Após mais dois anos de espera (isso realmente está dificultando a conexão do espectador com as séries), The Umbrella Academy retorna em sua 4ª e última temporada na Netflix que, talvez, dividirá opiniões do público.
A jornada dos personagens enfraquece em alguns momentos, ganhando plots que podem ser considerados até desnecessários; uma nova linha do tempo, juntamente com nova destruição e inimigos à frente, além de um enredo importante que conecta com a 1ª temporada, mas ignora pontos que já aconteceram na série.
The Umbrella Academy ganha um final agridoce e fechado, o que faz lembrar do final da série Dark, deixando aquela sensação de que poderia ter sido melhor e mais emocionante.
******CONTÊM SPOILERS******
O primeiro ponto que preciso ressaltar é o tempo de espera entre as temporadas. Dois anos de intervalo, querendo ou não, é muito tempo, o que afasta o público e até diminui a conexão entre espectador e história, mesmo ainda gostando da série. Entendo que as gravações e o roteiro necessitam de tempo para serem feitos, mas a demora acaba esfriando o nosso entusiasmo, ao ponto de esquecer o que aconteceu na temporada passada e, consequentemente, sentir preguiça de assistir novamente para relembrar.
Dito isso, a 4ª temporada de The Umbrella Academy se passa anos depois dos últimos eventos da 3ª temporada, em que os personagens se encontram em uma nova linha do tempo totalmente criada por Reginald Hargreeves. E sem poderes, restou a cada um seguir com suas vidas para sobreviver, mais uma vez, em um novo tempo e espaço.
The Umbrella Academy: tudo o que rolou na 3ª temporada
Lila e Diego formaram uma família com três filhos, sogros, cunhados e mais. Mas o casamento entra em crise por entrar uma rotina pacata, sem brigas, lutas e apocalipses a serem evitados. Com o corpo normal e definido, Luther trabalha como stripper e mora no antigo casarão abandonado do Umbrella Academy; Allison recupera a família, mas se separada do marido, vivendo apenas com a filha Clare e o irmão Klaus.
Aliás, Klaus, sem poderes, se torna uma pessoa completamente diferente ao se tratar do alcoolismo e ficar longe dos prazeres mundanos. Agora, ele é um homem sóbrio e germofóbico, que ajuda Allison a cuidar da sobrinha.
Ben, por sua vez, fica preso todos esses anos pela condenação de golpe e fraude. No entanto, o que a série não explica é se este Ben é o mesmo que vemos na cena pós-créditos andando de metrô. Infelizmente não temos esta resposta.
Viktor conseguiu seguir com sua vida e, agora, é dono de um bar. Mas ele decidiu permanecer distante da família todo este tempo, com pouco entrosamento.
Por fim, Cinco trabalha como agente da CIA, se infiltrando em grupos para recolher informações sobre um grupo chamado The Keepers, que acredita que as pessoas estão em linhas do tempo erradas e merecem voltar para suas vidas originais.
A série acerta ao revelar o status da vida de cada um, especialmente as crises de sobrevivência, uma vez que eles ainda são um grupo de heróis, mas precisam deixar de lado, uma vez que seus poderes sumiram.
No entanto, quando são recrutados para encontrar uma mulher chamada Jennifer, os Umbrella Academy precisam se reencontrar, relembrar e perdoar as decisões tomadas no passado, confrontar o pai Reginald, enquanto tenta entender o que realmente está acontecendo nesta linha do tempo, a razão para estarem ali, quem são os The Keepers e o objetivo deles.
Por ter apenas seis episódios, The Umbrella Academy teria o objetivo de amarrar toda a história para, entendermos de uma vez por todas, como as linhas do tempo existem e porque sempre há uma destruição global acontecendo, fazendo os personagens saltarem para uma nova linha do tempo seguinte.
De fato, os episódios finais fazem o público compreender que esta temporada se conecta com a 1ª temporada, explicando finalmente a origem dos umbrela academy, a razão para mulheres aleatórias ao redor do mundo darem à luz repentinamente e o real objetivo de Reginald Hargreeves criar esta família disfuncional. Além disso, é somente aqui que o espectador também entende o motivo para o personagem Ben morrer no início e toda vez que aparece, exceto nesta temporada.
No entanto, a série dá a sensação de ignorar pontos que aconteceram nas temporadas anteriores, especialmente na 3ª temporada. Por exemplo, os Sparrows poderiam ter retornado aqui, uma vez que todos foram ‘resetados’, mas ninguém volta, exceto Ben. Onde foi parar Sloane, que desapareceu ao final da 3ª temporada? É uma personagem que simplesmente sumiu e não voltou mais.
Além disso, outro ponto que pode pesar nesta 4ª temporada é o desenvolvimento dos personagens principais que ficam a desejar, sendo que mereciam momentos mais impactantes e estrondosos nesta reta final. Neste, destaco especialmente os personagens Cinco, Diego, Lila e Klaus, que ganharam decisões fracas em seus plots para um desfecho.
Purificação?
Os Umbrella Academy voltam à ativa quando Cinco e Lila se infiltram secretamente no grupo The Keepers, comandados por Jane (Megan Mullally) e Gene (Nick Offerman), que criam uma seita com pessoas que carregam memórias e sentimentos de suas vidas passadas. E isso vem à tona, uma vez que objetos de outras linhas do tempo começam a surgir nesta atual linha do tempo.
Cobra Kai: tudo o que rolou na primeira parte da 6ª temporada
Além disso, a série apresenta a personagem Jennifer, que surgiu no mundo ao ser colocada dentro de uma lula gigante ainda pequena, tornando-a a chave para a purificação. Mas para uma chave, é necessário ter uma fechadura, tornando o Ben a outra peça fundamental nesta história.
A união de Ben e Jennifer é um destino a ser selado desde o início, pois eles são a resolução para acabar com tantas linhas do tempo. E porque isto está acontecendo somente agora?
Na crítica da 3ª temporada da série, disse que Reginald Hargreeves fez tudo o que fez para trazer sua esposa Abigail de volta à vida, uma vez que ele nunca superou ter perdido o grande amor. De fato, foi isso. Abigail criou a poção Calêndula, o que abriria portas para o surgimento de super-herois e, consequentemente, ao multiverso não desejado. Com sua morte, Reginald espalha a porção que faz as mulheres engravidarem, dando início ao Umbrella Academy.
Com os filhos em desenvolvimento para combate, uma das missões era encontrar o container com a Jennifer dentro. Mas quando Ben a conhece e tenta ajudá-la a conexão entre eles acontece – o que não deveria – o que faz Reginald matar Ben e Jennifer em uma das linhas do tempo. A existência de Ben e Jennifer faz com que o plano de Reginald não continue e, assim, somente a linha original exista. E para ter sua esposa de volta, ele sempre encontra um jeito de matar Ben e Jennifer. Mas, agora, isso acabará.
Assim, Ben e Jennifer se tornam na Purificação, aqueles que irão destruir todas as linhas do tempo, deixando apenas a existência da linha original. E a pergunta que não quer calar é: quem faz parte da linha do tempo original?
Última missão
Quando a poção de Calêndula – criada pela esposa de Reginald Hargreeves – reaparece, os irmãos recuperam os poderes a contra gosto, já que Ben os obriga a beber da fórmula. E os poderes voltam alterados e com efeitos colaterais, o que deixa algumas situações até divertidas e boas de assistir, como o massacre no 2º episódio, quando eles encontram uma cidade inteira recrutada pelos Keepers para proteger Jennifer, afim de que a Purificação aconteça.
Bridgerton: final da 3ª temporada caótico, feliz e com mudanças
Por outro lado, a recuperação dos poderes faz alguns personagens importantes ganharem uma jornada enrolada, diminuindo sua força. De exemplo, o que mais foi afetado aqui é o Cinco, um dos melhores personagens da série.
O poder faz Cinco saltar no tempo e sempre parar um metrô que o consegue levar para outras linhas do tempo do mesmo momento. No entanto, a série demora para explicar o significado disso, e ainda cria um romance entre ele e Lila, quando ambos ficam perdido nas linhas do tempo por anos. Eu gosto da parceria dos dois, e acho que Cinco até poderia ganhar um desenvolvimento romântico sim. Mas com a Lila? Esposa do Diego?
Este plot romântico veio na hora errada, pois isto estraga a parceria de Cinco e Lila, além da relação de irmãos e do casal Diego e Lila justamente na reta final da série. Além disso, isso freia as atitudes e o lado ativo de Cinco, que costuma estar sempre a frente das missões, mas fica totalmente perdido e stand by.
No entanto, é o coração partido que faz o Cinco encontrar outras versões suas no metrô que o ajuda compreender finalmente sobre os apocalipses, a existência do Umbrella Academy e as linhas do tempo.
Outro personagem icônico que enfraquece nesta última temporada é Klaus, que passa para sóbrio e germofóbico, e depois, para um Klaus que sofre uma recaída, especialmente com a Allison, se perdendo novamente em seus devaneios e falcatruas, e recompondo-se apenas último episódio. Para uma temporada final de série, isso não deveria acontecer.
Em compensação, os maiores destaques são Viktor, que finalmente se impõe para Reginald, confirmando o seu valor e caráter, quem sempre foram menosprezados pelo pai em qualquer linha do tempo; Ben, que se entrega a sua conexão com Jennifer seu verdadeiro destino; Luther, que encabeça boas cenas de luta e ajuda Diego a dar a volta por cima e relembrar quem ele é; e Allison, que não desiste da sua família, especialmente da filha e de Klaus, mesmo tendo errado no passado.
Final agridoce
A reta final da 4ª temporada de The Umbrella Academy culmina com a tentativa de salvar Ben e Jennifer, enquanto Reginald tenta impedir e Cinco finalmente entende a razão de tudo isso acontecer.
Em suas viagens entre as linhas do tempo, Cinco entende que a existência do Umbrella Academy é um erro, o que fez gerar as linhas do tempo e consequentemente as catástrofes globais. Enquanto os irmãos existirem, os apocalipses nunca acabarão, colocando-os em um ciclo sem fim de luta e sobrevivência.
Com isso, os poderes de Ben e Jennifer precisam se fundir para que a Purificação aconteça. E quem permite que isso prossiga é a própria Abigail, que atrapalha os planos de Reginald, para mostrar que ela errou no passado, mas que o marido também errou ao criar os filhos e as linhas do tempo. Ao compreender tudo isso, Reginald admite o erro, pede perdão à Abigail e os dois morrem juntos quando o monstro da Purificação começa a sugar e destruir tudo.
Entre novas brigas, confissões e desabafos, os irmãos Umbrella Academy compreendem que precisam deixar de existir para que o mundo original volte a ser como era antes. Allison se despede da filha Clare, que vai embora com a família de Diego e Lila pelo metrô a fim de ter uma vida normal. Lila até tenta ir com eles, mas sabe que se for, o ciclo não se encerrará.
O mais triste é ver Diego e Cinco terminando brigados, por conta do romance com a Lila. Com isso, o Umbrella Academy finalmente é sugado pelo monstro da Purificação, que apaga a existência deles, assim como das outras linhas do tempo.
A última cena mostra a linha do tempo original e quem realmente faz parte dela, o que surpreende. Vemos a Gestora (Kate Walsh); Hazel (Cameron Britton) ao lado da garçonete Agnes (Sheila McCarthy), que sempre fora o seu grande amor; Clare, a família de Lila e Diego, além de outros personagens que eram os oponentes do Umbrella Academy. Agora, o espectador compreende que os próprios oponentes e coadjuvantes estavam certos e fazem parte do mundo original.
Considerações finais
A última temporada de The Umbrella Academy tem boas sequências de ação e diversão, mas sofre com decisões que enfraquecem o desenvolvimento dos personagens principais justamente na reta final, seja com plots desnecessários ou que demoram para firmar seu propósito na história, um romance que mais atrapalha do que ajuda; além de ignorar alguns pontos vistos nas temporadas anteriores.
Mesmo com um final agridoce e fechado, The Umbrella Academy enrola em poucos episódios (comparado com as demais temporadas com 10 episódios), ao invés de focar no que realmente importa: encerrar de forma emocionante a jornada dos irmãos em uma trama com mais impacto e sem fillers.
The Umbrella Academy termina de forma até satisfatória, mas deixa uma saudade com prazo de validade.
Ficha Técnica
The Umbrella Academy
Criado por: Steve Blackman e Jeremy Slater
Adaptação: HQs de Gerard Way e Gabriel Bá
Elenco: Elliot Page, Tom Hopper, David Castañeda, Aidan Gallagher, Emmy Raver-Lampman, Robert Sheehan, Justin H. Min, Ritu Arya, Colm Feore, Nick Offerman, Megan Mullally, David Cross, Coco Assad e Lisa Repo-Martell
Duração: 4ª temporada – 06 episódios (50 a 60 min)
Nota: 2,9/5,0