Nesta segunda-feira (23), foi anunciado que o filme Ainda Estou Aqui dirigido por Walter Salles, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para ser o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2025 de melhor filme internacional.
Além disso, o longa ganha data de lançamento e estreia dia 07 de novembro exclusivamente nos cinemas, com distribuição da Sony Pictures.
Com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, Ainda Estou Aqui é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história de sua família. O relato começa no início dos anos 70, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre.
O livro e o filme abraçam o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção.
No elenco estão Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Maria Manoella, Gabriela Carneiro da Cunha, Luiza Kosovski, Marjorie Estiano, Guilherme Silveira, Antonio Saboia, Cora Mora, Olivia Torres, Pri Helena, Humberto Carrão, Luiz Bertazzo, Guilherme Silveira e mais.
Em nome da equipe do filme, Walter Salles comentou a indicação, da Espanha, onde acompanha a participação do longa no Festival de San Sebastián:
“Para toda a família de ‘Ainda Estou Aqui’ é uma honra representar o Brasil no Oscar, e nos Festivais de cinema como Veneza e San Sebastian. Esperamos ansiosamente pelas estreias na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio, porque esse filme existe, antes de mais nada, para se relacionar com o público brasileiro. Nada disso seria possível sem o livro fundamental de Marcelo Rubens Paiva e o apoio da família Paiva, que nos inspiraram constantemente nessa jornada. Aproveito para celebrar o fato de o cinema brasileiro estar sendo abraçado e premiado desde o início do ano nos principais festivais internacionais como Sundance, Berlim, Cannes, Veneza, Locarno. Vários filmes premiados são de cineastas estreantes, e não poderia haver melhor notícia para o cinema brasileiro. No documentário também temos um ano com filmes excepcionais. Esse conjunto de filmes prova que nossa cinematografia se reergue depois de anos difíceis. Torço para que o ano que vem seja ainda melhor para o cinema brasileiro.”
Ainda Estou Aqui foi exibido no último final de semana na Mostra Perlak na 72ª edição do Festival de San Sebastián e é, até o dia de hoje, o segundo filme mais votado do público, como divulgou o jornal Zinemaldia, publicação diária do evento.
O filme também abriu a 33ª edição do Festival Biarritz Amérique Latine, na França, com a presença de Walter Salles. Em outubro, o longa será exibido na sessão Spotlight do 62º Festival de Nova York e no 68º Festival de Cinema de Londres.
O Quarto ao Lado, novo drama de Pedro Almodóvar, ganha trailer e cartaz
Gladiador 2 ganha novo pôster e trailer cheio de ação; confira
No Brasil, o longa está sendo exibido em uma estreia limitada durante uma semana no Cine Glauber Rocha, em Salvador, com ingressos esgotados até o dia 25 de setembro e será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e depois em uma sessão especial do Festival do Rio. Em seguida, segue para o Festival de Pingyao, na China e o Festival de Zurich.