A Netflix chega novamente com mais um romance agradável. Você Nem Imagina (The Half Of It) até engana ao aparentar ser mais um romance clichê que os telespectadores vão assistir, mas consegue fugir da mesmice ao abordar de forma leve, filosófica e melancólica o significado do amor e a forma como este sentimento se desperta na protagonista, dividindo-se no autoconhecimento, descobertas, amizades, família e sexualidade, tudo de forma simples e profunda. É um filme que, pode te deixar com o coração quentinho, como também deixar uma atmosfera mais reflexiva e até um pouco pesada. Vou explicar o porquê.
Dirigido e roteirizado por Alice Wu, Você Nem Imagina conta a história de Ellie Chu (Leah Lewis), uma garota muito inteligente e tímida, que leva seu último ano na escola de forma bem discreta e pacata, como sempre. Ela mora com o pai que é chefe da estação de trem da cidade e, quase sempre, o ajuda nos horários de trabalho sinalizando a chegada do trem. Para complementar a renda de casa, Ellie se encarrega de fazer redações e demais trabalhos dos alunos em troca de dinheiro, até que um pedido inusitado faz tudo mudar ao seu redor.
Um dia, um jogador de futebol da escola, Paul (Daniel Diemer), pede para que Ellie escreva uma carta de amor para Aster Flores (Alexxis Lemire), que afirma estar completamente apaixonado por ela. Com o objetivo de ter uma grana a mais na conta, Ellie aceita o desafio e escreve uma linda carta que dá início a uma relação inesperada. À medida que ela vai escrevendo outras cartas e passa a trocar mensagens com Aster, como se fosse Paul, a garota começa a entender, em pequenos passos, o que significa o amor e suas sensações. Mas, mais do que este sentimento, Ellie passa a compreender melhor quem ela é, o que quer e qual é o seu espaço no mundo.
Primeiras impressões da série Defending Jacob
Logo no início, o filme faz questão de explicar o surgimento das pessoas, do que possa ser a ‘alma gêmea’ e o porquê estamos sempre correndo atrás da nossa ‘cara metade’, tudo isso em um formato bonito e singelo de dobradura. Além disso, o longa insere frases importantes sobre o amor e seus autores para direcionar o público do que ele poderá ver durante o desenvolvimento da trama.
Assim que o público é inserido na história e já sabe quem são os personagens principais, é aí que Você Nem Imagina torna-se uma boa surpresa, uma vez que o filme faz o telespectador imaginar que irá acompanhar mais uma história típica de adolescente se descobrindo no auge desta época, com os famosos altos e baixos durante a fase escolar, seja nas amizades e no amor. De fato, isso até acontece, no entanto, o roteiro sabe trabalhar bem esses clichês ao entregar uma essência mais filosófica sobre o amor e momentos mais melancólicos sobre a autodescoberta da protagonista.
Sempre tímida e introvertida, Ellie passa a se ver com outros olhos ao mergulhar no significado do amor e a experimentar este sentimento quando se envolve com Aster por meio das palavras. Aqui, o filme deixa claro com relação à sexualidade da protagonista sem pesar, ou seja, tal informação é dada com leveza e naturalidade, sem provar a todo o tempo os medos e dúvidas sobre a escolha. É apenas uma informação a mais, uma vez que o que realmente importa é o mergulho que Ellie dá ao conhecer um universo mais sentimental, sem focar tanto em um possível casal.
Você Nem Imagina não faz questão de juntar pares e sim, desenvolver as relações pessoais entre os personagens e consigo mesmo, como a amizade de Ellie e Paul, que é algo divertido de acompanhar, além de ser progressivo. O que era apenas um trabalho pago passa a ser uma amizade em que ambos descobrem segredos, desejos, sonhos e o passado de cada um. Paul sonha em fazer sucesso com o famoso Taco Salsicha, uma receita tradicional de sua família. Além disso, Paul acaba melhorando muito em sua performance como jogador, uma vez que ele passa a correr mais e melhor, devido às suas constantes caminhadas com Ellie. Vocês repararam nisso? Ellie passa a ver Paul com outros olhos e não mais um garoto popular antipático da escola, um rapaz que acaba se importando com sua história, seu passado triste e sua relação com o pai.
Aliás, outro fator que chama a atenção e, novamente, faz o filme deixar o clichê do romance em segundo lugar, é a relação melancólica de Ellie com o pai, revelando certa ausência paternal desde que a mãe faleceu e a garota precisou crescer e se tornar independente precocemente. O filme traz cenas bonitas da relação dos dois, mas infelizmente perde a oportunidade de explorar com mais detalhes o relacionamento de pai e filha.
Netflix: confira 10 dicas de filmes para assistir na quarentena
Outro ponto que fica a desejar é que, no dado momento em que Paul percebe os verdadeiros sentimentos de Ellie com Aster, ele julga a garota injustamente, dizendo palavras fortes com relação à sua sexualidade. Realmente, não entendi direito a razão da diretora/roteirista em optar por colocar tal cena no filme, uma vez que isso quebra o clima e todo o significado que a história quer trazer.
A grata surpresa do filme é a atuação de Leah Lewis que entrega uma ótima evolução da Ellie, desde a garota tímida que faz o trabalho dos outros em troca de dinheiro, até a Ellie que grita para todos o que realmente acha sobre o amor, sem sentir vergonha de nada. O seu envolvimento com Aster é até bonito, mas acaba ficando em segundo plano, uma vez que o foco mesmo é entender como a protagonista se enxerga e compreende tal sentimento dentro de si. Inclusive, o público mergulha um pouco na vida de Aster que, por sinal, também deseja muito mais do que uma vida quadrada como sua família deseja, como casamento e filhos. E é a partir da relação com Ellie/Paul, que a garota vai dimensionar os seus desejos.
Hércules: Disney confirma o desenvolvimento da live-action
Por mais fofo que seja, Você Nem Imagina tem seus momentos melancólicos – até demais – que pode deixar uma atmosfera um pouco deprimente, na minha opinião. Além disso, o filme acaba dando algumas barrigadas no segundo ato, tornando certos momentos um pouco cansativos. Se o longa durasse 15 minutos a menos, ficaria até melhor.
Considerações finais
O final fica em aberto, dando a possibilidade de um segundo filme, mas mesmo que não tenha, acredito que seja um desfecho ideal para a história, afinal, a jornada de Ellie está apenas começando e esta foi a primeira de muitas descobertas que virão.
Você Nem Imagina é um romance que sabe trabalhar as temáticas clichês de filmes adolescentes, dando um significado maior ao amor, focando na autodescoberta da protagonista e não apenas na formação de um casal. É um filme leve, natural e um pouco melancólico.
Ficha Técnica
Você Nem Imagina
Direção: Alice Wu
Elenco: Leah Lewis, Daniel Diemer, Alexxis Lemire, Enrique Murciano, Collin Chou, Wolfgang Novogratz, Becky Ann Baker e Catherine Curtin.
Duração: 1h45min
Nota: 7,2