Com co-produção entre Brasil, Itália, Alemanha e França, O Traidor foi selecionado para 72ª edição do Festival de Cannes, que acontece nos dias 14 a 25 de maio, no qual será exibido na competição concorrendo à Palma de Ouro. Com direção de Marco Bellocchio, no elenco estão Pierfrancesco Favino e a atriz Maria Fernanda Candido.

Baseado na história real de Tommaso Buscetta, o filme conta a trajetória do mafioso, o primeiro do alto escalão a se transformar em informante no caso do Maxi-Processo contra a Cosa Nostra. Quando Buscetta muda para o Brasil, começa uma guerra de poder entre os clãs mafiosos, liderada pelo clã da cidade de Corleone. Durante essa guerra interna Buscetta é preso e deportado para a Itália. Incomodado com o rumo que a máfia tomou, distanciando-se dos seus princípios originais, ele faz um acordo com o governo italiano para denunciar seus antigos comparsas numa delação premiada.
Conheça Bacarau, filme que representa o Brasil no Festival de Cannes
Pela primeira vez na história, um membro da Cosa Nostra quebrou a lei do silêncio e revelou ao mundo o funcionamento interno da máfia italiana. Com as provas fornecidas por Buscetta instalou-se o Maxi Processo, que condenou cerca de 500 mafiosos à prisão, sendo 19 deles à prisão perpétua.
O Traidor terá distribuição no Brasil pela Fenix Filmes e Pandora Filmes.