Pipoca na Madrugada
  • Homepage
  • Séries
    • Já Assistiu
    • Reviews
      • Reality Show
  • Cinema
    • Trilha Sonora
    • Resenha
    • Sessão Pipoca
  • News
    • Livros
    • Séries de TV
    • Realities Shows
    • Cinema
  • O Que Rola Na TV
  • Mundo Animado
  • Premiações
  • YouTube
  • Comic Con Experience
    • CCXP 2022
    • CCXP 2020
    • CCXP 2019
    • CCXP 2018
    • CCXP 2017
    • CCXP Tour
No Result
View All Result
  • Homepage
  • Séries
    • Já Assistiu
    • Reviews
      • Reality Show
  • Cinema
    • Trilha Sonora
    • Resenha
    • Sessão Pipoca
  • News
    • Livros
    • Séries de TV
    • Realities Shows
    • Cinema
  • O Que Rola Na TV
  • Mundo Animado
  • Premiações
  • YouTube
  • Comic Con Experience
    • CCXP 2022
    • CCXP 2020
    • CCXP 2019
    • CCXP 2018
    • CCXP 2017
    • CCXP Tour
No Result
View All Result
Pipoca na Madrugada
No Result
View All Result
Home Cinema

Crítica: A Mulher Na Janela

Camila Savioli Por Camila Savioli
17/05/2021
em Cinema, Destaque, Resenha
0 0
0
foto do filme A Mulher Na Janela
0
SHARES
232
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O ponto forte de qualquer história que envolva assassinato, segredos e investigação é a sensibilidade de como se cria a atmosfera de suspense e como a trama desenvolve o mistério e o entrega com o objetivo de causar surpresa e impacto no espectador.

Infelizmente, A Mulher na Janela (The Woman In The Window) não tem tato suficiente para construir esta rede misteriosa e erra a mão ao não valorizar os plots twists da trama, deixando os detalhes cruciantes aleatórios e sem uma base explicativa que levantaria o fator duvidoso aos olhos do público. O filme é razoável e sem graça, justamente por não causar a euforia de saber os segredos sobre a vida da protagonista e o que se passa na casa vizinha.

Com direção de Joe Wright, A Mulher Na Janela é uma adaptação do livro do autor A.J Finn. O thriller apresenta e acompanha Anna Fox, uma mulher que mora sozinha em uma bela casa que, um dia, abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e, é claro, espionando os vizinhos.

A-Mulher-na-Janela-10

Quando a família Russell (pai, mãe e filho adolescente) se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna conhece o jovem Ethan e a mãe Jane e cria uma aproximação com os dois. Certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será o que ela testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?

A sinopse deixa claro que a trama contém segredos, um passado trágico e um novo acontecimento que fará tudo vir à tona. A adaptação até que faz jus à obra original em vários aspectos como personagens, cenários, além dos plots principais. No entanto, a ausência de uma conexão maior entre alguns personagens, a falta de tato para trabalhar o mistério e o jogo da ‘realidade vs alucinação’ ficam superficiais, o que faz o espectador não se importar tanto com os personagens, muito menos ficar curioso ao que realmente está acontecendo dentro e fora da casa de Anna.

Crítica: Oxigênio

O filme entrega bons elementos para brincar e jogar tanto com os personagens quanto com o público que está pronto para montar o quebra-cabeça, porém, o roteiro esquece de trabalhar as peças e fazer boas ligações que surpreendam.

A protagonista

A-Mulher-na-Janela-11

A Mulher Na Janela entrega pontos interessantes que ajudam a discorrer os demais mistérios. O primeiro é o fato de Anna ser agorafóbica, um transtorno de ansiedade que faz a pessoa ter medo de estar em lugares abertos ou atravessar/passar por lugares públicos, causando a sensação de impotência e pânico.

As sessões com o psicólogo e os remédios fortes prescritos, misturados ao consumo constante de álcool, indica que alguma coisa pode não dar certo. A primeira grande dúvida que paira é saber qual o motivo que desencadeou tal transtorno na personagem. Outro fato curioso é a razão para o marido e a filha não estarem presentes, conversando apenas por telefone. O que aconteceu no passado que separou a família? Por que o marido Ed (Anthony Mackenzie) não está por perto e afastou a filha Olivia? O motivo da separação seria o transtorno, ou existe algo a mais por trás disso?

A atriz Amy Adams entrega uma boa atuação e faz o melhor que pode dentro do que o roteiro propõe. Anna é desleixada com a casa e com ela mesma, sem se importar com a vaidade, ficando apenas com “roupas para dormir”, o que indica o nível preocupante de ansiedade e depressão, causados pelo isolamento e os remédios. Além disso, Anna é psicóloga infantil e gosta de conversar com pessoas na internet, como a própria sinopse revela.

A obra original retrata que, mesmo com o transtorno, Anna não deixa de trabalhar e atende os seus pacientes virtualmente, além de conversar com outras pessoas a respeito do seu problema. Já o filme não faz questão de mostrar isso, um ponto que seria fundamental para complementar o mistério que viria pairar sobre a cabeça da protagonista mais tarde.

High School Muslcal: o que esperar da 2ª temporada?

As cenas em que apenas ouvimos as conversas de Anna e Ed, mas não vemos os personagens, de fato, conversando no telefone, já levanta algumas suspeitas, mas o filme não sustenta essa dúvida e não cria um bom suspense em cima disso. No livro, o passado de Anna e sua família é o primeiro grande plot twist que pega o leitor de surpresa e faz as dúvidas com relação à protagonista aumentar ainda mais, brincando com a realidade e a alucinação.

Infelizmente o filme joga esta informação na cara do público sem cuidado e sem se preocupar com o mistério, reduzindo drasticamente a atmosfera de suspense, o que faz o espectador diminuir suas expectativas e se importar menos com a história.

Qual o mistério?

A-Mulher-na-Janela-15

Por não sair de casa, Anna observa todos os seus vizinhos e o que acontece em suas casas. Assim, ela conhece a família Russell e, logo descobre, que o pai Allistair é controlador e agressivo com o filho e a mulher.

As cenas em que Anna conversa e conhece tanto Jane quanto Ethan já apontam alguns segredos e omissões destes personagens, que indicam algo duvidoso e que se transforma em tragédia quando Anna vê, pela janela, Jane ser esfaqueada. Todo o mistério começa a surgir ao ver que o assassinato está sendo encoberto quando outra mulher aparece se passando por Jane, além de Ethan negar tudo e Anna perceber que tudo isso pode ser uma grande alucinação.

O maior erro de A Mulher Na Janela é não ter desenvolvido melhor os detalhes que rodeiam este assassinato, muito menos a conexão entre os personagens, como a de Anna e Ethan, uma vez que ela enxerga que o rapaz está com problemas e deseja ajudá-lo, mas o filme não desenrola tal aproximação, que poderia ser de psicóloga e paciente ou, até mesmo, maternal.  

Além disso, o roteiro opta em ressaltar o lado agressivo de outros personagens para diminuir a credibilidade de Anna e colocar toda a culpa em sua doença. Um exemplo é o temperamento arredio de Allistair (Gary Oldman), que faz de tudo para esconder algo, afastar sua família e taxar Anna de ‘louca’.

A-Mulher-na-Janela-9

Já David (Wyatt Russell) é o inquilino de Anna, que tem ações suspeitas e usa da agressividade para se esquivar e omitir informações importantes. No livro, David é um homem prestativo e bastante reservado, justamente por saber da condição de Anna, um ponto que teria sido um ótimo complemento ao mistério se a adaptação tivesse explorado melhor. Aliás, tudo isso poderia funcionar se o filme tivesse brincado melhor com as possíveis alucinações da protagonista na trama.

Crítica: Mundo em Caos

Tanto Julianne Moore quanto Jennifer Jason Leigh não têm tanto espaço na trama e, por conta disso, as interpretações não têm muito a oferecer na história. Já o investigador interpretado por Brian Tyree Henry não ajuda em nada, uma vez que ele não dá um voto de confiança ao que Anna diz, muito menos se dá ao luxo de suspeitar e investigar a família Russells, o que diminui e relevância de todo o mistério. Infelizmente este é um ponto que incomoda tanto no livro quanto no filme, mas acho que a adaptação poderia ter modificado esta parte.

Considerações finais

Mesmo com algumas diferenças do livro, A Mulher Na Janela entrega um final razoável e coerente que, mesmo sendo um desfecho até aceitável, o espectador termina de assistir com a sensação de que poderia ter se surpreendido mais com a trama se o próprio filme tivesse se importado mais com os personagens e explorado melhor os detalhes para causar um impacto melhor.

A Mulher Na Janela é um thriller para assistir apenas uma vez e, logo, esquecer. O livro vale mais a pena.

Ficha Técnica

A Mulher Na Janela

Adaptação da obra de A.J Finn

Direção: Joe Wright

Elenco: Amy Adams, Gary Oldman, Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh, Wyatt Russell, Anthony Mackie, Bryan Tyree Henry, Fred Hechinger e Jeanine Serralles.

Duração: 1h40min

Nota: 5,0

Tags: a mulher na janelaadaptaçaoAJ Finnamy adamsanthony mackiecriticafilmesgray oldmanjulianne moorenetflixnetflix brasilthe woman in the windowthriller
ShareTweetPin
Post Anterior

High School Musical: o que esperar da 2º temporada da série?

Próximo Post

O Último Destino, thriller com Nikolaj Coster-Waldau, ganha data de estreia

Camila Savioli

Camila Savioli

Jornalista, 30 anos, seriemaníaca assumida, cinéfila de coração e consumidora de livros nas horas vagas. Assisto filmes a qualquer hora, mas séries só na madrugada. É coisa minha mesmo.

Relacionado Posts

foto do filme Trem Bala
Cinema

Crítica: Trem-Bala

04/08/2022
foto da série Pretty Little Liars Um Novo Pecado
Destaque

Pretty Little Liars: Um Novo Pecado: vale a pena assistir a nova série da HBO Max?

28/07/2022
foto do filme O Telefone Preto
Cinema

Crítica: O Telefone Preto

21/07/2022
foto do filme Elvis
Cinema

Crítica: Elvis

14/07/2022
foto da 3ª temporada de The Boys
Destaque

The Boys: tudo o que rolou na 3ª temporada

11/07/2022
foto da animação A Fera do Mar
Cinema

Crítica: A Fera do Mar

08/07/2022
Próximo Post
foto do filme O Último Destino

O Último Destino, thriller com Nikolaj Coster-Waldau, ganha data de estreia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

  • All
  • Cinema
  • Séries
foto de keanu reeves em nova serie do hulu
News

Keanu Reeves estrelará nova série de Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese

Por Camila Savioli
04/08/2022
foto do filme Pantera Negra: Wakanda Forever
Cinema

Pantera Negra: Wakanda Forever ganha primeiro trailer e cartaz

Por Camila Savioli
24/07/2022
foto do filme Oppenheimer
Cinema

Oppenheimer: veja o primeiro teaser estrelado por Cillian Murphy

Por Camila Savioli
29/07/2022
foto da série First Kill
News

Primeira Morte é cancelada pela Netflix após uma temporada

Por Camila Savioli
03/08/2022
foto do filme Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
Cinema

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes ganha primeiro trailer e cartaz

Por Camila Savioli
21/07/2022

Últimos Posts

foto do filme Justiceiras

Justiceiras, com Camila Mendes e Maya Hawke, estreia em setembro na Netflix

09/08/2022
foto do filme Sonic

Sonic 3 estreia em dezembro de 2024 nos cinemas

09/08/2022
Parque doo Terror - Warner Bros

Parque do Terror – Warner Bros chega em São Paulo em setembro

09/08/2022

Novidades das Séries

News

The Wilds é cancelada após duas temporadas pelo Prime Video

30/07/2022
News

Eu Nunca: Devi e Paxton em clima de romance e popularidade no trailer da 3ª temporada

29/07/2022
News

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis ganha novo trailer com CGI melhorado

25/07/2022
News

Sandman, nova série da Netflix, ganha trailer oficial e cartaz na SDCC

24/07/2022

Top Resenhas

foto do filme Trem Bala
Cinema

Crítica: Trem-Bala

Por Camila Savioli
04/08/2022
0

Se o trailer já havia empolgado, saiba que você sairá da sala do cinema satisfeito com Trem-Bala (Bullett Train), um...

LER MAIS
foto do filme O Telefone Preto

Crítica: O Telefone Preto

21/07/2022
foto do filme Elvis

Crítica: Elvis

14/07/2022
foto do filme Thor: Amor e Trovão

Crítica: Thor: Amor e Trovão

07/07/2022
foto do filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Crítica: Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo

17/06/2022

SOBRE

Pipoca na Madrugada

O Pipoca Na Madrugada nasceu em 2014 com o objetivo de explorar o mundo dos filmes e das séries que invade a casa das pessoas todos os dias.

ENTRE EM CONTATO

  • Anuncie
  • CCXP 2019
  • Contato
  • Log In
  • Member Directory
  • My Account
  • My Profile
  • Reset Password
  • Sign Up
  • Sobre

CATEGORIAS

  • Cinema
  • Comic Con Experience
  • Mundo Animado
  • News
  • Premiações
  • Séries

REDES SOCIAIS

© 2020 Pipoca na Madrugada.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • CCXP 2019
  • Contato
  • Homepage
  • Log In
  • Member Directory
  • My Account
  • My Profile
  • Reset Password
  • Sign Up
  • Sobre

© 2020 Pipoca na Madrugada.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In