Dia do Sim (Yes Day) é a mais nova comédia da Netflix, e é o típico filme ao estilo ‘sessão da tarde’ para você assistir sem expectativas e apenas relaxar e curtir uma história despretensiosa e divertida à sua maneira. O elenco é ótimo e segura as pontas com uma trama simples, previsível e satisfatória com uma boa mensagem sobre a relação de pais e filhos.
Baseado no livro de Amy Krouse Rosenthal e dirigido por Miguel Arteta, Dia do Sim acompanha o casal Allison e Carlos que, bem antes de se conhecerem, eram aventureiros, sempre dizendo ‘sim’ às suas escolhas e novas experiências, desde pular de paraquedas até viajar sozinho. Mesmo depois de casados, as aventuras continuam, mas quando os filhos chegam, a diversão diminui à medida que as responsabilidades como pais aumentam.

Agora, com a adolescente Katie, o filho do meio Nando e a pequena Ellie, Allison e Carlos dizem NÃO para inúmeras coisas a fim de que os filhos tenham uma vida mais equilibrada. No entanto, o trio não enxerga desta forma, apenas constatando que os pais são chatos ao não deixar que eles tenham certa liberdade em pode fazer o que quiserem e experimentar coisas novas.
Ao perceber como os filhos enxergam os pais, Allison começa a entender a razão de tudo mudar, sentindo falta do seu lado divertido e aventureiro. Assim, ela e Carlos decretam o ‘Dia do Sim’, em que os filhos poderão pedir várias coisas e ditar as regras por 24 horas. É aqui que a diversão, os conflitos e a mensagem começam a ganhar forma no filme.
Já assistiu o filme Eu Me Importo?
Confira cinco séries com protagonismo feminino
Dia do Sim é uma comédia clichê, ou seja, o espectador saberá como a história vai caminhar, mas, mesmo assim, é possível se divertir enquanto assiste, se não levar à sério.
De um lado, temos Jennifer Garner no papel da mãe vista como a vilã da família, que diz não para tudo, impedindo a alegria e a felicidade dos filhos. Do outro lado, temos Edgar Ramírez como Carlos, o pai legal e divertido que joga as responsabilidades e decisões difíceis nas costas da mãe, mas no trabalho, é visto como o chefe chato. A química deles é boa e engraçada, e logo o público nota tal desequilíbrio das personalidades dos personagens, que são colocados à prova no ‘dia do sim’, o que faz a trama ganhar um desenvolvimento divertido e fazer a mensagem principal chegar até o espectador.

Katie, Nando e Ellie batem de frente com as decisões da mãe e a ausência do pai, mas com o poder em suas mãos, eles aproveitam para fazer o que mais querem. No entanto, o ‘dia do sim’ acaba provando que os pais podem ser legais, mas até que ponto?
Crítica: Moxie – Quando As Garotas Vão à Luta
Jenna Ortega e Jennifer Garner entregam uma relação de filha e mãe interessante e conflituosa, justamente por vermos uma adolescente com suas vontades contrariadas. Mas à medida que o ‘dia do sim’ vai acontecendo, uma reconhece as qualidades na outra, resultado em discussões, mas também em momentos amorosos e de harmonia.

Nando (Julian Lerner) e Ellie (Everly Carganilla) são a cereja do bolo, trazendo cenas divertidas e extravagantes, indo longe demais no dia em que podem fazer tudo, o que resulta em decisões um pouco catastróficas, além de despertar um lado mais autoritário do pai, o que já estava na hora. Tanto a cena da festa quanto a cena do festival são boas e mostram a verdadeira razão para os pais dizerem ‘não’ aos filhos.
Considerações finais

Ao final deste dia especial, os filhos reconhecem que os pais podem ser legais, assim como compreendem os motivos de serem repreendidos nas horas certas. Já Allison e Carlos não só equilibram as responsabilidades como pais, como também criam um laço mais forte de confiança e liberdade para que os filhos aprendam a tomar suas próprias decisões.
Dia do Sim é uma comédia clichê e previsível, mas que sabe entregar diversão na medida certa para o espectador apreciar uma boa história sem esperar muito. O filme entrega uma mensagem sobre a relação de pais e filhos e o equilíbrio das responsabilidades sob o comando de um elenco bom que segura as rédeas da trama. É uma história despretensiosa e sem compromisso para assistir e desligar a mente.
Ficha Técnica
Dia do Sim
Direção: Miguel Arteta
Baseado na obra de Amy Krouse Rosenthal
Elenco: Jennifer Garner, Edgar Ramírez, Jenna Ortega, Julian Lerner, Everly Carganilla, Fortune Feimster, Nat Faxon, Arturo Castro e Molly Sims.
Duração: 1h26
Nota: 7,0