácia e coragem de quatro pessoas. À medida que Spenser captura cada pista, ele vai juntando as peças de um quebra-cabeça criminoso, revelando que as aparências podem enganar qualquer um. E ele não tem medo de encarar o perigo, dando a cara a tapa a todo instante diante de gangues que ele jamais poderia imaginar que estivesse por trás desta conspiração.
Junto a esta investigação que sabe prender a atenção, o público também se diverte com as cenas de ação que são mais dosadas, feitas no timing certo e sem aquele exagero de explosões, tiroteios e fugas excessivas sem contexto. Há momentos eletrizantes e de tensão que vão fazer você vibrar e até rir das reações dos personagens.

Outro ponto positivo é a química dos personagens que, a princípio, imaginei que soaria forçada, mas nada disso acontece. Mark Wahlberg entrega um protagonista que, aparentemente, está sempre querendo arranjar confusão, mas assim que o público recebe informações sobre os assassinatos e quem pode estar por trás, compreende as ações de Spenser e o fato de que, desde o começo, ele sempre quis que a justiça acontecesse corretamente.
Winston Duke entrega um Hawk carrancudo, mas ao conhecê-lo vemos um lado forte quando o dever chama, amoroso, triste e justo, quando conhecemos sobre o seu passado e sua família. A química de Duke e Wahlberg é engraçada, divertida e bem debochada no filme.
Alan Arkin não fica para trás e seu personagem serve de ligação e mentoria para a dupla. Já Cissy (Iliza Shlesinger) é exagerada e dramática, mas tem bom coração e sabe falar a verdade na hora certa.
Considerações finais
O desfecho se divide entre o surreal e realista, afinal, um quarteto consegue desmascarar toda uma conspiração criminosa na cidade, usando poucas armas e mais a inteligência e perspicácia.
Troco em Dobro é divertido e prende a atenção com uma boa história que se desdobra satisfatoriamente em assassinato, mistério e investigação, com alívios cômicos, personagens carismáticos e cenas de ação na medida certa. Um bom entretenimento para curtir a qualquer hora no sofá e com uma boa pipoca.
Ficha Técnica
Troco em Dobro
Direção: Peter Berg
Elenco: Mark Wahlberg, Winston Duke, Alan Arkin, Iliza Schlesinger, Austin Post, Bokeem Woodbine, Marc Maron, Michael Gaston, Bokeem Woodbine e Hope Olaide Wilson.
Duração: 1h51min
Nota: 7,0