Estreou no dia 3 de maio o novo desenho animado da Netflix. Com direção e ilustração de Lisa Hanawalt, Tuca & Bertie conta a história de duas “mulheres-pássaro”, no auge dos trinta anos de idade, que vivem em Bird Town, mas Tuca precisa sair do apartamento, pois Bertie irá morar com o namorado Speckle (Steven Yeun).
Com média de 30 min por episódio e com a classificação de 16 anos, a nova série do streaming veio para agradar os adolescentes e jovens adultos com seu humor, leveza, enredo e muito mais. O Pipoca na Madrugada reuniu cinco motivos para você se aventurar com essas travessuras.
Lisa Hanawalt

Tuca & Bertie é produzido, dirigido e ilustrado por Lisa Hanawalt que produziu, ilustrou e colaborou em BoJack Horseman, à convite do produtor executivo da série, Raphael Bob-Waksberg. Por isso, ao assistirmos a série, percebemos algo de familiar com Bojack. Mas, Hanawalt trouxe do outro desenho apenas o seu design, pois diferente da comédia dramática, Tuca & Bertie realiza críticas e possui humor sem um lado ácido presente, pelo contrário, a leveza, o humor e o enredo transformam a série em algo mais confortável de assistir e interpretar do que BoJack.
Primeiras impressões da série The Perfectionists
Além de animações, Hanawalt ilustra capas de livros, histórias em quadrinhos, murais, vídeos musicais, roupas e até exibe suas obras de arte em galerias. Ganhou diversos prêmios com BoJack como Critics Choice Award de Melhor Série Animada Best Animated Series (2016 e 2018) e com o seu livro Hot Dog Taste Test ganhou o prêmio de Ignatz de Melhor Novela Gráfica.
Ali Wong e Tiffany Haddish

Hanawalt escalou para o elenco duas mulheres não-brancas para darem voz e vida às personagens principais. Ali Wong e Tiffany Haddish, ambas estadunidenses, a primeira tem descendência chinesa e vietnamita, a segunda tem descendência africana.
Alexandra ou “Ali” Wong interpreta Bertie, uma pássara canora comum que é ansiosa, proativa e insegura. Enquanto Haddish interpreta Tuca, um tucano fêmea irresponsável, confiante e hiperativa.
Wong é comediante, realizou dois stand-ups para o streaming: Ali Wong: Baby Cobra e Ali Wong: Hard Knock Wife. Ambos retratam sua vivência como mãe e um pouco de comédia. Haddish é atriz e também comediante, reconhecida pelo seu trabalho no filme Girls Trip (2017).
Bird Town

Outro motivo que faz a série ser única e engraçada é o uso de metáforas que cercam os personagens e o roteiro. Assim como em BoJack Horseman, Tuca & Bertie é de um universo que existem animais antropomórficos. As amigas moram em Bird Town, uma cidade com predominância de pássaros. Contudo, as metáforas da animação vão além dos personagens metade humano e metade animal, pois plantas, objetos e até pedaços do corpo também ganham vida ao longo da história. Draca é a nova vizinha de Tuca, uma planta verde que fala pouco, fuma muito e vive cercada de tartarugas.
Vale a pena assistir a série sueca Areia Movediça?
Alguns móveis ou doces também falam, ganham bocas e olhos e interagem com os personagens. Às vezes algo non-sense acontece e podemos ver o estômago ou, até mesmo, o seio de um dos personagens conversando com eles mesmos. Uma forma de extremismo que causa, além do riso, críticas durante as cenas.
A relação Bertie e Speckle

O namorado de Bertie, Speckle é um pássaro canoro americano, motivo do desenrolar da trama, porém, a relação que ele e Bertie possuem consegue mais do que desenvolver a história, e sim, aperfeiçoá-la.
Tuca e Bertie moravam juntas, até Bertie optar por começar a morar com o namorado em seu apartamento. Tuca se muda para o andar de cima, mantendo ainda contato com o casal. Durante toda a série, a relação dos dois parece sólida e antiga. Contudo, com o passar dos episódios, tememos que isso não seja verdade.
Bertie e Speckle combinam, há uma química em suas semelhanças, tanto do jeito de ser como na forma de se relacionar. Além de ser um namorado atencioso, carinhoso e preocupado sempre com a saúde e bem-estar de Bertie, Speckle é arquiteto e aparece em muitos episódios e cenas com o seu gosto pela arquitetura, seu jeito otimista e até metódico, criando um bom humor.
Feminismo na prática

Por fim, e não menos importante, o último motivo que pode fazer você maratonar Tuca & Bertie é a exploração de questões tanto do gênero feminino quanto do posicionamento feminista nas personagens. Hanawalt produziu um desenho sobre mulheres e para mulheres.
Algumas das cenas e situações que as personagens se encontram fazem com que percebemos como o feminismo, muitas vezes, é posto em prática, e não apenas debatido e levantado em uma conversa. Desde a sonoridade entre as protagonistas, até as relações afetivas amorosas, como a de Bertie, e relações profissionais aparecem questões em que o feminismo é colocado em prática. A série foca em assuntos como abuso sexual, assédio sexual e moral no trabalho e invisibilidade feminina.
Além disso, questões de relacionamento como insegurança com o corpo e auto depreciação física e intelectual são algumas questões que as personagens enfrentam, algumas vezes sozinhas e outras juntas. Isso as humaniza enquanto personagem e cria uma aproximação com o público feminino.
Tuca & Bertie também é empoderamento, pois Tuca é o exemplo claro de que, mesmo tendo quedas de autoestima, permanece se amando e expondo seu corpo, sem conseguir engolir nenhum tipo de assédio ou comentário machista sobre ele.
Além disso, Bertie e Tuca se ajudam mutuamente ao longo dos episódios, sendo com questões pessoais e/ou profissionais que envolvam ou não feminismo. Há sonoridade, ou seja, a parceria entre mulheres é a essência da série pois, em cada pequeno ato, percebemos que ambas querem fazer o bem uma à outra.
Ficha Técnica
Tuca & Bertie
Direção: Lisa Hanawalt
Elenco: Tiffany Haddish, Ali Wong, Steven Yeun, Tessa Thompson, Reggie Watts, Nicole Byer, Richard E. Grant, Tig Notaro, John Early, Laverne Cox, Isabella Rossellini, Jane Lynch e Jenifer Lewis.
Duração: 30 min aprox
Nota: 9,0