Se você gostou do primeiro Sonic, lançado em 2020, prepare-se para ficar com o coração ainda mais quentinho com Sonic 2 – O Filme. A sequência apresenta uma aventura maior em mais de um cenário; explora mais a essência do protagonista enquanto apresenta novos personagens adoráveis que lidam com o ótimo vilão; torna a trama mais divertida com referências ao videogame, o que agrada principalmente os fãs, além das referências à cultura pop que garantem um ótimo alívio cômico. O final é bom deixando aquele gancho satisfatório para o terceiro filme já confirmado. Vale a pena assistir e vou te dizer o porquê.
******CONTÊM SPOILERS******
Com direção de Jeff Fowler, Sonic 2 – O Filme parte dos eventos finais do primeiro longa em que vemos Sonic (Ben Schwartz), agora, vivendo em Green Hills ao lado de Tom e Maddie, sua mais nova família. Mas o protagonista quer fazer mais pelas pessoas e a cidade e, assim, o ouriço salva o dia em uma sequência divertida em que detêm os bandidos, mas deixa um pequeno rastro de destruição pelas ruas, ajudando de um jeito improvável. Sonic que ser um herói, ‘A Justiça Azul’, mas por ser ainda uma criança, Tom (nosso querido Lord Donut) teme que ele ainda não esteja preparado para esta fase, sugerindo que Sonic aguarde o grande momento lhe chamar para que, assim, seus poderes sejam usufruídos com sucesso e segurança.
Mas este momento está prestes a chegar, uma vez que o Dr. Robotnik encontra um jeito de sair do planeta dos cogumelos após meses aprisionado. Ao abrir um portal, o vilão se depara com o seu futuro aliado, Knuckles, que tem o grande objetivo de encontrar a esmeralda com o poder de destruir civilizações para, assim, vingar o seu vilarejo. Tal parceria acontece já que ambos desejam colocar as mãos em Sonic, que se torna a grande chave para encontrar o objeto valioso. Agora, Sonic precisa correr contra o tempo e contará com a ajuda do seu novo amigo Tails para uma grande jornada rumo à esmeralda, antes que caia nas mãos erradas.
Enquanto o primeiro filme foca em apresentar o protagonista, suas origens e sua adaptação na Terra, mais precisamente em Green Hills, Sonic 2 vai além deste cenário levando o personagem para diferentes ambientações durante sua aventura tanto para fugir dos inimigos quanto para encontrar a esmeralda, seja no frio da Suíça, no caloroso Havaí onde Tom e Maddie participam do casamento da irmã Rachel (Natasha Rothwell); e no meio do mar onde as reviravoltas finais acontecem.
Além disso, a aventura em si torna-se divertida e hipnotizante por conta dos obstáculos que os personagens precisam passar, ganhando uma caracterização aventuresca que até lembram os filmes Indiana Jones e Tomb Raider.
Enquanto o espectador acompanha a missão de Sonic em encontrar a esmeralda e, consequentemente, impedir que Robotnik e Knuckles obtenham poder total, o filme preenche estes momentos com ótimas referências ao videogame, como por exemplo quando o Sonic suga uma bolha para respirar dentro da água. Além disso, o roteiro desta sequência está mais engraçado e leve por conta dos diálogos com referências à cultura pop, seja a menção ao Batman, a briga de Vin Diesel e The Rock, a citação ao filme Os Caça-Fantasmas, a dancinha ao som de Bruno Mars, entre outros exemplos. É quase impossível não soltar uma risada deliciosa nestes momentos o que, na minha opinião, funciona bem, de forma dosada e nada forçado.
Outro detalhe que preciso ressaltar aqui é a dublagem de Sonic 2 que, por sinal, está ótima. Desta vez, tive a oportunidade de ver o filme dublado que torna os diálogos mais cômicos, uma vez que as piadas ganham aquele toque “abrasileirado” divertido. Fica a critério de cada um, mas minha sugestão é que deem uma chance e vejam este filme na versão dublada.
Personagens
Mesmo que Sonic já tenha ganhado uma boa introdução no primeiro filme, a sequência faz questão de explorar mais o ouriço azul em termos de personalidade e atitudes para, assim, o público compreender e acompanhar o seu crescimento e amadurecimento nesta história.
Um dos maiores desejos de Sonic é não permanecer na zona de conforto e tentar fazer mais pelas pessoas com o seu superpoder da velocidade. No entanto, Tom é quem tenta colocar juízo e freios em seu parceiro, sugerindo que ele aproveite a fase como criança, já que Sonic é sozinho e não tem amigos, um ponto que mudará no decorrer da trama, assim como o seu amadurecimento, já que o protagonista aprende a trabalhar o altruísmo e entende como a imagem de um herói pode refletir e influenciar os demais.
Todo o crescimento de Sonic é visto não só no embate com o vilão, mas também com a chegada de dois novos personagens que conquistam o público de imediato. O primeiro é o Tails (Colleen O’Shaughnessey), que já havia dado as caras no final do primeiro filme. Vindo de outro planeta, Tails também sente sozinho e estranho por ser uma criaturinha bizarra aos demais olhares, mas é a força e a audácia de Sonic que influencia o Tails a se destacar e crescer, uma vez que o ouriço amarelo é extremamente inteligente e expert em tecnologia, um detalhe que ajuda principalmente para escapar dos inimigos.
Assim como Tails, outra grande grata surpresa nesta sequência é o Knuckles (Idris Elba) que, de início, assusta com o seu tamanho, a sua voz grossa e sua grande força concentrada nas mãos (que não são pequenas), provando deter a velocidade de Sonic. As origens de Knuckles chamam a atenção tanto do público quanto de Sonic, na qual o ouriço vermelho foi alimentado por uma vingança por conta da perda de sua família e seu vilarejo, alimentando uma solidão crescente. A ideia de colocar as mãos na esmeralda é para, justamente, vingar todos estes sentimentos obscuros que Knuckles carrega dentro de si.
Crítica: Ambulância – Um Dia de Crime
Ao conhecer cada um, Sonic 2 faz questão de reunir este trio, após a traição de Robotnik com Knuckles. Mas é nesta reunião que não só o grande embate acontece, como agrada o espectador ao ver Sonic, Tails e Knuckles deixando as diferenças de lado para lutarem juntos. A influência que cada um tem sobre o outro é nítida e completamente agradável de acompanhar. Novamente, o público se apaixonada pelos três.
Jim Carrey continua fantástico no papel de Dr. Robotnik, que está mais caricato e maléfico em seus planos mirabolantes, ao lado de seu divertido ajudante Rocha (Lee Majdoub). Após trair Knuckles e colocar as mãos na esmeralda, Robotnik adquire poder total, criando um robô gigante para destruir a cidade e fazer a humanidade trabalhar para suas máquinas. Mais uma vez, o filme entrega uma boa sequência referente ao videogame.
Já o ator James Marsden e a atriz Tika Sumpter continuam bons em seus papéis, ganham um plot maior na sequência no Havaí que, por sinal, é bem divertida com direito a um casamento arruinado e uma noiva irritada com toda a situação, especialmente a enganação do noivo (Shemar Moore). Além disso, Tom e Maddie entregam uma boa imagem de pais que querem o melhor ao Sonic e o protegem a qualquer custo, como na cena do ataque do Robotnik na cidade, em que o ouriço perde as forças e é protegido pela dupla.
Considerações finais + cena pós-crédito
A reta final de Sonic 2 ganha adrenalina no embate de Dr. Robotnik com o Sonic, Tails e Knuckles, com direito a grande transformação de Sonic em ‘Sonic dourado’ quando toma posse dos pequenos diamantes coloridos que formam a grande esmeralda, mais uma referência ao videogame, na qual ele dá um fim ao plano do vilão e inicia uma grande amizade ao lado de seus novos companheiros e sua família. Aliás, a cena do jogo de beisebol é sensacional.
Bridgerton: tudo o que rolou na 2ª temporada
Mas Sonic 2 não acaba por aí e entrega uma cena pós-crédito instigante, deixando um ótimo gancho para o terceiro filme confirmado para 2023. Na cena, vemos que Robotnik cai do alto do robô, mas seu corpo não é encontrado, o que dá a entender que ele continua vivo, já que o ajudante Rocha aparece na cena do crime disfarçado de policial. Com certeza, o vilão irá retornar no terceiro longa.
Além disso, as autoridades revelam que encontraram uma pesquisa secreta que mostra a aparição de Shadow encapsulado. O personagem apareceu na edição de 2001 da série Sonic Adventure 2. Shadow é um ouriço antropomórfico imortal criado pelo Professor Gerald Robotnik. Ele é um anti-herói que, mesmo com boas intenções, fará o que for preciso para atingir os seus objetivos, criando conflitos com Sonic e, talvez, seja isso que veremos em Sonic 3, além de suas origens.
Sonic 2 é uma sequência grandiosa, cômica, com ótimas referências ao videogame e à cultura pop que entrega uma aventura maior, explora o protagonista, firma um ótimo vilão e apresenta novos personagens que conquistam o público instantaneamente. Se você gostou do primeiro filme, vai se encantar pelo segundo, especialmente as crianças.
Ficha Técnica
Sonic 2 – O Filme
Direção: Jeff Fowler
Elenco: James Marsden, Ben Schwartz (Sonic), Jim Carrey, Tika Sumpter, Natasha Rothwell, Colleen O’Shaughnessey (Tails), Idris Elba (Knuckles), Shemar Moore, Adam Pally e Lee Majdoub.
Duração: 2h2min
Nota: 3,9/5,0