Entre grandes altos e baixos, não há como negar que The Walking Dead é uma das séries de sucesso da televisão, mesmo que sua audiência caia em determinados momentos. São nove temporadas, nove anos de jornada em um mundo pós-apocalíptico e, agora, a série deu um grande passo que, para muitos fãs, é difícil aceitar tal mudança drástica, mas talvez seja necessária para caminhar a trama em direção a rumos mais positivos em comparação ao que vimos nas temporadas anteriores. Um dos momentos mais marcantes e tristes chegou e, agora, o público terá que se despedir de Rick Grimes, o protagonista, líder, personagem forte e complexo desta aventura. Mas a série já deixa claro: não é um adeus e, sim, apenas um até breve.
Com o ataque ao acampamento, seguido de uma passeata gigantesca de walkers, Rick e Daryl se separam para ajudar dos dois lados o mais rápido possível. Enquanto um segue rumo ao grupo em apuros, Rick decide guiar os walkers para o mais longe possível, traçando um destino da qual não esperava. É neste caminho que o líder sofre um grande acidente, ficando preso em ferragens e extremamente ferido, dando a entender de que o seu fim está muito próximo. Será que Rick Grimes vai morrer dessa forma? Do bom e velho jeito tradicional da série, sendo devorado por zumbis?
Confira os pôsteres da animação Uglydolls
O medo bate na porta, mas felizmente Rick consegue se desprender dos ferros e vagar pela estrada enquanto sangra desfreadamente, levando o telespectador a pensar que a qualquer momento o pior está por vir. Mas é nesta última jornada que a série leva o público ao passado, trazendo referências e antigos personagens para um último adeus.
Alucinações e referências
The Walking Dead pode ter errado diversas vezes, mas no episódio What Comes After, ele acerta ao homenagear personagens marcantes e ainda trazer um desfecho digno para feridas semiabertas. Devido à gravidade da ferida e o desespero em fugir, Rick divaga pela estrada e alucina quando já não consegue manter os olhos abertos. É nestas horas que o personagem reencontra amigos que marcaram sua vida, o transformaram e trouxeram à tona suas qualidades e defeitos.
Assista ao trailer da série documentário Vai Anitta
Neste primeiro ‘sonho’, reencontramos Shane que nos leva de volta à primeira cena da 1ª temporada. Rick e o amigo se reúnem dentro do carro de polícia e aproveitam este tempo para dar adeus. Mais do que isso, Rick pede perdão por ter matado o amigo, enquanto Shane diz que ele fez a coisa certa e precisa superar, além de confirmar (o que já estava confirmado) que ele é o verdadeiro pai de Judith, mas que Rick é o melhor que a filha pode ter. Nesta conversa breve e emocionante, a dupla relembra de algumas cenas marcantes, como quando Rick mata um personagem a dentadas na 4ª temporada e elimina o canibal Gareth na 5ª temporada que se passa no Terminal.
De volta ao celeiro
A boa sacada deste arco é que a cada alucinação, os personagens despertam Rick à realidade a fim de não deixá-lo desistir da vida tão fácil. Neste segundo sonho, o líder reencontra Hershel, um dos personagens mais importantes não só para a série, mas também para a construção das camadas da personalidade de Rick, além de fortificar a união do grupo. Esse é um dos encontros mais singelos e bonitos do episódio, que farão alguns telespectadores se emocionar bastante. Novamente, Rick aproveita a chance de pedir perdão por não ter feito mais por Maggie, mas Hershel deixa claro que Rick fez tudo o que estava ao seu alcance e, agora, não é necessário mais se preocupar. “Minha garota é forte”, diz. E sabemos o quanto de força ela tem e o quanto Rick fez, fechando assim, mais uma ferida do passado.
Porta proibida
Entre a realidade e a alucinação, voltamos ao hospital onde conhecemos Rick pela primeira vez. Ao retornar ao local e ainda se deparar consigo mesmo deitado na cama – ele conversa com o Rick da primeira temporada – o protagonista finalmente abre a tão misteriosa porta proibida, onde só há mortos. Tudo leva crer que há diversos walkers à espera, mas a verdade é que Rick se depara com um campo repleto de pessoas mortas, incluindo todos os seus amigos. É possível os rostos de Daryl, Carol, Maggie e até a presença de antigos personagens como Beth e Carl. Entre todos eles, quem se levanta é Sasha, a última a se sacrificar para salvar o grupo das atrocidades de Negan e os salvadores. Novamente temos uma cena forte e impactante que vai emocionar.
Negan ainda existe?
Enquanto acompanhamos a reta final de Rick, a série dá um intervalo para vermos o que está acontecendo em Alexandria, uma vez que Maggie foi ao local com o objetivo de obter a vingança que tanto nutriu. Mesmo com inúmeros argumentos, Michonne não consegue mais se impor e deixa o caminho livre para que a execução seja feita. Ao confrontar o inimigo, Maggie exige que Negan fique de joelhos, da mesma forma que o vilão fez com Glenn. Mas é neste instante que a líder de Hilltop percebe que Negan não existe mais; que o vilão ‘morreu’ no instante que foi derrotado por Rick e esquecido em uma cela por mais de um ano. Ao pedir para morrer para ficar ao lado da mulher e de Lucille, a vingança de Maggie evapora instantaneamente, pois já não há mais motivos para matá-lo, uma vez que a sentença de Negan é pior do que a morte. Será que Negan mudou por completo? Será que algum dia ele irá ficar do lado do grupo, já que Rick não estará mais presente? Será que ele terá essa chance? Ainda acho difícil tirar uma conclusão sobre o personagem, pois ele ainda está em processo de transformação, mas torço para que ele ganhe uma mudança positiva e seja útil à comunidade, assim como o próprio Carl visualizou uma vez.
O mistério do helicóptero
Logo na primeira temporada vemos a aparição de helicópteros que, a princípio, poderia ser regastes de sobreviventes ao pós-apocalipse zumbi, mas esses pilotos retornam somente nesta 9ª temporada, repleto de mistérios, muitas perguntas e quase nenhuma resposta. Mas eles são a chave do desfecho, a salvação de Rick Grimes.
Já assistiu Bohemian Rhapsody?
Em uma das cenas mais emocionantes do episódio, em seu último ato heroico, Rick explode a ponte para impedir que os walkers invadam as comunidades. Em uma cena bem triste, todos acreditam que Rick morreu na explosão, enquanto o próprio consegue se salvar a tempo. Quem o encontra é Jadis/Anne, que o entrega para os pilotos que aguardavam a pessoa ‘A’, sendo Rick o único a se encaixar nesta categoria. É assim que o protagonista se despede da série, mas sua história ainda não tem um ponto final.
O ator Andrew Lincoln fará três filmes do universo de The Walking Dead e tudo indica que essas novas produções irão retratar a jornada do personagem após este resgate. Sendo assim, acredito que os filmes serão os únicos meios que trarão respostas definitivas para as inúmeras dúvidas que esta cena deixou. Qual é a teoria do misterioso helicóptero? Quem são os pilotos? Como Jadis os encontrou e manteve contato com eles o tempo todo? Para mim, o helicóptero é uma espécie de resgate “raro”, onde eles só podem salvar pessoas especiais, categorizadas em ‘A’ e ‘B’ que são aptos a ajudar em alguma missão em algum lugar do país. Mas esta é apenas a minha opinião e acredito que Rick é o grande escolhido que fará a diferença neste grupo. Além disso, há grandes possibilidades do personagem retornar quando a série estiver prestes a acabar. Mas, enquanto isso não acontece, Rick permanecerá em outro universo de The Walking Dead, enquanto seus amigos superam sua perda e seguem em frente.
Uma nova jornada
Com a despedida de Rick Grimes, The Walking Dead dá um salto temporal, revelando mudanças nos personagens, nos visuais, na comunidade. A grande surpresa é Judith Grimes, que cresceu e, agora, ajuda comandar Alexandria ao lado de Michonne. Com o chapéu e a arma de Rick e uma mini-espada como a da madrasta, a garota tem as mesmas atitudes que seu irmão Carl na 1ª temporada. Enquanto o garoto viveu em uma época em que todos ainda estavam aprendendo a lidar com a situação, Judith já tem todas as artimanhas nas mãos. Porém, será que colocá-la como uma líder é uma boa escolha neste exato momento? Judith é uma garota inteligente, mas ainda é uma criança. O quão longe ela pode ir? Quais riscos ela pode sofrer?
Todas essas perguntas serão respondidas nos próximos episódios, em que serão apresentados novos personagens e, é claro, os novos vilões. Além disso, veremos como todos estão lidando com a partida de Rick, especialmente Daryl e Michonne.
O que vocês acharam do desfecho de Rick Grimes? Gostaram? Acham que ficou a desejar em alguns pontos? O que será que está por vir em The Walking Dead?
Nota: 8,0
Fotos: IMDB