Na quarta temporada de Brooklyn-Nine Nine, tivemos arcos que precisaram mais de um episódio para terem suas resoluções, como foi o caso de Jake e Holt na Flórida. Agora, tivemos mais duas situações que exigiram um tempo maior para ser resolvido. O primeiro é quando a unidade 99 passa por uma auditoria, correndo o risco de ser fechada. Sem muitos fatos surpreendentes, foi interessante ver os personagens darem o melhor de si para salvar o local de trabalho e ainda manter a equipe unida. A situação não chegou a me assustar, pois sabia que nada de ruim aconteceria, pelo menos por enquanto. Mal sabia que os roteiristas estavam reservando algo pior para a equipe, especificamente, para Jake e Rosa.
O caso de Jake e Rosa
Nos últimos episódios acompanhamos Jake e Rosa investigando mais um caso de tráfico de drogas em Nova York. Eles acabam atrapalhando outra equipe que investigava o mesmo caso, comandado por Melanie Hawkins, considerada a melhor detetive da cidade. Extremamente fãs do seu trabalho, Jake e Rosa disputam para ver quem fica com a vaga na equipe de Hawkins, mas como eles provam que funcionam melhor juntos, a detetive decide contratar os dois. Mas, o que ninguém esperava era descobrir que Hawkins é corrupta e está por trás do tráfico de drogas e alguns assaltos ocorridos na cidade.
Dramático e cômico ao mesmo tempo, Jake, Rosa e toda a equipe tentam encontrar provas para incriminar Hawkins, mas como a detetive está sempre um passo a frente, a situação se complica e tudo piora quando eles caem na própria armadilha. Prestes a pegar a detetive em plena ação, Jake e Rosa se infiltram em um assalto para dar a entender que também são policiais corruptos. Claro que o episódio levou todos os espectadores a imaginar que a situação seria solucionada rapidamente, mas o que não contávamos era com a astúcia de Hawkins. Ela não só incrimina os dois, como consegue levá-los a um julgamento que podem condená-los a 15 anos de cadeia. As coisas pioram ainda mais quando Jake e Rosa tentam encontrar provas e testemunhas para inocentá-los, pois a detetive consegue manipular quase tudo e todos ao redor. O que me irritou nesse plot foi a postura de Jake que, várias vezes, se vangloriou antes do tempo quando, na verdade, estava indo para o fundo do poço. Já Rosa me surpreendeu ao se mostrar vulnerável. Ela até tenta escapar do país, mas Holt a impede e clareia sua mente diante dessa situação. Por ser tão durona, ver Rosa com medo foi algo inédito e muito interessante. Já estava na hora da série mostrar o lado mais frágil da personagem. Outro ponto positivo desse plot foi o retorno de Adrian Pimento. Até nos piores momentos ele consegue ser hilário. Não tem como não gostar dele.
Infelizmente, a situação piora, já que todas as provas de corrupção e roubo apontam para Jake e Rosa. A sentença? Culpados. Infelizmente, a dupla recebeu a punição e, agora, terão que ir para a cadeia. Agora, resta saber como o grupo irá reverter essa situação para inocentá-los e colocar Hawkins na cadeia.
A surpresa de Gina Linetti
Outra personagem que deu o que falar foi Gina. A série nos deixou de queixo caído com o seu atropelamento e em agonia durante meses, já que o programa entrou em hiato. Os roteiristas não matariam a personagem de uma hora para outra e, graças a deus, isso não aconteceu. Sua recuperação só não foi tão dolorosa, pois o lado sarcástico de Gina não deixou. Mesmo machucada, ela não deixou de provocar e aproveitar da boa vontade dos amigos.
Mas não para por aí! A intérprete de Gina, Chelsea Peretti está grávida e, para não deixá-la de fora ou apenas atrás da mesa de trabalho, a série resolveu engravidar a personagem também. O mais surpreendente é que o pai do filho de Gina é da família de Charles. Já que agora eles são da mesma família, Gina se encantou por Milton Boyle, interpretado por Ryan Phillippe. Mesmo visto como a ovelha negra da família, Milton e Gina formam um casal hilário e eu amei ver os dois juntos! Resta saber como Gina se sairá na maternidade.
A 4ª temporada de Brooklyn Nine-Nine apresentou arcos maiores, sendo que alguns não surpreenderam tanto, enquanto outros deixaram bons cliffhangers! Como a série já está renovada resta esperar para saber como a situação de Jake e Rosa será solucionada, como será a gravidez de Gina e quais serão os próximos casos da equipe.
E aí, o que acharam da 4ª temporada de Brooklyn Nine-Nine?
Avaliação
Melhor cena: a sentença de Jake e Rosa; a gravidez de Gina
Melhor personagem: todos
Nota: 8,0