Depois de um longo hiato, Gotham está de volta! Gosto muito da série e estava com saudades, mas não achei que o retorno foi o melhor de todos. How The Riddler Got His Name foi quase todo centrado na ascensão de Edward Nygma e sua transformação no famoso Charada. Após atirar em Pinguim e jogá-lo no rio, o personagem quer provar que é capaz de ser um ótimo vilão e controlar a cidade sem a sombra de Oswald. Mas não é exatamente isso que acontece. Praticamente o episódio todo vemos Nygma tendo alucinações com seu amigo, já que ele toma alucinógenos. O começo dessa história é um pouco confusa, mas logo é possível compreender que Nygma quer que Pinguim veja com os seus próprios olhos que o rapaz é capaz de ser tornar forte sem a ajuda de seu “mestre”.
Esse desenrolar do Nygma é um pouco chato e até forçado. Pra começar, ele faz as mesmas coisas que fazia antes: deixa charadas como pistas e quem não decifrá-las, morre. Além disso, seu objetivo é conseguir um oponente, afinal, todo vilão tem aquele herói que irá impedi-lo a qualquer custo. Com Gordon temporariamente fora da jogada, a responsabilidade fica nas costas de Lucius Fox. Gostei de ver a forma como Lucius trabalha, pois ele é pontual e certeiro em desvendar as pistas. Porém, o que mais me intrigou foi o fato da polícia não ter descoberto rapidamente que a pessoa que assassinou os intelectuais da cidade é o Nygma. Quem é a única pessoa que adora fazer charadas e tem uma voz bastante peculiar e vilanesca na série? Nygma! Ele trabalhou por um bom tempo na polícia e nem o próprio Bullock percebeu que as pistas foram deixadas por ele? Erraram feio, erraram rude hein produção!
Claro que a jogada final seria desvendar as últimas charadas de Nygma para poder salvar Bullock e os demais policiais em um evento da academia de polícia de Gotham. Lucius consegue obter sucesso e, de quebra, ainda descobre que foi Nygma quem “eliminou” Pinguim. Todo esse circo foi para mostrar que o verdadeiro Charada chegou e, agora, irá dominar Gotham na ausência do prefeito. Eu gosto muito do personagem, mas achei que sua ascensão foi um pouco fraca e forçada. Esperava algo melhor. Aliás, talvez esse poder nem dure por muito tempo, pois Pinguim está vivo, graças a Ivy Pepper. Agora é uma questão de tempo para termos um novo conflito entre Oswald e Nygma.
Enquanto isso, acompanhamos o novo plot de Gordon que é lidar com o retorno do seu tio, que faz parte da Corte das Corujas. Claro que a ideia de se aproximar de Gordon é para levá-lo de vez para dentro da Corte, no entanto, ainda não sabemos se é para fazer o bem ou o mal. Toda a história sobre o passado do pai de Gordon e a relação com o tio pode até ser verdadeira, mas também pode ser conversa pra boi dormir só para atrair Gordon. Mas essa primeira tentativa não teve tanto sucesso assim.
Por fim, acompanhamos Bruce Wayne caindo em uma nova armadilha da Corte das Corujas. Depois de acreditar que Selina estava tentando se comunicar com ele, ele vai atrás da garota e, é claro, descobre que nada daquilo era verdade. Até os telespectadores já sabiam disso desde o começo do episódio. Estava óbvio que ele cairia na tal armadilha. Infelizmente ele é sequestrado pela Corte e, em seu lugar, entra sua cópia que foi feita em Arkham. Lembram-se dele? Agora é uma questão de tempo para Alfred perceber que o jeito e as atitudes de Bruce estão bem diferentes.
Gotham entrou na fase em que os herois retomarão a sua ascensão e Bruce Wayne iniciará sua transformação no Batman. Espero que esse desenvolvimento seja bom.
E aí, o que acharam do retorno de Gotham? Deixem nos comentários!
Avaliação
Melhor cena: o retorno de Pinguim; o sequestro de Bruce
Melhor personagem: Pinguim, Nygma, Lucius e Bruce
Nota: 6,5
Fotos: IMDB e Recap Guide