Pipoca na Madrugada
  • Homepage
  • Séries
    • Já Assistiu
    • Reviews
      • Reality Show
  • Cinema
    • Trilha Sonora
    • Resenha
    • Sessão Pipoca
  • News
    • Livros
    • Séries de TV
    • Realities Shows
    • Cinema
  • O Que Rola Na TV
  • Mundo Animado
  • Premiações
  • YouTube
  • Comic Con Experience
    • CCXP 2023
    • CCXP 2022
    • CCXP 2020
    • CCXP 2019
    • CCXP 2018
    • CCXP 2017
    • CCXP Tour
No Result
View All Result
  • Homepage
  • Séries
    • Já Assistiu
    • Reviews
      • Reality Show
  • Cinema
    • Trilha Sonora
    • Resenha
    • Sessão Pipoca
  • News
    • Livros
    • Séries de TV
    • Realities Shows
    • Cinema
  • O Que Rola Na TV
  • Mundo Animado
  • Premiações
  • YouTube
  • Comic Con Experience
    • CCXP 2023
    • CCXP 2022
    • CCXP 2020
    • CCXP 2019
    • CCXP 2018
    • CCXP 2017
    • CCXP Tour
No Result
View All Result
Pipoca na Madrugada
No Result
View All Result
Home Cinema

Resenha: O Regresso

Camila Savioli Por Camila Savioli
05/06/2016
em Cinema, Resenha
0 0
0
Resenha: O Regresso
0
SHARES
1.2k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O Regresso (The Revenant) é o novo filme do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, do qual ano passado levou quatro estatuetas por seu filme Birdman em 2015, inclusive melhor filme e diretor. Neste ano, tenta repetir o feito: O Regresso é o típico filme aos moldes do Oscar, do jeito que a academia gosta, não tirando claro, seu mérito de ser muito bem executado.

Mas, vamos partir do princípio: ao contrário do que se pensa O Regresso não é uma obra ficcional, os fatos retratados no filme realmente aconteceram, mas, em contraponto, seu roteiro não é original, e sim baseado no livro de mesmo nome lançado por Michael Punke, em 2002. Vale ressaltar também que a história de Hugh Glass (Leonardo Di Caprio) é a segunda que aparece nas grandes telas, a primeira, de 1973, foi protagonizada por Richard Harris em Fúria Selvagem.

O-regresso_pipoca-na-madrugada-2

Filmado no Canadá, o longa nos retrata a história de Glass, um caçador de peles que invade um território pertencente aos indígenas para fazer seu trabalho que, ao longo de seu curso, sofre um acidente ao ser atacado por um urso e deixado em estado gravíssimo de ferimentos. No leito de sua morte, o capitão Andrew Henry (Domhnall Gleeson), estipula duas personas para que cuidem de Glass em seus momentos finais, sendo estes John Fitzgerald (Tom Hardy) e Bridger (Will Poulter). Deixado para morrer dois dias por traição de Fitzgerald, Glass agora se rasteja procurando vingança. Enredo peculiar, que se não fosse por uma boa direção e outros fatores cinematográficos que irei destacar, morreria logo aqui.

Com esta premissa, logo na primeira cena do filme vemos o trabalho do diretor em ação. Este que não economiza soberba em suas cenas e, novamente, nos brinda (e mostra que sabe) uma esplêndida cena aparentemente sem cortes, relatando um violento embate entre nativos e os tais caçadores, com a câmera ‘perumbalando’ entre as mortes e ação da cena.

O-regresso_pipoca-na-madrugada-3

Fora o que foi vendido no trailer, O Regresso não é um título épico (no sentido de gênero), mas uma experiência quase orgânica. Os duelos e a freneticidade dos primeiros minutos não são repetidos após o primeiro ato da história, salve no ataque do urso, momento este que é (como o filme todo) muito bem filmado. Nota-se aqui então uma predisposição à tentativa de criar uma obra única.

Muito se fala na emulação de Iñárittu em criar todo o misticismo e a metafísica de Terrence Malick (Árvore da Vida) neste novo filme. Mas, apesar das semelhanças, repara-se uma diferença de certa forma peculiar. Sim, o diretor cria uma selva quase como um personagem a mais no filme, vemos a câmera meticulosamente apontada em contra-plongées (câmera apontando de baixo para cima), nos entregando a impressão de seres humanos sendo engolidos pela selva em relação à sua importância de existência, mas enquanto Malick nos entrega obras da qual a natureza e universo se entrelaça com o ser humano, nos permitindo muito sentimento no resultado de suas obras (que são fantásticas), Alejandro nos propõe uma selvageria desigual entre o mundo e seus personagens que tentam desbravá-lo, o filme então passa ser (literalmente) uma tarefa de existência para o heroi, não há a somatória e sim a dualidade em que um deles é mais poderoso que o outro, em tese.

O-regresso_pipoca-na-madrugada-4

Um dos fatos que torna a experiência mais imersiva se chama Emmanuel Lubezki. Repetindo sobre a emulação Malickana, Lubezki é um diretor de fotografia com dois Oscars em sua coleção, tendo participado do já citado A Árvore da Vida e mais uma vez indicado por O Regresso. Indicação totalmente justificada: seus planos são de encher os olhos, abertos, sensíveis, contra luz, um projeto totalmente sensorial, podendo dar o terceiro Oscar seguido para o diretor, ainda mais sabendo que a película foi filmada totalmente com luz natural e em ordem cronológica.

O-regresso_pipoca-na-madrugada-5

Chegando a possivelmente o tópico mais esperado: a entrega de Leonardo Di Caprio é gloriosa e sua atuação pode finalmente lhe render o famigerado Oscar, levando em conta que recebeu todos os prêmios anteriores de melhor ator de outros festivais. Desde seus grunhidos até a sua concessão física ao filme, seu trabalho é árduo, na história e nas filmagens, pois contracena quase todo o tempo sozinho e sem falas, o que para atores medianos não seria de fácil realização. Ele não carrega a obra sozinho, como destacado, ela é de muitos pontos positivos, mas seu teatro é peculiar e insubstituível. Mirando em outro foco, Tom Hardy também está incrível, lhe rendendo a sua primeira indicação ao prêmio da academia. Seu trabalho de voz é poderoso, mudando totalmente seu modo de falar, suas feições e trejeitos nos entregam um personagem frio, meticuloso, mas totalmente palpável ao mesmo tempo em que é misterioso. Já Will e Domhall, bom desempenho, apesar de mais recatados a si.

Ganha por essas boas atuações também o design de maquiagem da obra, bem detalhista, ”pintando” os personagens com sujeira, uma boca ressecada, machucados abertos etc. Na linha tênue da maquiagem estão os efeitos especiais, que quando bem usados (que é o caso) somam à história (como em Mad Max: Estrada da Fúria) e não a usam para contar elas, num sentido de ser um processo usado demasiadamente (como em Star Wars II: Guerra dos Clones).

O-regresso_pipoca-na-madrugada-6

Mas há pequenas ressalvas que O Regresso passa a lidar, que poderiam ser totalmente descartadas se não fosse a personalidade forte do diretor, criador da obra ao todo. Iñárittu é arrogante, mas como não estamos aqui para julgar sua índole pessoal, da qual diz que O Regresso deveria ser assistido em um templo e tal filme é a obra máxima da arte, apesar de suas falas, essas questões acabariam aqui, caso seus maneirismos não permitissem influenciar o filme, já que o influencia, há o que se dizer sobre.

Alejandro nos dá breves momentos que nos diz: ”há um diretor aqui.”, e isso quebra sua narrativa e a toda dita imersão criada ao longo dos atos em certos momentos. Seja em um close de câmera (foco de aproximação) em Di Caprio que faz com que sua respiração embace a tela da câmera (que passamos a lembrar que é uma depois disso ocorrer), seja em uma quebra totalmente desnecessário da quarta parede a dado instante do filme (quando o personagem sabe que esta num filme e que você esta assistindo à ele). Dito estas escorregadas arquitetadas pelo seu ego gigante, o longa também nos entrega um enredo simples demais, felizmente compensado por outras características já transcorridas, tendo sua resolução beirando o clichê.

O-regresso_pipoca-na-madrugada-7

Em suma, O Regresso é uma obra de arte que nos proporciona várias emoções e instiga nossos sentidos, principalmente os sonoros, diante de sua mixagem, trilha sonora e variados sons. Sendo montado como os velinhos da academia querem, o filme pode abocanhar mais uma vez os principais prêmios do ano.

Ficha Técnica

O Regresso

Diretor: Alejandro Gonzalez Iñarrítu

Elenco: Leonardo Di Caprio, Tom Hardy, Domhall Gleeson, Will Pouter, Paul Anderson, Kristoffer Joner, Bredan Fletcher e Lukas Haas.

Duração: 2h36min

Nota: 9,0

Tags: cinemafilmesfox filmesleonardo dicaprioo regressooscarpipoca na madrugadaresenha
ShareTweetPin
Post Anterior

The Flash (2X14 – Escape From Earth-2)

Próximo Post

Resenha: O Quarto de Jack

Camila Savioli

Camila Savioli

Jornalista, influenciadora, seriemaníaca assumida, cinéfila de coração e consumidora de livros nas horas vagas. Assisto filmes e séries a qualquer hora!

Relacionado Posts

foto do filme Bailarina
Cinema

Crítica: Bailarina

04/06/2025
foto do live-action Lilo & Stitch
Cinema

Crítica: Lilo & Stitch

20/05/2025
foto do filme Missão Impossível - O Acerto Final
Cinema

Crítica: Missão Impossível – O Acerto Final

16/05/2025
foto do filme Premonição 6: Laços de Sangue
Cinema

Crítica: Premonição 6 – Laços de Sangue

13/05/2025
foto do filme Karatê Kid: Lendas
Cinema

Crítica: Karatê Kid: Lendas

09/05/2025
foto do filme Thunderbolts
Cinema

Crítica: Thunderbolts

29/04/2025
Próximo Post
Resenha: O Quarto de Jack

Resenha: O Quarto de Jack

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

  • All
  • Cinema
  • Séries
foto do filme Bailarina
Cinema

Crítica: Bailarina

Por Camila Savioli
04/06/2025
elenco do filme Como Treinar o Seu Dragão no Brasil
Cinema

Como Treinar o Seu Dragão: elenco vem ao Brasil para divulgar live-action

Por Camila Savioli
05/05/2025
foto da 4ª temporada de O Urso
News

O Urso ganha trailer e cartaz da 4ª temporada; estreia em junho no Disney+

Por Camila Savioli
23/05/2025
foto da nova novela Dona Beja da Max
News

Dona Beja: nova novela da Max estreia no primeiro trimestre de 2026

Por Camila Savioli
29/05/2025
foto do filme Amores Materialistas
Cinema

Amores Materialistas ganha novo trailer com Dakota Johnson, Chris Evans e Pedro Pascal

Por Camila Savioli
23/05/2025

Últimos Posts

foto da série Mentirosos

Mentirosos: série que adapta livro de E. Lockhart ganha trailer e cartaz

04/06/2025
foto da 2ª temporada de Gen V

Gen V: Prime Video divulga trailer e data de estreia da 2ª temporada

04/06/2025
foto do filme Bailarina

Crítica: Bailarina

04/06/2025

Novidades das Séries

News

Coração de Ferro, nova série da Marvel, ganha trailer e cartaz

23/05/2025
News

O Urso ganha trailer e cartaz da 4ª temporada; estreia em junho no Disney+

23/05/2025
News

Bridgerton é renovada para 5ª e 6ª temporada pela Netflix

23/05/2025
News

Max divulga trailer e cartaz de Chespirito: Sem Querer Querendo, série de Roberto Goméz Bolaños

06/05/2025

Top Resenhas

foto do filme Bailarina
Cinema

Crítica: Bailarina

Por Camila Savioli
04/06/2025
0

O universo John Wick abre as portas para receber uma nova protagonista que chega chutando com o pé direito. Bailarina...

LER MAIS
foto do live-action Lilo & Stitch

Crítica: Lilo & Stitch

20/05/2025
foto do filme Missão Impossível - O Acerto Final

Crítica: Missão Impossível – O Acerto Final

16/05/2025
foto do filme Premonição 6: Laços de Sangue

Crítica: Premonição 6 – Laços de Sangue

13/05/2025
foto do filme Karatê Kid: Lendas

Crítica: Karatê Kid: Lendas

09/05/2025

SOBRE

Pipoca na Madrugada

O Pipoca Na Madrugada nasceu em 2014 com o objetivo de explorar o mundo dos filmes e das séries que invade a casa das pessoas todos os dias.

ENTRE EM CONTATO

  • Anuncie
  • CCXP 2019
  • CCXP 2023
  • Contato
  • Log In
  • Member Directory
  • My Account
  • My Profile
  • Reset Password
  • Sign Up
  • Sobre

CATEGORIAS

  • Cinema
  • Comic Con Experience
  • Mundo Animado
  • News
  • Premiações
  • Séries

REDES SOCIAIS

© 2020 Pipoca na Madrugada.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • CCXP 2019
  • CCXP 2023
  • Contato
  • Homepage
  • Log In
  • Member Directory
  • My Account
  • My Profile
  • Reset Password
  • Sign Up
  • Sobre

© 2020 Pipoca na Madrugada.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In