Tudo começa com Um Pequeno Favor (A Simple Favor), como o próprio título já diz. O filme dirigido por Paul Feig é cínico, irônico, ousado e despretensioso, em que os personagens apresentam um lado sombrio em contraste a um clima elegante, claro e reluzente, cujas aparências enganam. Ninguém é inocente nesta história.
Na trama, Stephanie (Anna Kendrick) é uma jovem mãe que divide o tempo entre a criação do filho e o trabalho como youtuber, uma vez que ela faz vídeos com dicas de maternidade, lifestyle, cozinha, entre outras coisas. Quando sua “nova amiga” Emily (Blake Lively) pede para ela pegar seu filho na escola e, logo em seguida, desaparece misteriosamente, Stephanie inicia uma caçada para descobrir a verdade por trás do súbito sumiço da amiga. Ela é acompanhada pelo marido de Emily, Sean (Henry Golding), neste thriller cheio traições, segredos, amor, lealdade e vingança.
Elegante, Um Pequeno Favor é um filme noir pós-moderno que apresenta uma narrativa não linear, com Stephanie relatando em seu canal sobre o desaparecimento de Emily, ocorrido há cinco dias. Assim, o público volta no tempo para tomar conhecimento de como a amizade de Emily e Stephanie começou, duas pessoas com personalidades completamente distintas, mas unidas por segredos em um clima cínico.
Blake Lively está sensacional neste filme e entrega um personagem com uma ousadia pura e sem papas na língua, que contrasta com sua elegância e postura de madame. Mas mesmo com tanta finesse no ar, Emily deixa claro em seu semblante que esconde um segredo, um sofrimento, algo que pode afetar muitos em sua volta, especialmente seu marido e filho. Aliás, ela como mãe está demais, pois ela tem umas atitudes muito absurdas, mas ao mesmo tempo, incríveis. Você ri de desconforto, mesmo sabendo que ela se importa com o filho.
Anna Kendrick está no mesmo nível de Blake, e entrega uma personagem cujo cinismo é crescente e atraente, fazendo o público não se revoltar com ela em nenhum momento, mesmo que certas atitudes não sejam tão certas e condizentes. Stephanie entrega todo um ar de ‘santinha’, ‘pura’ e mãe perfeita, mas por trás dessa personalidade, há momentos sombrios e repletos de dúvidas que a perseguem até hoje.
Henry Golding também está bom no filme e entrega um personagem bastante contraditório, pois não se sabe quando Sean está dizendo a verdade ou não, deixando muitas questões sem respostas com o propósito de que o público tire as próprias conclusões.
Confira a primeira imagem de Chucky no remake de Brinquedo Assassino
Quando Emily desaparece, o filme engrena em boas sequências de investigações, em que máscaras começam a cair e segredos vêm à tona ao espectador, tornando a trama cada vez melhor. O que não falta em Um Pequeno Favor são reviravoltas apelativas e incríveis que vão prender a sua atenção até o último minuto.
No primeiro momento, a trama faz questão de jogar as informações de forma aleatória, tornando o desaparecimento ainda mais misterioso, mas assim que as pistas são alinhadas, é possível pensar em várias possibilidades sobre qual rumo o filme irá tomar, além da verdade por trás do mistério. No entanto, pode ser que alguns cheguem perto de desvendar, mas o roteiro faz questão de enganar os olhos do público com plot twists cômicos, sarcásticos e sensacionais.
Através da moldura aparente e a desconstrução das camadas dos personagens, o filme critica que toda perfeição há sempre uma falha, seja pequena ou grande, mas sempre haverá. Por trás dos cenários requintados, figurinos elegantes e ousados há uma podridão escondida embaixo do tapete, revelando que todos podem ter um segredo (sujo ou não) e que a inocência é o último fator a se pensar nessa história.
Confira o visual de Joaquin Phoenix no filme Joker
Uma coisa interessante que o filme faz é desenvolver quase toda a trama pelo ponto de vista da Stephanie em seu canal no youtube, dando a entender que ela usa desta tragédia para se autopromover nas mídias sociais. Uma indireta perfeita para muitas pessoas deste meio, vocês não acham?
Mas assim como a história, o filme também não é perfeito e em alguns momentos há certa ‘barrigada’ no desenvolvimento e cenas desnecessárias, que poderiam ter sido cortadas facilmente, que ninguém sentiria falta.
Considerações finais
Um Pequeno Favor é elegante, fino, estonteante e completamente cínico. A história te engrena em um mistério com humor negro, sarcasmo e falsidade que não causam revolta, pelo contrário, você se impacta com a ousadia dos personagens e, é claro, o desfecho sensacional que o filme nos dá.
Você pode fazer Um Pequeno Favor e ir assistir ao filme?
Ficha Técnica
Um Pequeno Favor
Baseado na obra de Darcey Bell
Direção: Paul Feig
Elenco: Blake Lively, Anna Kendrick, Henry Golding, Andrew Rannells, Jean Smart, Eric Johnson, Rupert Friend, Bashir Salahuddin, Sarah Baker, Linda Cardellini e Glenda Braganza.
Duração: 1h58min
Nota: 8,0