Grey’s Anatomy retorna em sua 16ª temporada, tornando-se a série médica com maior longevidade na televisão americana. A nova temporada ganha uma nova dinâmica após os eventos no final da 15ª temporada dividir os personagens e trazer novas consequências para cada um. Sinceramente? Estou gostando desta nova estratégia e o fato da série colocar os protagonistas em uma nova ambientação a fim de trazer novos desafios para suas carreiras. Já estava mais do que na hora de renovar o cenário. Mas a pergunta é: por quanto tempo vai ficar assim?
Ao final da 15ª temporada vemos Meredith burlar o sistema de saúde e burocrático do hospital para que sua paciente pudesse ser operada, uma vez que não tem convênio e seu pai não tinha condições de pagar o tratamento. No entanto, a chefia descobre tudo, DeLuca chega a se declarar culpado e até vai para a cadeia, mas Meredith impede isso, confessa o que fez e, assim, ela, Alex Karev e Richard Webber são demitidos, já que eles também estavam envolvidos no caso. Meredith até se livra da prisão, mas precisa cumprir a pena comunitária e aguardar a justiça para saber se sua licença médica será cassada ou não.
Para complicar um pouco mais, em uma tentativa de colocar os sentimentos para fora e revelar o que há de podre no sistema de saúde, Meredith escreve um artigo que é publicado distorcidamente na internet, causando uma repercussão negativa para o Grey Sloan Memorial Hospital que, como consequência, faz alguns médicos pedirem demissão, enquanto pacientes se negam a serem tratados lá. Dentro do hospital, alguns residentes ficam a favor de Meredith e a defendem a qualquer custo, enquanto outros temem até perder o emprego por conta da imagem manchada.
Mas os efeitos colaterais não param por aí. Com a demissão dos três médicos principais, feitos pela Dra. Bailey, Catherine Fox coloca o Dr. Koracick como o chefe geral, enquanto Bailey acaba ficando abaixo em seu cargo. Além disso, isso complica a situação do Dr. Hunt, que entra em conflito com Koracick a ponto de receber uma ordem de restrição.
Com tantos abalos, mágoas e chateações, além do déficit de médicos, a Dra. Bailey fica bastante irritada e até chata demais, sem dar a chance a Meredith de se explicar, inclusive dando mancadas com todos a sua volta. Mas há uma razão para esta mudança de humor extrema: além do diagnóstico do início da menopausa, Miranda Bailey está grávida! Tenho que confessar que adorei esta notícia e quero ver como ela e o Ben vão lidar com a nova situação que, com certeza, vai mudar bastante a rotina deles.
Por conta de todos esses problemas, os personagens se dividem gerando uma nova e positiva dinâmica em Grey’s Anatomy. Demitidos no Grey Sloan, Alex Karev e Richard Webber começam a trabalhar no Pac North Hospital, que necessita urgentemente de reforma, repaginada, tecnologia e médicos mais experientes e ativos. Tal mudança está sendo um grande desafio para os dois, mas é bom vê-los fora da zona de conforto, pois trará mais experiência, valor e significado com relação à medicina. Uma novidade é que, para atender um paciente que recusou o Grey Sloan, o Dr. Hunt o leva para o Pac North e, assim, Karev o convida para trabalhar lá. Já que ele saiu de ‘licença paternidade’, ele se demite e resolve trabalhar no novo hospital, enquanto a Dra.Teddy Altman assume o seu posto no Grey Sloan.
Crítica: O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
Aliás, será que quando a Meredith for julgada e, caso não perca sua licença médica, ela voltará para o Grey Sloan? Será aceita? Ou será que ela vai para o Pac North? A verdade é que estou torcendo para que ela vá para o novo hospital, mesmo que seja temporariamente. Mas, mais do que afetar sua carreira médica, esta situação também está afetando seu relacionamento com o Dr. DeLuca, já que, em parte, ele tentou defendê-la, está do lado dela, mesmo não concordando com o artigo e, para complicar, leva várias broncas da Dra. Bailey sem, às vezes, não ter culpa de nada, o que, de novo, traz pontos negativos para a Miranda.
Relacionamentos
Claro que Grey’s Anatomy jamais deixaria de lado os relacionamentos amorosos e o melhor casal desta temporada que é Amelia e Link. Entre idas, vindas e indecisões, um grande acontecimento faz a dupla decidir a relação por definitivo. Amelia está grávida e, desta vez, quer levar a gravidez adiante, com o apoio de Link. O medo pela maternidade/paternidade não seria diferente, mas o mais bonito foi ver a conversa que os dois tiveram em relação ao bebê – sendo que Link sabe da sua situação (ele já teve um problema de saúde) e Amelia já perdeu um bebê – afirmando que ele apoiaria qualquer decisão que ela tomasse. Este, sem dúvidas, é um dos casais mais promissores desta temporada e espero que Grey’s Anatomy não estrague esta relação e não faça com que nenhum dos dois sofra algum tipo de tragédia, porque nenhum deles merece isso.
Já Alex Karev e Jo deram um salto positivo na relação, que ficou bastante estremecida na temporada passada devido à descoberta sobre Jo ser fruto de um estupro e esta ser a razão de sua mãe a ter abandonado. A personagem passa por tratamento psicológico (já estava na hora), e isso faz o casamento se recuperar e ambos ficarem ainda mais unidos, mesmo trabalhando em hospitais diferentes. Mas acredito que a série ainda desenvolverá melhor este plot.
Entre todos os relacionamentos, o pior é o de Maggie e Jackson. Há duas temporadas o casal não tem agradado alguns fãs por conta da médica, no entanto, nesta nova temporada, Jackson conseguiu atingir o nível da babaquice devido ao desentendimento com Maggie no acampamento e ainda a abandonou no meio do trânsito durante a forte neblina na cidade na temporada anterior. Ela tinha todo o direito de ficar chateada e ficou e, ainda assim, ele terminou o namoro com ela. O relacionamento mal acabou e o médico já está envolvido com a bombeira Victoria Hughes, da série Station 19. Duas coisas ruins ao mesmo tempo é difícil de digerir. Para começar, o personagem caiu no posto de babaca; agora, Grey’s Anatomy quer fazer mais crossovers com o spin-off? Sorry, mas detesto esta série. Por conta do episódio em que o Dr. Jackson Avery faz uma operação arriscada em uma garotinha e fica contra o Dr. Koracick em filmar para ser exibido na televisão, ele ganha alguns pontos. Poucos, mas ganha. Espero que a série não piore um personagem que sempre ganhou um bom desenvolvimento nas tramas.
E aí, o que estão achando da 16ª temporada de Grey’s Anatomy?
Nota: 7,8
Fotos: Spoiler TV