The Flash é uma das minhas séries favoritas de super-herois, mas os últimos episódios estão me deixando um pouco intrigadas. Desde que todos descobriram que Iris vai morrer daqui a alguns meses pelas mãos de Savitar, todos estão correndo contra o tempo para alterar os acontecimentos com o intuito de reverter essa tragédia. No entanto, o que está me incomodando são as atitudes de Iris. No episódio passado, ela colocou sua vida em risco por conta de uma matéria sobre máfia. Neste, ela fica cara a cara com o vilão da semana: Clive Yorkin. Clive é mais uma das consequências do Flashpoint. Ele retornou para se vingar daqueles que o prejudicaram na linha temporal criada por Barry. O seu grande poder é absorver a energia dos corpos e objetos, levando à degradação. Ou seja: ninguém pode tocá-lo. E agora, como prendê-lo?
Junto com esse plot, The Flash coloca à prova duas coisas: a força e a determinação de Wally West como Kid Flash; e até aonde Barry é capaz de ir para proteger e salvar Iris. Há pontos que eu curti no episódio e outros nem tanto. Calma que eu já vou explicar. Como Barry não consegue alcançar o seu ponto máximo de velocidade, ele começa treinar Wally para salvar Iris de Savitar. Em parte, achei isso legal, pois aqui é o momento do Kid Flash provar sua força e honrar o seu uniforme de heroi, aproveitando os momentos de fama e glória com suas fãs. No entanto, o que Barry fez foi colocar uma grande responsabilidade nas costas do jovem, o que o deixa bastante inseguro. Essa insegurança fica nítida quando Wally precisa, a qualquer custo, realizar a vibração certa para conseguir atravessar os objetos e as pessoas.
No entanto, Wally consegue alcançar a vibração máxima quando um trem se descarrila com Joe West dentro de um dos vagões. Enquanto Barry impede que o trem bata, Kid Flash enfrenta Clive Yorkin e, para derrotar o vilão, ele consegue vibrar para neutralizar o poder. Fiquei feliz por Wally conseguir e por Barry ter sido um bom professor. Quer dizer, ele não foi um professor nota 10.
Antes de tudo acontecer, Iris é infectada por Clive, correndo o risco de morrer. Wally tenta salvá-la, mas não consegue e Barry desconta no rapaz sua frustração por não proteger a amada 24 horas por dia. Primeiro, ele coloca um fardo nas costas de Wally e depois desconta sua raiva no rapaz por ele não ter “salvo” a irmã. Barry tem que ter a consciência de que Wally ainda está aprendendo, ainda está no começo dessa jornada de super-heroi e que, um dia, Barry passou por isso e teve um excelente professor: Harrison Wells. Ele tem que colocar a mão na cabeça e ver que ele também precisa ser um bom mentor para Wally para que as coisas aconteçam do jeito que tem que acontecer. Só assim, eles vão alterar os fatos e salvar a vida de Iris.
Outro momento que achei arriscado foi Barry fazer Caitlin ativar o seu poder para congelar o braço de Iris (para interromper a infecção). Ela correu um grande risco em se transformar na Nevasca, e achei mancada da parte de Barry. Quem conseguiu controlar o lado mau de Caitlin foi Julian, ganhando pontos positivos da doutora e dos telespectadores. No entanto, ele ainda precisa melhorar um pouco mais suas interações sociais e evitar ser sincero demais com as pessoas.
Mesmo com algumas falhas e contratempos, o dia foi salvo por Kid Flash, Flash, Caitlin e Julian. Espero que Iris não fique arriscando mais a sua vida. Eu entendo perfeitamente o medo de morrer e ela está mais do que certa em sentir isso. Mas, ela também pode ficar se arriscando, acreditando que Flash e o Kid Flash vão chegar a tempo de salvá-la. Já tivemos uma prévia neste episódio que erros podem acontecer a qualquer momento.
Por fim, o episódio nos dá uma palha do que vai acontecer no próximo: Gorila Grodd vai voltar! E Jesse veio pedir ajuda para salvar Harrison Wells da Terra 2! O que será que vai acontecer?
E aí, o que acharam do episódio? Deixem nos comentários!
PS: Finalmente, eles contaram a verdade para Joe sobre a morte de Iris. Eles precisam parar de omitir os fatos uns para os outros. Já deu.
Avaliação
Melhor cena: Kid Flash derrotando Clive Yorkin; Jesse chegando na Terra 1
Melhor personagem: Wally, Barry, Caitilin e Julian
Nota: 7,9
Fotos: IMDB e Recap Guide