The Bear and the Bow foi centrado em três plots: a história de Mérida, a transformação de Rumple em heroi e a saga pela procura de Merlin. Apesar das cenas serem bem previsíveis, o episódio trouxe dinamismo e novos rumos para a história desta quinta temporada.
Na Floresta Encantada, Mérida e Bela formaram uma dupla bastante agradável. Por serem valentes e nunca desistirem tão fácil de seus objetivos, as duas se uniram para salvar os irmãos e o reino de Mérida. Claro que a princesa usou de sua ousadia para pedir ajuda. Poderia ter perguntado a Bela? Sim, mas isso não seria uma atitude forte da princesa. Durante a jornada, Mérida revela se sentir culpada pela morte do pai. Essa foi uma das razões para seu reino dar às costas. Sempre com o seu jeito de conselheira, Bela insiste para que Mérida não se culpe por isso. Ao chegar ao local onde seus irmãos estão prestes a morrer, a princesa exige que Bela a entregue a poção mágica para se transformar em urso. Contra, Bela obriga que Mérida use de sua bravura não só para salvar os irmãos, mas também para convencer o povo que ela é capaz de ser uma grande rainha sem precisar se casar com alguém. Pelos diálogos, já era possível saber o que iria acontecer nos próximos minutos. Mérida derrota seus inimigos, salva seus irmãos e toma seu reino de volta.
No dias atuais em Storybrooke, Mérida é obrigada a atender aos pedidos insanos de Emma. Com o objetivo de tornar Rumple um heroi para retirar a Excalibur da pedra, a Senhora das Trevas quer que a princesa faça o que for preciso para que isso aconteça. Neste caso, Emma exige que Mérida tente matar Bela, para assim, Rumple deixar de lado a sua covardia. Essa também foi uma cena bastante previsível, pois eu já estava ciente de que Rumple não iria lutar contra sua covardia, mas, no primeiro instante em que a vida de Bela fica em risco, Rumple cria coragem e desperta o seu lado heroico. O resultado disso? Ele retira a espada da pedra, dando mais poderes para Emma. Porém, Rumple nunca deixou de ser quem ele realmente é. Além de fazer seus acordos, ele avisa que Emma cometeu um grande erro: transformá-lo em heroi. Se como Senhor das Trevas ele já era ótimo, como heroi (meio vilão) será melhor ainda. Só nos resta saber o que ele será capaz de fazer para derrotar Emma.
No terceiro plot acompanhamos a busca de Merlin. Ao descobrirem que Emma libertou Merlin na Floresta Encantada, a pergunta que não quer calar é: onde está o feiticeiro? Para descobrirem a resposta, Regina propõe realizar a magia do cogumelo escarlate. No entanto, somente aquele que foi nomeado por Merlin como heroi e mensageiro de suas profecias é capaz de realizar a mágica. E essa pessoa é Arthur. Mas, a essa altura do campeonato, o espectador ainda se pergunta por que os personagens ainda confiam nele. Se alguém achou que o Rei Arthur mudou, está bastante enganado. Para conseguir o que quer, ele também é capaz de tudo, até de impedir que encontrem Merlin. Por isso, ele queima o cogumelo e fingi que a magia não deu certo. Como ninguém é bobo, sua manobra logo é descoberta e, com isso, Regina tem a brilhante ideia de chamar o Autor (Henry) para realizar o feitiço. Quando a magia é realizada, alguns se decepcionam com o resultado, pois é apenas uma mensagem gravada de Merlin. Ele revela que se alguém chegou até aqui é porque algo de grave aconteceu. Para isso, eles terão que encontrar Nimue, que é o único capaz de derrotar as forças do mal. Duas perguntas ficam no ar: o que realmente aconteceu com Merlin? E quem é Nimue? Claro que, mais pra frente já vamos saber de quem (ou o que) se trata.
Apesar das cenas serem bem previsíveis, The Bear and the Bow foi um episódio bom por acelerar o passo da história. Aqui, conhecemos um pouco mais sobre a vida de Mérida, vimos Rumple de volta à ativa, descobrimos que existe outra pessoa capaz de salvar Emma e, claro, a espada foi retirada da pedra. Temos aqui uma ótima receita para a continuação dessa história.
E aí, o que acharam do episódio? Deixem nos comentários!
PS 1: Achei legal a Zelena não cair na conversa da Emma. Por conhecer os macetes da maldade, a Wicked Witch sabe com quem está lidando.
PS 2: Eu adoro o Rumplestilskin, mas prefiro ele como Senhor das Trevas do que como heroi.
Avaliação
Melhor personagem: Mérida, Bela, Merlin e Rumple
Melhor cena: Mérida e Bela se unindo para salvar o reino
Nota: 8,0