Stranger Things retorna com a parte 2 da 5ª temporada com mais revelações, explicações científicas, acerto de contas, momentos específicos que emocionam e o início do plano final. No entanto, esta nova leva de episódios, no geral, não impactaram tanto quanto a parte 1, prepara o terreno para o desfecho e deixa dúvidas que podem ser sanadas ou não no último episódio, o que pode ser uma jogada bem arriscada.
Além disso, fica ainda uma questão: será que Stranger Things, de fato, vai ter coragem de eliminar algum personagem? Ou encontrará alguma válvula para salvá-los?
Kali e o segredo do laboratório

Stranger Things não demora para responder como Kali foi parar na base militar no Mundo Invertido. Ela revela para Eleven que os soldados encontraram o seu grupo e mataram todos os seus amigos, sendo levada presa imediatamente. O objetivo da Dra, Kay não era matá-la ou estudar o seu poder e, sim, retornar com o programa que o Dr. Brenner iniciou anos atrás.
Assim, descobrimos que a Dra. Kay usa o sangue da Kali (008) para injetar em mulheres grávidas para criar novas crianças com poderes, como vimos Dr. Brenner fazer. No entanto, o sangue de Kali não tem a mesma força que o sangue de Henry/001 teve, e é por isso que a Dra. Kay deseja capturar Eleven, pois ela é a única que tem o mesmo nível de poder que Henry, com a capacidade de criar novas crianças com habilidades especiais que trabalhem a favor dos militares.

Quando esta revelação é jogada na tela, Stranger Things só reforça que a maldade sempre vem do ser humano, sendo o homem o verdadeiro monstro. Porém, Kali joga uma verdade dolorosa para Eleven: este é um ciclo vicioso. Ou seja, mesmo que Vecna e o Mundo Invertido deixem de existir, sempre haverá alguém para trazer de volta o programa para criar novos “monstros”, como Henry foi criado e, assim, abrir algo desconhecido novamente.
Com isso, Kali diz que a saída para destruir de vez este ciclo é se as duas destruírem o vilão e o Mundo Invertido e não voltarem mais. Neste caso, ou elas morrem ou ficam presas por lá, pois assim, o sangue delas não será usado e o programa não retornará.
Stranger Things: tudo o que rolou na parte 1 da 5ª temporada
É uma ideia radical e boa, mas será que esta é a única saída? E confesso que não confio muito na Kali. Ela passa uma sensação de falta de confiança e de que pode puxar o tapete a qualquer momento. E se ela estiver manipulando para entregar a Eleven nas mãos da Dra. Kay? O Hopper não confia na Kali ou só está sendo chato e protetor da Eleven?
A verdade sobre o Mundo Invertido

A parte 2 da 5ª temporada de Stranger Things também traz a verdade sobre o Mundo Invertido. No plot de Dustin, Steve, Jonathan e Nancy, o quarteto se encontra no laboratório de Hawkins no Mundo Invertido para encontrar o gerador do local e, assim, tentar atravessar a muralha e reencontrar a Holly.
No entanto, Dustin encontra o caderno do Dr. Brenner com todas as explicações sobre o laboratório e, é claro, sobre o que se trata este mundo.
Dustin descobre que não encontrou um gerador de escudo, nem magia das trevas (Vecna não criou isso). É ciência. Os físicos teóricos chamam de matéria exótica. Uma única fonte de energia que mantém a muralha em pé.
É revelado que tudo o que eles sabem, até agora, estava errado. O Mundo Invertido não é outra dimensão ou outro mundo. Na verdade, trata-se de um buraco de minhoca, uma ponte entre dois pontos no tempo e espaço. O Mundo Invertido é uma ponte entre o mundo real (Hawkins) e o mundo novo. Uma ponte sustentada por esta matéria exótica, centralizada em cima do laboratório.
É por isso que quando Nancy atira, tudo é abalado em volta, como vemos o derretimento de uma parte do mundo, enquanto a outra é sugada pelo buraco de minhoca. E é o poder de Eleven que faz com que ela, Kali e Hopper retornem para o mundo real.
Segundo Dustin, tudo o que foi enfrentado até agora – demogorgons, devorador de mentes e sombras – não são do Mundo Invertido e, sim, deste novo mundo.
E Henry foi banido para o Abismo quando Eleven o derrotou. E quando Eleven fez novamente o contato remoto com o Abismo, para procurar Henry à mando de Brenner, a ponte se formou e o Henry voltou.
Se pararmos para ver, o Dr. Brenner sabia de tudo desde o início, né? Um baita personagem cuzão.
Plano de Vecna

Finalmente temos também a verdade sobre a intenção de Vecna em Stranger Things. Quando o vilão prende a mente de Will no Mundo Invertido, ele revela que usou o garoto para construir os túneis debaixo de Hawkins. Desde da 2ª temporada, todas as noites, ao dormir, Will se conectava à colmeia e controlava os cipós para cavar os túneis, contaminando o mundo real com o Mundo Invertido.
Assim, o plano de Vecna é fundir o Novo Mundo (chamado de Abismo) com o Mundo Real (Hawkins). Durante este tempo todo, o vilão criou as fendas para enfraquecer o Abismo, assim como fez com Hawkins. O objetivo é fundir estes dois mundos para tornar único, pois Vecna quer fazer um mundo melhorado (à sua maneira). Para isso, as crianças são fundamentais para que tal colisão aconteça. E assim, descobrimos que as crianças estão presas no Abismo e não no Mundo Invertido, quando Holly retorna ao seu corpo, tenta voltar ao mundo real, chega a cair do céu para o Mundo Invertido, mas é recapturada por Vecna.
Acerto de contas

Em meio a este caos, alguns personagens usam do turbilhão de emoções para um acerto de contas, no caso, um acerto de emoções. De um lado, vemos Dustin e Steve chegar ao clímax ao ponto de brigarem fisicamente. Desde o início, sabíamos que Dustin carregava a dor da perda de Eddie, uma ferida não cicatrizada. E seu maior medo neste momento era perder Steve da mesma forma.
Quando ele finalmente expõe o que sente, a ficha de Steve cai e ele compreende a dor do amigo. E assim como Dustin, Steve também tem medo de perder o seu melhor amigo. Eu sabia que este acerto ia acontecer em algum momento e fico feliz que ambos fizeram as pazes.

Do outro lado, temos Jonathan e Nancy que, prestes a ficarem presos em uma sala que se derrete, eles finalmente discutem a relação. É uma DR saudável em que ambos finalmente expõem o que sentem, o que gosta ou não gosta, o que fizeram ou deixaram de fazer e o que ficou omisso até agora.
Para Jonathan, o pedido de casamento seria uma solução para a relação que estava afundando quando, na verdade, foi a sinceridade e comunicação que salvaram ambos.
Os dois se amam, mas eles também sabem que precisam se reencontrar, se autodescobrir e encontrar seus respectivos caminhos antes de se juntarem. Por isso, Nancy aceita “não casar com Jonathan”. Eles foram feitos um para o outro, mas também sabem que vão precisar seguir passos diferentes, talvez, reencontrando no final do caminho.
E sim, é um término, mas não é o fim do amor dos dois. E a Nancy já deixou claro que não tem nada com Steve e afirmou que o que ela sente pelo Jonathan nunca sentiu da mesma forma quando estava com o Steve.
A cena é metafórica, pois quando eles se acertam, a sala para de derreter mostrando que a relação voltou aos eixos e a ser sólida. Mas tal derretimento foi ocasionado pelo abalo do tiro que Nancy dá. E só parou porque o estrago não foi maior.
Sequências emocionantes

Além do desenvolvimento necessário para o público entender o que é o Mundo Invertido e a razão para tudo o que Vecna está fazendo até agora, Stranger Things também entrega sequências emocionantes que deixam o espectador sem piscar os olhos.
O primeiro momento marcante é quando Will acessa a mente de Vecna e usa o poder contra o próprio vilão para salvar Max e Holly. Não tem como negar que Will foi corajoso e audacioso, mesmo ciente do grande risco que teria. Ele chega a ser capturado por Vecna, mas é resgatado por Eleven.
Outro momento que deixa o coração apertado é a fuga de Max e Holly de Camazotz. Elas conseguem acessar a memória que amedronta Henry, mas não é revelado o grande trauma do vilão que se encontra naquela caverna, o que frustrou um pouco.

Mas quando ambas encontram suas saídas, a separação é emocionante e um pouco demorada, aumentando a atmosfera de tensão. E até o último minuto, você acredita que algo vai dar errado.
E paralelamente, acompanhamos a sequência do hospital, em que Vecna envia demogorgons cães para matar o corpo da Max. Robin revela tudo para Vicky, que só acredita quando vê o monstro. Lucas resgata o corpo de Max e junto com as meninas, ficam encurralados pelos monstros, sendo salvos por Karen, que desperta e explode as criaturas com tanque de oxigênio dentro da máquina de lavar. E neste exato momento, Max foge da prisão da mente de Vecna, retorna ao seu corpo e, finalmente, acorda.
Por fim, a sequência mais emocionante desta parte 2 de Stranger Things, sem dúvidas, é o monólogo de Will contando a todos sobre sua sexualidade. É possível sentir o mesmo engasgo e medo do personagem, e o espectador fica com um nó na garganta da emoção transmitida nesta cena.
Por ser tratar dos nos 80, ser gay é um grande tabu da época, com alto índice de rejeição. Não é à toa que Will tinha medo de contar a verdade, pois ele temia de ver a família e os amigos se afastarem e ele ficar sozinho. E Vecna sabia e usava isso contra ele.
Já assistiu Truque de Mestre – O 3º Ato?
O roteiro teve o cuidado de usar palavras bonitas para descrever exatamente o que Will sente em uma declaração linda sobre quem ele é. Também foi bonito ver Will encontrar apoio nos olhares do Jonathan (que já sentia que o irmão tinha algum sentimento por Mike na 4ª temporada) e da Robin (sua guia espiritual) enquanto ele se abria. E foi mais lindo ver todos abraçando e dizendo que nada mudará, especialmente a Joyce. E do jeito que a Joyce ama Will, é capaz dela ajudar o filho até arranjar um namorado rs.
O plano final

Com o alívio de poder revelar quem é de verdade, agora Will se vê fortalecido para enfrentar Vecna, que não poderá usar mais este segredo contra o garoto. A ideia é que Will se junte a Eleven para que ambos usem seus respectivos poderes para derrotar o vilão.
E o grande plano é fazer com que Vecna aproxime o Abismo de Hawkins, para que assim, todos tenham acesso ao novo mundo. Com isso, eles salvam as crianças e derrotam Vecna e fechem o Mundo Invertido.
No entanto, por ser um buraco de minhoca, o Mundo Invertido não pode ser destruído, pois segundo Dustin, tudo será sugado. Será que a ideia é fazer com que Eleven e Kali fiquem presas lá para manter o Mundo Invertido e, assim, salvar o mundo real? Seria este o grande sacrifício?
Pontas soltas e falta de coragem

Perceberam que, até agora, Stranger Things não matou nenhum personagem, certo? Será que a série vai ter coragem de matar alguém ou vai se acovardar?
Eu amo os personagens, mas a série teve momentos cruciais em que poderia eliminar algum personagem. Na sequência do hospital, Vicky ou Robin poderiam ter morrido. Até mesmo a Karen.
Na sequência do derretimento, eu cheguei a pensar que Nancy e Jonathan poderiam morrer neste momento e seria algo bem chocante matar os dois ou um deles.
Seria interessante assistir o final da série com o grupo desfalcado e enfrentando o vilão, mesmo calejados pela possível dor.

Outro ponto que me frustrou foi a cena da memória de Henry. Tivemos pequenas revelações, mas a memória não foi totalmente explicada. Porque Henry tem medo da caverna? Quem é o homem encontrado lá e por quê Henry o matou? O que tem naquela maleta?
Claro que quem assistiu à peça First Shadow, já conhece essas respostas. Mas eu gostaria de ter essas respostas na série e acho que isso poderia ter sido mostrado no momento em que Max e Holly acessaram a memória.
Talvez a revelação seja feita quando Will acessar essa memória e usar deste medo contra o Vecna. É uma teoria minha.
O que acharam da parte 2 da 5ª e última temporada de Stranger Things?
Ficha Técnica
Stranger Things 5 – Parte 2
Criação: Matt Duffer e Ross Duffer
Elenco: Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Winona Ryder, David Harbour, Jamie Campbell Bower, Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Maya Hawke, Priah Ferguson, Brett Gelman, Cara Buono, Amybeth McNulty, Joe Chrest, Linda Hamilton, Jake Connelly, Nell Fisher, Sherman Augustus, Emanuel Borria, Linea Berthelsen e Randy Havens.
Duração: 5º a 7º episódios
Nota: 3,0/5,0















