WandaVision finalmente chega ao fim e estou muito feliz com toda a trajetória da série, o crescimento de personagens veteranos, as boas-vindas dos novos rostos, os confrontos, diálogos e, é claro, o desfecho. A série fez vários fãs criarem teorias sobre o que poderia acontecer ou quem poderia aparecer na trama, mas não fique chateado, pois você não é o único que teve a teoria derrubada. rs
Não tivemos Mephisto, Doutor Estranho, membros do X-Men ou do Quarteto Fantástico, como alguns especularam. Eu confesso que teorizei bastante e várias das hipóteses foram por água abaixo. Mas isso não significa que a série tenha sido ruim. Jamais! Ela cumpriu o seu papel em nos contar o que realmente aconteceu com Wanda Maximoff após os eventos de Vingadores: Ultimato, e uma das personagens mais poderosas da Marvel precisava ter a sua própria história, uma narrativa que divertiu, que nos presenteou com momentos emblemáticos, homenageou outros programas, iludiu (é a Magia do Caos, não é mesmo?), emocionou, ascendeu a protagonista e, agora, estamos prontos para seguir em frente.
O grande confronto
Várias coisas aconteceram ao mesmo tempo neste último episódio de WandaVision, mas tudo foi se encaixando em seu devido timing. Primeiramente, tivemos o grande confronto entre Wanda e Agatha, duas feiticeiras poderosas, em que uma apenas uma desconhecia da grandeza de seu poder, mas conseguiu reverter toda a situação.
De um lado, temos Agatha e sua sede em tomar todo o poder de Wanda para si e criar a sua própria ordem em tudo o que Wanda tirou do lugar. Com isso, ela desperta todos os moradores da cidade para colocarem contra a protagonista, revelando o que já sabíamos: Wanda controlava a mente das pessoas, enquanto cada um sentia todo o luto e a dor de Wanda sem poder se expressar e colocar para fora o que realmente estavam pensando a respeito de tudo. Nesse confronto, descobrimos que Dottie é Sarah, uma mera morada de Westview que só queria falar com a filha novamente, mas na realidade de Wanda, a vontade dos outros não podia ser atendida.
WandaVision: episódio 8 revela como tudo aconteceu
Wanda está arrependida do que fez e quer consertar tudo, no entanto, como fazer isso sem perder a família? Ela consegue libertar os vizinhos ao abrir a fenda da cidade, mas fecha a tempo de Visão, Billy e Tommy sumirem, uma vez que eles só existem na realidade criada por ela. Mas é neste momento que a S.W.O.R.D consegue entrar na cidade, sob o comando de Hayward e, juntamente, com o Visão Branco, que tem apenas o objetivo de eliminar o Visão.
Ascensão da Feiticeira Escarlate
Ver o declínio e a ascensão de Wanda é um dos momentos mais incríveis desta season finale de WandaVision. A transformação física de Elizabeth Olsen é boa à medida que ela vai perdendo os poderes (ela adquire características de uma múmia), enquanto Agatha fica cada vez mais forte e poderosa.
Porém, Wanda não entregaria seus poderes tão fácil assim e a armadilha estava apenas esperando sua vítima. No instante em que Agatha absorve todo o poder, ela se torna incapaz de usá-lo, uma vez que a própria Wanda desenhou as famosas runas em sua volta. Lembram da lição número 1 de Agatha Harkness? ‘Somente a bruxa que fez as runas poderá usar o poder’. O feitiço vira contra o feiticeiro e o contragolpe é arrebatador.
Wanda recupera toda a sua magia novamente e, finalmente, ela ascende na pessoa que, anos atrás, viu em uma visão: a Feiticeira Escarlate. Esta cena é um dos momentos mais esperados e incríveis da série e a grande confirmação desta personagem no Universo Cinematográfico Marvel.
Com a ascensão, Wanda consegue estabelecer a ordem que ela mesma tirou. Ela não exila Agatha, muito menos a mata, mas o castigo aplicado é o mais justo possível. Agatha se torna integrante de Westiview, na vizinha enxerida, assim como foi apresentada para todos lá nos primeiros episódios. Carma é carma, não é mesmo?
Crítica: Moxie – Quando As Garotas Vão à Luta
Enquanto isso, vimos Billy e Tommy lidar com todos os militares da S.W.O.R..D de um jeito fofo e surpreendente, ao lado de Monica Rambeau que, por sinal, ascendeu os seus poderes também. Com isso, o trio consegue deter a última tentativa de Hayward de fazer qualquer coisa contra Wanda. A cartada final fica por conta de Darcy, que o prende. Mas fiquei insatisfeita pela pequena participação de Darcy Lewis nesta season finale. Espero que a personagem apareça nas próximas produções da Marvel.
Visão vs Visão
Enquanto acompanhávamos o embate de Wanda e Agatha, paralelamente tivemos o confronto de Visão com o Visão Branco, construído pela S.W.O.R.D a partir dos restos do personagem original após morrer em Vingadores: Guerra Infinita.
Visão questiona o motivo de estar sendo perseguido e entende que o Visão Branco está apenas seguindo uma ordem acionada dentro dele, afinal, tiraram o seu direito de pensar, escolher ou opinar, uma vez que somente a sua inteligência é a arma principal.
Por conta de uma conversa filosófica entre os dois, Visão consegue acionar todas as memórias do Visão Branco, fazendo ele relembrar de tudo o que aconteceu, desde o momento em que ingressou no grupo Vingadores, conheceu Wanda até morrer pelas mãos de Thanos.
Ao ter suas memórias despertadas, Visão Branco entende quem ele é e compreende a falta de sentido em perseguir o outro Visão, apenas fruto do luto de Wanda. Assim, Visão Branco parte de Westiview, deixando os espectadores sem respostas. Para onde ele foi? Será que ele irá retornar em algum momento? Será que vamos ver o Visão Branco em outras produções da Marvel? Será que, algum dia, ele vai encontrar Wanda?
Despedida
Após estabelecer a ordem, chega a hora de desfazer a realidade em Westview. Este é um dos momentos mais melancólicos de WandaVision: a despedida de sua família.
Wanda se despede dos filhos ao colocá-los na cama para dormir, agradecendo por eles terem a escolhido para ser a mãe. E finalmente temos a despedida que Wanda tanto precisava desde o começo. O adeus à Visão é um momento triste e necessário para a protagonista seguir em frente. Ela revela que ele é fruto da Joia da Mente que há dentro dela, mas que ele já foi uma voz, um corpo com fios, ossos e sangue e, agora, uma memória. Com o fim da barreira, a família se vai e Westview volta a ser a boa e velha cidade pacata, voltando à cena onde tudo começou.
The Walking Dead: reencontro de Maggie e Negan; quem são os ceifadores?
Com isso, Wanda parte da cidade sabendo que os demais não a verá com bons olhos e agradece a Monica por não a odiar, muito menos não ter desistido dela.
Cenas pós-crédito
Não desliguem a TV logo, pois WandaVision entrega duas boas cenas pós-crédito que, talvez, faça um gancho com os próximos filmes da Marvel.
Na primeira cena, temos o encontro de Monica com um dos integrantes do grupo Skrull, que conhecemos no filme Capitã Marvel. Um antigo amigo da mãe de Monica solicitou a sua presença, só que no espaço. Será que Monica vai aparecer em Capitã Marvel 2?
A segunda cena é ainda mais significativa. Wanda se isola em uma ilha para se recompor e encontrar a paz que precisa, enquanto o seu outro lado, a Feiticeira Escarlate, estuda para entender melhor quem ela é e como funciona os seus poderes. A cena mostra ela lendo um livro, seria o Darkhold (Livro dos Condenados), citado por Agatha?
Mas é neste momento que Wanda escuta as vozes de seus filhos pedindo socorro. Isso quer dizer que Billy e Tommy conseguiram sobreviver fora da realidade criada pela mãe? Será que após o término do caos, as crianças ficaram presas em algum lugar? Será que eles sobreviveram porque são feitos por outro tipo de magia?
Há possibilidade desta cena ser um gancho para Doutor Estranho 2, em que vamos ver o Multiverso da Loucura. Seria este o momento em que Wanda tentará salvar os seus filhos?
São muitas perguntas, mas se tem uma coisa que WandaVision me ensinou é teorizar com os pés no chão. Agora, é aguardar o que vem por aí na nova fase do MCU, mais precisamente no novo filme do Doutor Estranho.
O que vocês acharam do final de WandaVision?
PS: E pensar que Pietro, na verdade, era só o vizinho Ralph. Fiz a mesma cara de decepção da Monica quando ela descobriu. Não curti muito.