Mais uma vez a Netflix nos surpreende. Desta vez, ela analisou os seus dados globais de streaming da primeira temporada das séries mais assistidas atualmente (tanto as séries próprias da Netflix quanto as demais de outras emissoras) e buscou sinais do momento em que o espectador se apaixonou pela história. Dá para acreditar?
Mas, como isso foi feito? Quando os comerciais e o horário fixo de exibição desaparecem, e os consumidores podem assistir a uma temporada inteira de acordo com o ritmo de cada um, é possível ver os fãs surgindo. Ou seja, 70% do público que assistiu ao episódio piloto, completou a primeira temporada. A partir daí, os espectadores se apaixonaram pela série.
De acordo com o diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, “dada a natureza do horário nobre da TV tradicional, o episódio piloto é, indiscutivelmente, o ponto mais importante na vida de uma série. Na nossa pesquisa, com mais de 20 séries em 16 países, descobrimos que ninguém nunca foi fisgado no primeiro episódio. Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes está mais alinhado em como surgem os fãs.”
Mesmo identificando o episódio-gancho, os dados ainda são insuficientes para definir o ponto exato da trama que desencadeia essa paixão nos espectadores. No entanto, há ideias que ajudam a lembrar o momento em que a pessoa se apaixona pela série. Por exemplo, em Orange Is The New Black, o conturbado romance de Crazy Eyes com Piper envolve poemas, dor de cotovelo e fluídos corporais. Porém, o lançamento de um pedaço de torta deve ter sido o responsável por incontáveis maratonas (episódio 3). “Criar uma série para a Netflix me dá uma sensação única de intimidade”, conta Marta Kauffman. “A história pode seguir num ritmo muito mais natural, porque sei que posso contar com a atenção total do público. Afinal, o espectador está convidando esses personagens a entrar em sua casa.”
Globalmente, os episódios pilotos apresentaram uniformidade. No entanto, houve algumas diferenças geográficas. Os holandeses, por exemplo, se apaixonam mais rápido pelas séries. Na Alemanha, a série Arrow conquistou rapidamente os alemães, enquanto que How I Met Your Mother fisgou primeiramente o público francês. Em Better Call Saul, os brasileiros viraram fãs um episódio antes dos mexicanos. Apesar dessas diferenças, o momento em que os assinantes foram fisgados não teve relação com a quantidade de espectadores ou com a taxa de abandono, independentemente da série, número de episódios ou país.
Metodologia
Os dados do levantamento foram coletados a partir das contas de assinantes que começaram a assistir à primeira temporada das séries selecionadas entre janeiro e julho de 2015 no Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, México, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Entre abril e julho de 2015, foram Austrália e Nova Zelândia.
Para esclarecer: o episódio definido como “gancho” é aquele que, ao ser assistido, levou 70% dos espectadores a completarem a temporada. Primeiramente, esses episódios foram identificados por país. Em seguida, foi calculada a média para chegar ao episódio-gancho global. Não há relação entre episódios-ganchos, o total de espectadores ou desistência.