O último episódio. O final da série. O fim de uma era na Netflix. Não vou negar, eu gostei do final de Stranger Things. Não é um desfecho épico, teve pontos que não gostei por serem inconclusivos, além do fato de não terem a coragem e ousadia para tomar decisões difíceis. No entanto, senti felicidade e satisfação por testemunhar finais felizes pelos quais eu sempre torci.
Stranger Things foi um marco na Netflix, na cultura pop, em especial, para os fãs que cresceram junto com os personagens ao longo de 10 anos. Mesmo com ressalvas, a série fez história na TV, deixa sua marca registrada e uma saudade acalentada.
Início do plano…deu tudo certo?

O último episódio não perde tempo e vemos o grupo ir diretamente para o Mundo Invertido. De um lado, vemos Hopper, Eleven, Kali e Murray seguindo para o laboratório para que Eleven pudesse imergir no tanque e, assim, ter o tão aguardado acesso à mente de Vecna. Enquanto isso, os demais ficaram em posição na torre para acessar o Abismo.
Stranger Things: tudo o que rolou na parte 2 da última temporada
É claro que obstáculos, desafios e inimigos não faltariam neste final, desde o Abismo descer e colocar o grupo em risco na torre com uma possível destruição; a emboscada dos soldados para capturar Eleven; e é claro, Vecna acessar a mente de Hopper, a minha primeira cena favorita.
Uma ótima jogada que Stranger Things faz é Vecna entrar na mente de Hopper para fazer o próprio atrapalhar o plano. Ele acha que Kali sumiu e traiu eles e ainda atira no tanque, acreditando que matou Eleven quando, na verdade, era só para destruir o tanque e tirar Eleven da mente de Vecna.
Kali não traiu ninguém. Ela cumpriu com sua parte e foi até o fim. Ela sabia que poderia e iria morrer e aceitou o seu destino. Ela e Hopper são pegos pelos soldados, mas antes de serem mortos por Eleven, Kali leva um tiro.
Neste momento, fica mais que confirmado que Hopper não gostava da Kali e não se importava com ela. E depois de descobrir o verdadeiro plano das irmãs, foi a motivação que ele precisava para deixar a garota para trás enquanto salvava Eleven. No fim das contas, eu senti pena da Kali, que teve um destino triste, mas aceitável.
E finalmente temos uma última conversa entre Eleven e Hopper, o laço que os uniu, a relação de pai e filha e a escolha final que a garota precisava fazer. Foi uma conversa necessária para que Hopper deixasse Eleven seguir em frente para fazer a coisa certa.

Do outro lado, o grupo entra no Abismo, com direito a um belo susto ao fazer o público acreditar que Steve iria morrer. Mas ainda bem que isso não acontece.
Enquanto os demais realizam suas partes no plano, Eleven, Max e Kali acessavam a mente de Vecna. O reencontro de Vecna e Eleven é excelente, com direito a Kali tentando matar o irmão e a fuga das crianças, liderado por Holly Wheeler que, mais uma vez, provou ser uma excelente personagem nesta última temporada.
Holly mostrou que aprendeu direitinho com Max e conseguiu levar as crianças para a caverna, um espaço, até então, seguro. Mas tal segurança é corrompida quando Henry consegue enfrentar o grande medo que guardou todo este tempo.
Afinal, qual é a memória de Henry? O que tinha na maleta?

Finalmente descobrimos que a memória de Henry guarda o momento em que ele recebe seus poderes. Ao abrir a maleta, Henry coloca as mãos em uma pedra, que lhe dá acesso ao Devorador de Mentes. E aqui descobrimos que Henry foi usado pelo Devorador de Mentes como um canal para ter acesso à Hawkins e fazer tudo o que acompanhamos até agora.
O Devorador de Mentes sempre foi o grande vilão da história, enquanto Vecna era seu assistente, um veículo a ser usado para executar todo o plano até o momento. E quem chega a esta conclusão é Will, que percebe que Henry foi usado, assim como ele foi desde a 1ª temporada.

Mas Henry não aceita essa explicação e segue fiel ao seu mentor do mal até o fim, revelando que ele e o Devorador de Mentes são um só, ou seja, um não sobrevive sem o outro. Assim, o vilão entrega o caminho certo para derrotar dois monstros de uma só vez.
É possível entender essa parte em Stranger Things. No entanto, detalhes como ‘de onde veio o soviético que Henry matou?’, ‘quem pegou aquela pedra?’ ‘porque estavam escondendo a pedra?’ são explicados apenas na peça First Shadow. Poderiam ter feito um episódio focado neste plot para explicar dentro da série. E quem sabe essas respostas é porque assistiu à peça ou pesquisou sobre. Mas não foi pela série.
Vecna e Eleven

Se tem uma coisa que não podemos reclamar são das sequências de lutas no final de Stranger Things. O grupo lutando contra o Devorador de Mentes foi sensacional: sem medo, sem firulas, sem enrolação. Eles repetiram a fórmula usada para derrotar o monstro pela primeira vez na 3ª temporada, na sequência do shopping. E aqui foi a mesma coisa, mas em um cenário diferente e uma luta mais grandiosa.
Stranger Things: tudo o que rolou na parte 1 da 5ª temporada
Enquanto Nancy serviu de isca, os demais encurralaram o Devorador de Mentes do lado de fora e foi lindo de ver, desde Lucas salvando Dustin; Steve e Dustin fazendo justiça pelo Eddie; Nancy metralhando o monstro; Jonathan, Lucas, Robin e Mike tacando fogo no vilão.
Mas o momento magistral é quando Eleven chega no Abismo e, em uma sequência formidável, ela rasga o peito do Devorador, entra e arranca o Vecna de sua teia. A aguardada luta final de Eleven e Vecna finalmente ocorre e Millie Bobby Brown entrega o ápice de sua personagem aqui. E ela recebe a ajuda de Will, que derrota o vilão pela sua mente, enquanto Eleven destrói do lado de fora. E assim, tanto o Devorador de Mentes quanto Vecna são destruídos e as crianças são resgatadas.

Stranger Things fez questão de que Joyce pudesse finalizar o ato e se vingar daquele que fez tanto mal à sua família. Ainda vivo, Joyce decepa a cabeça de Vecna com o machado. E cada machadada representou a justiça sendo feita por aqueles que sofreram ou partiram: Eleven, Barb, Eddie, Bob, Karen, Holly, Will, Max e mais. Sem dúvidas, é uma cena que causa grande satisfação em assistir.
E não posso deixar de falar da ótima atuação de Jamie Campbell Bower. Ele assustou mais como Henry e seu olhar fuzilante do que caracterizado como Vecna.
Eleven morre?

Mas o final ainda estava por vir e Stranger Things encerra o arco de Eleven, que protagoniza o sacrifício a ser cumprido. Ao retornarem para Hawkins, o grupo é encurralado e preso pelos militares, enquanto Dra. Kay está pronta para colocar as mãos em Eleven.
A grande surpresa é que Eleven consegue sair da caminhonete e fica na entrada do Mundo Invertido. Ela se despede de Mike (pela mente) e diz que precisa fazer isso ou o ciclo nunca será encerrado. Assim, ela morre quando o Mundo Invertido explode com os detonadores, que também destroem a matéria exótica que mantinha tudo em pé. Abismo, Mundo Invertido, Vecna, Devorador de Mentes e demogorgons deixam de existir. E Eleven também.
Há uma cena que deixa dúvidas: como Eleven levou Mike para dentro da mente dela, sendo que ela estava sem poderes por conta do som que os militares usam? Ignorando a fanfic do Mike, Eleven consegue usar o seu poder, porque ela retorna para a entrada do Mundo Invertido. Então, quando a vemos, ela já está dentro do Mundo Invertido, na divisão com Hawkins e o som foi cortado por estar do lado de fora. Para mim, acho que foi isso que ajudou a não cortar os poderes dela. Mas é apenas uma teoria minha.

No entanto, Stranger Things deixa um final dúbio para Eleven, o que vai dividir opiniões. Durante o jogo de D&D, Mike conta que a Maga da história, no caso, Eleven, sobreviveu. Kali ajudou a irmã a forjar a morte para enganar os militares. Eleven foge e vai para o lugar com as três cachoeiras que ela e Mike tanto falavam. Para sobreviver, Eleven segue o seu caminho sozinha, sem sua família e amigos, para encontrar a paz que precisa.
E assim, o grupo decide que este foi o final de Eleven. Para mim, Stranger Things não teve coragem de mostrar, de forma nua e crua, a morte de sua protagonista, optando em colocar uma versão alternativa para a personagem.

Se os criadores queriam tanto que Eleven continuasse viva, porque não tiraram os poderes dela? Não tem mais Mundo Invertido, Devorador de Mentes, Vecna e Demogorgons. Os poderes de Eleven poderiam ter sumido de vez e, assim, os militares desistiriam dessa busca incessante por ela e, finalmente, Eleven teria sua vida de volta e um final feliz.
Finais felizes

Stranger Things entregou finais felizes que os fãs tanto torceram. Nossos personagens se formaram na escola, com direito ao maravilhoso discurso de Dustin na formatura, que limpou o nome de Eddie e a imagem do Club Hellfire na frente de todos. E ele entrou na faculdade para expandir o grande conhecimento que tem.
Lucas e Max são endgame! O casal finalmente cumpriu a promessa feita no final da 4ª temporada e a ida ao cinema aconteceu!
Com um empurrãozinho de Hopper e o apoio dos amigos e da família, Mike seguiu em frente. Ele ainda alimenta um pouco a esperança de que Eleven está viva, mas toma o seu rumo. E eu acho que ele vai seguir a carreira de escritor.
Will finalmente se sente livre! Saiu de casa, foi estudar fora e até encontrou um novo amor.

Nancy e Jonathan se separaram e cada um seguiu seu caminho. Nancy largou a faculdade para viver novas coisas; Jonathan segue firme em fazer o seu filme; Robin também foi morar fora, mas sempre que dá, retorna à Hawkins e participa do programa de rádio.
E Steve permanece em Hawkins. Ele se torna treinador das crianças e professor da escola. E segue em realizar o seu sonho de ser pai de seis pimpolhos. E a melhor parte? Steve e Dustin continuam melhores amigos e este foi um dos melhores desfechos.

E a felicidade não acabou! Joyce finalmente tem o seu final feliz, ao lado dos filhos e de Hopper. Eles têm o tão esperando encontro, com direito ao jantar e um pedido de casamento! Eu adorei e torci muito pela felicidade da Joyce! E do Hopper também, pois ele também mereceu.
O que ficou sem resposta ou eu não curti

Stranger Things terminou, mas deixou alguns pontos em aberto que, sinceramente, poderiam ganhar uma conclusão melhor.
– O que aconteceu com a Vicky? Ela simplesmente sumiu no final, depois que ela e a Max são pegas pelos militares. Ela e Robin terminaram? O que aconteceu para não dar certo entre elas?
– E o Murray? Ele ficou em Hawkins? Foi embora? Outro personagem que não teve final.
– Suzie nem apareceu, mas deve ser porque estava cuidando dos 10 irmãos! rs
– Sr. Wheeler sobreviveu! Quem disse que personagem planta não chega até o final da história, né? Mas até que gosto do divo inútil! rs
– Dra. Kay e os soldados saíram de cena sem punição? Em temporadas anteriores, vimos o prefeito de Hawkins, Brenner, laboratório e até Jason serem punidos. Por que isso não aconteceu na última temporada?
– Dra. Kay poderia ter um final alternativo. Por conta de sua obsessão pela Eleven, ela poderia ter ido até a entrada do Mundo Invertido para pegar a garota e morrido na explosão. Teria sido gostoso de assistir essa cena.
– Dr. Owens ficou esquecido na 4ª temporada. Ele não morreu, mas também não apareceu mais. O personagem poderia ter retornado na temporada final para ajudar o grupo (como fez desde a 2ª temporada) ou apenas para ajudar a punir os militares e encerrar de vez o programa.
– A memória do Henry não foi totalmente explicada, assim como a memória de 1959, a conexão com Joyce e os demais personagens e o que aconteceu na peça de teatro. Stranger Things poderia ter feito um episódio dedicado a explicar as memórias e o passado de Henry.
– Os demogorgons, demo-cães e demo-bats sumiram no último episódio. Nenhum deles apareceu no Mundo Invertido. A teoria é que Vecna tenha chamado todos para dar vida ao Devorador de Mentes novamente, já que ele se forma a partir da carne, como já vimos na 3ª temporada. Mas é apenas uma teoria.
– Eleven não precisava de um final alternativo. A série deveria ter tido coragem para matar sua personagem principal, ao invés de dar um final ambíguo para satisfazer todos os fãs. Faltou culhão em tomar uma decisão difícil.
O que você achou do final de Stranger Things?
Ficha Técnica
Stranger Things 5 – Episódio Final
Criação: Matt Duffer e Ross Duffer
Elenco: Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Winona Ryder, David Harbour, Jamie Campbell Bower, Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Maya Hawke, Priah Ferguson, Brett Gelman, Cara Buono, Amybeth McNulty, Joe Chrest, Linda Hamilton, Jake Connelly, Nell Fisher, Sherman Augustus, Emanuel Borria, Linea Berthelsen e Randy Havens.
Duração: 5º a 7º episódios
Nota: 3,2/5,0















