Nesta terça-feira (20), o cineasta norte-americano Darren Aronofksy participou de uma coletiva de imprensa, no Shopping Eldorado, em São Paulo, para falar sobre o seu novo filme Mãe! (Mother!), estrelado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem. Mediado pelo jornalista Roberto Sadovski, o Pipoca na Madrugada participou da conversa e soube mais detalhes do filme que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (21) pela Paramount Pictures. Reconhecido pelos sucessos Cisne Negro e Noé, Aronofsky revelou que Mãe! é o seu projeto mais autoral.
“Escrevi o esboço do roteiro em cinco dias. Eu sempre me coloco em todos os filmes. Vocês podem me ver como bailarina em Cisne Negro, por exemplo. A ideia é pegar algo verdadeiro de si e se prolongar nisso. É assim que eu conto as minhas histórias e é assim que eu fiz em Mãe!”.
Complexo e recheado de referências, Aronofsky também comentou que o longa apresenta diversas camadas de interpretação, incluindo as políticas, religiosas e sociais. “Eu sempre quis contar uma história não sobre a minha e nem a sua, mas a nossa mãe, a mãe natureza, nossa casa, nosso ambiente e enfatizar o tema a nível humano. A mensagem de que temos de cuidar do nosso planeta está nas escrituras, e até o Papa tem falado sobre essa questão. Em algum momento, parece que nos esquecemos sobre ela”.
Sobre a sequência final de Mãe!, o diretor revelou que a cena do caos durou de 20 a 25 minutos e foi gravada em 20 dias. No entanto, ele deixa bem claro que o seu novo longa NÃO é nada parecido com o filme O Bebê de Rosemary.
Quando questionado sobre a escolha de Jennifer Lawrence para ser a protagonista do filme, Aronofksy explicou que a atriz se identificou rapidamente com o papel. “Ela se conectou muito rápido com o fato de interpretar uma casa, um planeta cheio de presentes, uma mãe natureza que sempre dá e não recebe nada em troca”.
Com relação à atriz Michelle Pfeiffer, o diretor revelou que a escolha se deu porque a atriz queria voltar para o cinema após um tempo afastada das câmeras. “Quando eu pensei na personagem Eva e em sua personalidade maliciosa, imaginei que Michelle pudesse interpretá-la muito bem, ou seja, fazer o papel de gato enquanto Jennifer faz o papel de rato”.
Mistério não revelado
Quando questionado sobre a misteriosa substância amarela que a personagem de Jennifer Lawrence bebe durante o filme, Aronofksy deu um banho de água fria na imprensa ao dizer que não iria revelar o significado do pó amarelo. “Não respondo. Vou levar este segredo para o túmulo”.
Uma pena, né? Pelo visto, teremos que desvendar o segredo por conta própria. Na resenha (com spoilers) de Mãe!, eu sugeri o que poderia ser a substância amarela. Depois deem uma olhada!