Peter Nowalk escutou a voz da consciência chamada Shonda Rhimes e, depois de pensar muito, arriscou tudo para eliminar um dos protagonistas da série! Depois de semanas de espera, finalmente sabemos quem está debaixo do lençol e o choque foi grande para muitos fãs. A vítima desta vez é Wes Gibbins. Sim, eu sei que você está surpreso neste momento e eu também fiquei assim nos minutos finais do episódio. Who’s Dead chegou para encaixar as peças do quebra-cabeça que foram espalhados na primeira parte da 3ª temporada e a forma como os roteiristas montaram as pistas foi formidável, pois fez a gente acreditar em uma coisa quando, na verdade, a série estava indo para outro caminho.
Até onde sabíamos, Wes estava na polícia para depor contra Annalise, pois alguém está investigando a advogada. As cenas indicam que quem está por trás disso é a promotoria, especificamente a nova namorada de Nate que, agora, é ex. Ela fez Wes ir até a delegacia para depor tudo o que sabe a respeito de Annalise. Mas Wes não é bobo e exigiu toda a proteção possível para que nada respingasse nele. Infelizmente, a cena foi interrompida no momento em que a protagonista começa a ligar para os seus alunos, pedindo que todos se reunissem em sua casa. Oliver, Laurel e Asher são os primeiros a saber, mas apenas Laurel chega na casa. Ao saber da investigação, Nate também vai atrás de Annalise em sua casa, fazendo os telespectadores acreditarem que as vítimas são ele e Laurel.
Mas em How To Get Away With Murder nem tudo é o que parece e antes de chegar ao grande ápice do episódio, vemos no que deu o confronto final entre Annalise e Frank. Graças a Bonnie, ele não se matou, o que deixou a advogada enciumada com tal cumplicidade entre os dois. No entanto, a relação desses três é muito mais complexa do que imaginava. Bonnie ama Annalise e a gente sabe que ela faria qualquer coisa para protegê-la. Mesmo com uma recaída alcoólica, Bonnie a acolhe novamente e deixa Annalise dormindo em sua casa. Enquanto isso, ela se encontra com Frank novamente e um diálogo entre os dois nos dá um sinal de alerta: Bonnie diz que ele é o único que pode estabilizar a situação sem que ninguém saia machucado. O que ela quis dizer com isso?
Annalise acorda e liga para os seus alunos e segue direto para sua casa. O que ela encontra? Fogo, caos, polícia, escândalo, uma pessoa ferida e outra morta. A suspeita número 1, é claro, é ela e com isso Annalise é presa imediatamente. Mas antes de ser algemada, ela pede a Oliver para que apague tudo o que está no seu celular, para omitir que ela ligou para alguém naquela noite. Mas será que é só isso?
Wes morreu de forma trágica e a única coisa que sabemos até agora é que antes de assinar os papeis na delegacia, ele recebeu o telefone de Annalise e saiu imediatamente do local. Será que ele foi para algum lugar antes ou seguiu direto para a casa da advogada? O segundo ponto importante é que Wes não morreu queimado, pois ele já estava morto antes da casa explodir! Quem o matou?
No hospital, Laurel acorda desesperada perguntando por Wes. Na minha concepção, ou ela viu o rapaz já morto na casa ou viu alguém o matando. Laurel viu alguma coisa, mas só vamos descobrir mais pra frente. Outra grande dúvida que fica é como Nate conseguiu sair a tempo antes da grande explosão? A montagem das cenas mostra que tudo aconteceu em um espaço curto de tempo, dando poucos minutos para Nate sair correndo de lá antes de o fogo dominar a casa. Com certeza há peças faltando nessa parte e só vamos descobrir quando a série retornar do hiato.
Agora que sabemos quem está vivo e quem está morto, entra a nova pergunta: quem é o assassino de Wes Gibbins? Eu tenho quatro suspeitos: o primeiro é Frank, pois ele tem motivos de sobra para eliminar Wes: ciúmes da Laurel; o caso Mahoney; e por Wes saber de muita coisa sobre os assassinatos de Sam e Rebecca. O segundo suspeito é Connor, pois no começo da temporada, o rapaz ameaçou Wes de morte caso ele abrisse a boca para a polícia. Wes abriu a boca, mas como Connor descobriu isso em pouco tempo? O terceiro suspeito é o filho de Mahoney, que foi acusado injustamente por Wes de ter assassinado o próprio pai. Por fim, a grande suspeita é a Annalise, mas ainda estou tentando entender em que momento ela atacou Wes sendo que ela estava na casa de Bonnie. Acredito que, dessa vez, Annalise não fez nada. Mas tudo pode mudar, não é mesmo?
Como Wes morreu ainda não sabemos, mas há uma pista. Lembram quando Annalise estava queimando os arquivos e ela usou o famoso troféu para quebrar o computador? Será que o Wes foi golpeado pelo mesmo troféu que usou para matar Sam? Se for isso, o mundo dá voltas mesmo.
Por mais que eu não gostasse de Wes (não gostava mesmo), não achava que Shonda Rhimes e Peter Nowalk seriam capazes de matar o queridinho de Annalise, mas eles mataram e essa ousadia ganhou o meu respeito. Agora a segunda metade da 3ª temporada de How To Get Away With Murder focará em descobrir quem matou Wes. Será uma jornada misteriosa e bem triste para todos os personagens, até mesmo para os telespectadores.
E aí, o que acharam deste episódio chocante? A série retorna com os episódios regulares no dia 19 de janeiro de 2017, nos Estados Unidos. Até a próxima review!
Avaliação
Melhor cena: a morte de Wes Gibbins
Melhor personagem: todos, sem exceção.
Nota: 10
Fotos: IMDB