Sim, tivemos mais um crossover incrível de The Flash e Arrow. Ficou perdido no episódio? Calma, é normal, ainda mais quando se trata de Legends of Today, que deu o início na história em The Flash e continuará em Arrow, no episódio Legends of Yesterday. Além de apresentar um plot sensacional, a ideia foi introduzir os personagens e vilões que farão parte do spin-off Legends of Tomorrow, nova série que estreia em janeiro.
O arco principal é centrado em Kendra, uma mulher recém-chegada em Central City, que desconhece sua verdadeira identidade e inicia um relacionamento com Cisco. A garota vem sendo caçada há séculos pelo vilão místico Vandal Savage que, por sinal, parece ser bem famoso nos quadrinhos. No início, é normal o espectador não entender o que está passando, nem Barry e o grupo da STAR Labs não conseguem captar a mensagem, mas promete protegê-la a qualquer custo. Para isso, eles pedem a ajuda a Oliver Queen, Felicity e o grupo. Ver o velocista e o arqueiro verde juntos novamente é demais. Além dar muito mais gás ao episódio, os plots ficam mais instigantes e dá vontade de assistir a outra série (infelizmente não acompanho Arrow). Como já disse na review da primeira temporada de The Flash, se você não acompanha uma série ou outra, não se preocupe porque uma não interfere na história da outra e é possível compreender as tramas separadamente.
Com seu poder de vibração, Cisco está ciente de que Kendra possui um poder: ela pode voar. Mas, porque ela não consegue se lembrar de nada? A verdade é que Kendra é Chay-Ara, uma sacerdotisa egípcia reencarnada. Há séculos ela morre pelas mãos de Savage e reencarna sem se lembrar de quem era antes. Para emergir, é preciso deixar de lado as tensões que a prendem e se libertar. Com isso, ela se transforma na linda Mulher-Gavião (apelido dado por Cisco, óbvio). O mais legal de acompanhar o plot não é somente a história de Kendra, mas também a relação entre Barry e Oliver. Ambos têm atitudes e pensamentos totalmente diferentes, mas quando se encontram, a conexão é perfeita. A junção desses dois heróis na série (seja em The Flash ou Arrow) é o coringa perfeito guardado na manga dos roteiristas. Ao apresentar um episódio enérgico, a história ainda deixa um cliffhanger excelente para os fãs de Arrow (quem viu o final, sabe do que estou falando).
Em outro plot, acompanhamos Dr. Harrison Wells e Caitlin trabalhando juntos. Por mais que Wells seja meio arrogante e de outra terra, a conexão dos dois também é muito boa. Desta vez, Harrison quer desenvolver melhor o velocista 6, uma droga capaz de aumentar a potencialidade da velocidade de Barry temporariamente. Quem discorda disso é Jay Garrick. Ainda não está muito claro porque Jay tem tanta birra com Harrison Wells. Acho que a rixa dos dois vai muito mais além da explosão do acelerador de partículas que o transformou em Flash e criou o Zoom e outros meta-humanos na Terra 2.
Esse plot teve um propósito, mas foi um pouco estranho. Patty encontra Wells e o reconhece, já que ele foi acusado de ter invadido o Mercury Labs. Patty atira no cientista achando que seria atacada. Nessa mesma hora, pensei: porque diabos ela fez isso? Achei bem desnecessário. Porém, quem o salva é Jay que, ao tomar a droga, ele recupera sua velocidade (por pouco tempo) e consegue retirar a bala do pulmão de Wells. Seria uma possível reconciliação dos dois? Será que o tiro serviu para mostrar que o velocista 6 funciona? Será que Patty vai ser afastada do cargo por causa do tiro?
Legends of Today foi um episódio excelente, dinâmico e com uma conexão perfeita entre os personagens. Pode ser que alguns achem que foi apenas um filler, mas acreditem: isso é apenas a introdução de uma série que está por vir e que promete ser muito boa.
PS: Adoro ver o Cisco e a Felicity juntos em cena.
PS 2: Vocês podem ver a continuação dessa história em Arrow, no episódio Legends of Yesterday.
E aí, o que acharam do episódio? Deixem nos comentários!
Avaliação
Melhor personagem: Barry, Oliver, Cisco e Felicity
Melhor cena: Oliver e Barry lutando contra Vandal Savage
Nota: 10