Por Trás de Seus Olhos (Behind Her Eyes) é a nova minissérie da Netflix que vai explodir a sua cabeça. O thriller psicológico se encarrega de entregar uma história aparentemente simples que faz o espectador imaginar várias possibilidades para o caminho desta trama, no entanto os pequenos detalhes são cruciais, as reviravoltas aumentam a curiosidade e inquietação e o desfecho se torna surreal, sobrenatural e envolvente, que faz total sentido à proposta da série. É uma história que fica cada vez mais intrigante e deixa o público extasiado com o seu desfecho.
Por Trás De Seus Olhos é uma adaptação da obra da autora Sarah Pinborough, no entanto, como não fiz a leitura, não farei comparações entre a série e o livro. A minissérie tem seis episódios de 50 minutos aproximadamente e é a medida certa para o desenvolvimento de uma história enigmática e repleta de quebra-cabeças. Mais do que isso, acredito que a história poderia se perder em algum momento e, até mesmo, fugir da sua proposta.

A trama acompanha Louise (Simona Brown), uma mulher divorciada, que dedica o seu tempo para cuidar do filho e trabalha como secretária em uma clínica. Ao ter uma noite de folga, ela acaba indo ao bar para se divertir e, por ventura, acaba conhecendo um homem que se interessa por ela e o clima se instala instantaneamente até o beijo acontecer e, depois, cada um ir para um lado. O que Louise não esperava era descobrir que o homem do bar é o seu mais novo chefe, o novo psiquiatra da clínica, Dr. David Ferguson (Tom Bateman) que, por sinal, é casado.
Crítica – Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil
Mesmo estabelecendo apenas uma relação profissional, o sentimento fala mais alto e os dois não resistem um ao outro e acabam engatando uma relação extraconjugal. Mas a cereja do bolo fica por conta de Louise que conhece Adele (Eve Hewson), esposa de David, e inicia uma amizade com a mulher, já que eles se mudaram recentemente para Londres e ela não conhece ninguém. Mas, à medida que Louise mergulha neste triângulo amoroso, ela começa a descobrir que este casamento é estranho, com segredos que levam a crer que há algo de errado com Adele. Assim, Louise decide descobrir o que se passa neste matrimônio para desvendar quem é o verdadeiro vilão desta história.
Por Trás De Seus Olhos é um thriller psicológico e sobrenatural que engana perfeitamente o olhar do espectador. A trama exige certa atenção com relação aos detalhes e diálogos e, mesmo assim, consegue enganar de um jeito formidável, fazendo a gente teorizar e acreditar em várias coisas quando o caminho é outro e completamente imprevisível, o que é muito bom.

De um lado acompanhamos a rotina de Louise, o desejo de mudar a sua vida e o seu envolvimento com David. Do outro lado, o público acompanha o casamento de David e Adele e logo percebe que há algo de errado entre eles, uma vez que David age de forma estranha e com certa rispidez com a esposa, demonstra medo e receio, enquanto Adele se sente acuada e solitária. A princípio, a série faz a gente acreditar que David pode ser o problema, mas os detalhes começam a confundir, especialmente quando revela, aos poucos, sobre o passado de Adele, o que aconteceu anos atrás e a razão para eles terem se mudado às pressas para Londres.
Adele é uma personagem enigmática do começo ao fim e apenas nos dois últimos episódios é que compreendemos com total clareza as suas motivações. Acredite, vai te chocar! Por tomar remédios fortes prescritos por David, o espectador acredita que Adele tem problemas mentais e emocionais, o que faz a gente pensar que ela cometeu algum erro grave no passado e, por isso, tiveram que se mudar. Ela tem lapsos, ou seja, dorme e acorda de forma repentina como se desligasse do corpo; tem um olhar vago e distante que faz questionar o que realmente se passa na cabeça dela; suas atitudes são esquisitas e suspeitas, como se ela estivesse em algum relacionamento abusivo, levando a crer que David não é o que aparenta ser.
Por Trás De Seus Olhos: quem é o vilão da história? – final explicado
Outro ponto interessante a se notar é que Adele está sempre usando roupas brancas. Dificilmente ela usa algum figurino com cores mais fortes e, ao mergulhar no passado dela, podemos associar esta cor com alguma doença, algum problema mental que a personagem, talvez, possa ter.

À medida que Adele se aproxima de Louise, a amizade se torna estranha e complexa e, novamente, a série cria novas vertentes sobre a história. Será que Adele vai revelar algum segredo? Será que Louise vai descobrir algo e ajudá-la a sair desta situação? Será que tal aproximação é apenas uma armadilha, afinal Louise é a amante de David, não é mesmo? Afinal, o que realmente está acontecendo?
Logo que esta amizade dá os primeiros passos, Adele descobre que Louise sofre de terrores noturnos, ou seja, ela sonha que está presa em um lugar, tenta salvar as pessoas que estão ali, inclusive ela mesma, mas ela nunca encontra a saída. Com isso, Adele revela ter o mesmo problema e que irá ajudá-la a controlar esses terrores noturnos, uma vez que ela conhece uma fórmula que sempre funciona.
O passado

Conforme essa amizade vai crescendo, Adele revela alguns fatos do passado e, assim, o público toma conhecimento sobre quem era a personagem anos atrás. Por conta de um incêndio em sua casa, Adele é salva por David, mas perde os seus pais, o que a faz ficar internada em uma clínica por conta do trauma. Lá, ela conhece Rob (Robert Aramayo) e inicia uma amizade bonita, divertida, em que um apoia o outro, um entende o problema do outro. Rob mostra se importar bastante com Adele e suspeita das intenções de David que, de novo, aumenta o receio com relação ao personagem.
Assim que os episódios entregam mais detalhes sobre o passado de Adele, quem era Rob e como David agia, o espectador vai compreendendo como isso influencia e impacta nos dias atuais, nas atitudes dos dois e como Louise consegue desvendar tudo, preenchendo todas as lacunas que, até agora, eram transparentes tanto para a protagonista quanto para o público.
Mesmo com várias revelações, Por Trás De Seus Olhos consegue surpreender esplendorosamente, misturando suspense e sobrenatural de forma única, atípica e boa. A minissérie entrega um desfecho imprevisível e surreal que faz muito sentido com todas as pistas deixadas ao longo dos episódios. E mesmo com os detalhes estampados em nossa cara, a série consegue enganar perfeitamente sobre o que há por trás dos olhos dos personagens e sobre o que está diante de nossos olhos e não conseguimos enxergar.
Por Trás De Seus Olhos entrega uma temporada curta e boa, que pode ser um pouco lenta e cansativa no início, mas engrena e cresce à medida que o mistério se torna inquietante e as revelações aumentam. Os personagens são bons e satisfatórios, com destaque para Adele e Louise que comandam boa parte de todo o suspense desta história.
Ficha Técnica
Por Trás De Seus Olhos
Direção: Erik Richter Strand
Adaptação da obra de Sarah Pinborough
Elenco: Simona Brown, Eve Hewson, Tom Bateman, Robert Aramayo, Tyler Howitt, Aston McAuley e Anna Charlotte Clark.
Duração: 6 episódios (50 min)
Nota: 8,9