Pipoca na Madrugada
  • Homepage
  • Séries
    • Já Assistiu
    • Reviews
      • Reality Show
  • Cinema
    • Trilha Sonora
    • Resenha
    • Sessão Pipoca
  • News
    • Livros
    • Séries de TV
    • Realities Shows
    • Cinema
  • O Que Rola Na TV
  • Mundo Animado
  • Premiações
  • YouTube
  • Comic Con Experience
    • CCXP 2023
    • CCXP 2022
    • CCXP 2020
    • CCXP 2019
    • CCXP 2018
    • CCXP 2017
    • CCXP Tour
No Result
View All Result
  • Homepage
  • Séries
    • Já Assistiu
    • Reviews
      • Reality Show
  • Cinema
    • Trilha Sonora
    • Resenha
    • Sessão Pipoca
  • News
    • Livros
    • Séries de TV
    • Realities Shows
    • Cinema
  • O Que Rola Na TV
  • Mundo Animado
  • Premiações
  • YouTube
  • Comic Con Experience
    • CCXP 2023
    • CCXP 2022
    • CCXP 2020
    • CCXP 2019
    • CCXP 2018
    • CCXP 2017
    • CCXP Tour
No Result
View All Result
Pipoca na Madrugada
No Result
View All Result
Home Cinema

Crítica: O Brutalista

Camila Savioli Por Camila Savioli
20/02/2025
em Cinema, Destaque, Resenha
0 0
0
foto do filme O Brutalista
0
SHARES
84
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O Brutalista (The Brutalist) é um filmão. E não digo isso por conta da duração, que até assusta, mas o tempo não é sentido, e sim, pela construção arquitetônica de uma história impecável sobre passado, dores, recomeço, conflitos e impactos que marcam, cujo desfecho amarra todas as pontas levando a uma conclusão forte e sensível aos olhos do público. Não é um filme para se ver várias vezes – talvez, daqui alguns anos possa ser revisto – mas é para sentir, apreciar, absorver, refletir e digerir, à sua maneira, o que esta história passa. Vale a pena assistir e vou te dizer o porquê.

Com direção de Brady Corbet, O Brutalista se inicia em 1947, no pós-Segunda Guerra Mundial, e acompanha o arquiteto húngaro László Toth, que foge da Europa rumo aos Estados Unidos em busca de um recomeço. Enquanto ele consegue ir direto para a América, tal fuga o separa temporariamente de sua esposa, Erzébet, que fica refugiada com sua sobrinha Zsófia até conseguir se reencontrar com o marido.

Enquanto isso, László tenta dar os primeiros passos com a ajuda do primo Attila (Alessandro Nivola), casado com Audrey (Emma Laird), que lhe oferece um teto e a oportunidade para trabalhar em sua loja de móveis. Infelizmente, as circunstâncias nada amigáveis fazem László ser expulso pelo primo, o colocando em uma situação de pobreza, cujo trabalho esforçado é sua única opção momentânea.

Porém, os serviços prestados por László para reformar um grande escritório e biblioteca da mansão Lee Van Buren – presente surpresa dado pelo filho Harry – chamam a atenção do patriarca e milionário Harrison Lee Van Buren (Guy Pearce), mesmo não tendo gostado nenhum pouco da surpresa inicialmente.

O-Brutalista-11

Encantado com o talento de László, Harrison o convida para ir à sua mansão e se enturmar com grandes figuras. Mas, mais do que isso, o ricaço faz uma proposta irrecusável ao arquiteto: projetar um grande monumento modernista, uma espécie de igreja que fará parte de uma cidade construída pela família Lee Van Buren.

Crítica: Sing Sing

Com a proposta aceita, László começa a dar passos importantes, desde uma vida financeira melhor, um trabalho árduo que irá alavancar sua carreira, até a chance de trazer esposa e sobrinha para perto de si.

Mas é na chegada de Erzsébet nos EUA e o auge da construção de tal monumento, que as discrepâncias, os conflitos e as reviravoltas acontecem, além dos próprios problemas internos de László que eclodem, trazendo consequências inimagináveis.

Assim como a construção em ampla escala deste grande monumento, O Brutalista entrega uma narrativa em que o espectador acompanha pedaço por pedaço da formação de sua estrutura, seja nos diálogos, nas ações e reações dos personagens, as intenções de cada um, as vulnerabilidades e determinações, além de cenas contemplativas a se observar.

O-Brutalista-7

Ao todo, são 3h36 minutos de duração, um tempo que poderia ser mais enxuto, uma vez que o filme opta ao entregar cenas contemplativas para o público observar e sentir. No entanto, apesar da duração assustar, é tal contemplação que faz o espectador imergir na história ao ponto de não sentir o tempo passar. Outro fator que ajuda muito são os 15 minutos de intervalo inseridos pelo diretor ao final da primeira parte do filme (após 1h40min). Tal tática é de grande ajuda e isso facilita na apreciação do filme, além de afastar o público de um possível cansaço mental.

A história é minuciosa, usando a primeira parte do filme para apresentar os personagens e ambientações, estabelecer conexões e inserir conflitos iniciais que colocará o protagonista exatamente aonde precisa estar. As imagens, obviamente, desenham as informações que serão importantes a frente.

Mas são as palavras, de suma essência, que explicam as intenções, os pensamentos e julgamentos de cada um, a forma como se enxergam e enxergam o outro, revivendo um passado sofrido, que jamais deverá ser esquecido; se entregando a vulnerabilidades que camuflam as dores; e expondo um lado que jamais deveria existir, muito menos ganhar conhecimento.

László é húngaro, um arquiteto renomado e de sucesso em seu país, com um currículo invejável com obras estonteantes que embelezam seu país na qual pode dizer que fez parte. Mas a Segunda Guerra Mundial apagou quem László era, recuperando sua identidade pouco a pouco ao chegar nos EUA, em meio a dificuldades e julgamentos.

O-Brutalista-4

Há uma briga entre Laszló e o primo Attila que, claramente, boa parte da culpa é da esposa Audrey, que julga o protagonista friamente, com acusações apoiadas pelo marido injustamente.

Crítica: Emilia Pérez

A relação de László e Harrison soa estranha e duvidosa, uma mistura de confiança e desprezo, uma vez que Harrison dá o poder para László realizar a maior arquitetura já feita, mas sempre puxando o tapete para lembrar o protagonista de onde veio e qual altura do pedestal ele pertence.

Já László sabe da sua importância e o que o seu talento é capaz de fazer, o que o faz bater de frente inúmeras vezes quando tentam interferir no seu trabalho. Existe uma intenção muito forte por parte dele e é no final que o público descobre.

Mesmo com a mudança geográfica, O Brutalista faz questão de trazer o passado de László, e tanto o filme quanto o seu protagonista estão cientes desta decisão com a intenção de fazer o público e os demais personagens tomarem conhecimento para nunca esquecer.

O-Brutalista-2

O ator Adrien Brody está impecável no protagonismo de O Brutalista. Ele injeta em suas expressões e conflitos internos os sofrimentos que passou na época da guerra e como tais dores o faz ir atrás deste recomeço nada fácil. O personagem externaliza tal padecimento seja pelo vício que tem ou pela determinação em realizar a construção do monumento, mesmo que isso custe sua sanidade ao lidar com ricaços que levam a arquitetura como uma brincadeira de LEGO. 

A atuação de Brody está real, crua, brutal e sensível. Sua indicação ao Oscar na categoria de melhor ator é mais do que merecida e justificável, com possibilidade de ganhar.

Mas é a segunda parte de O Brutalista que se encarrega de trazer as reviravoltas do filme, rumo a uma conclusão arquitetônica da história. É somente nesta parte que a atriz Felicity Jones dá as caras na tela no papel de Erzsébet, esposa de László, que chega aos EUA em uma cadeira de rodas, com a ajuda da sobrinha Zsófia (Raffey Cassidy).

Erzsébet foi sucumbida por uma forte osteoporose devido à fome que passou na época da guerra, causando intensas dores nas pernas ao ponto de não andar. Tal reencontro, deixa László feliz, mas incapaz de ajudar a esposa em tal situação.

O-Brutalista-13

Mesmo debilitada, a personagem demonstra destreza, sensibilidade, audácia, força e ousadia, tanto nas palavras quanto nas atitudes, especialmente no final. Felicity Jones também está excelente no papel ao entregar uma mulher sofrida e disposta a dar a volta por cima, recuperar sua família e reconstruir a vida sem abaixar a cabeça.

Mesmo László ciente com quem está lidando, é Erzsébet quem coloca a coragem a frente para dizer o que realmente pensa sobre a família Lee Van Buren e a construção na qual o marido se dedica dia e noite. E sim, o espectador vai concordar com ela inúmeras vezes, assim como vai entender quando László vai embora e retorna para finalizar este projeto.

Uma curiosidade é que O Brutalista usa da inteligência artificial para corrigir a pronúncia dos diálogos húngaro entre Adrien Brody e Felicity Jones. Talvez, tal artifício tenha reduzido a porcentagem de chances do filme no Oscar, mas não drasticamente. E sinceramente, ao assistir, você nem nota que esta técnica foi utilizada. Se não tivessem falado, talvez ninguém desconfiaria.

Crítica: Capitão América: Admirável Mundo Novo

Enquanto a história é construída junto com tal monumento (e sim, ela acaba quando a obra acaba), O Brutalista entrega cenas contemplativas ao estilo pintura a ser observada e apreciada em um museu. Tal momento é de imersão, enquanto as informações são absorvidas.

O-Brutalista-17

E quando as reviravoltas acontecem, em específico uma que ocorre na Itália, O Brutalista finalmente mostra o que vem sendo costurado até então. O passado de László é redesenhado através das relações com os demais personagens, seja pelo relacionamento quente e frio entre ele e Harrison; o desprezo que Harry (Joe Alwyn) tem pelo protagonista, até como se comporta diante de Zsófia, que já havia percebido e demonstrado em suas pequenas ações; até mesmo a relação com Attila já havia engatilhado o que estaria por vir.

As consequências mexem com László, que vê novamente sua vida mudar e a esposa também sofrer dos efeitos colaterais, culminando em um final inicialmente cru e intenso, com um desfecho emocionante e revelador, que faz a ficha do espectador cair quando, finalmente, se depara com a verdadeira intenção de László em nunca ter desistido de construir o monumento.

Final explicado (contêm spoilers)

O-Brutalista-6

Uma das vulnerabilidades de László é o vício a drogas (talvez consequência guerra?) que, infelizmente, o coloca em duas situações, sendo uma delas incapaz de se defender.

Ao viajar à Itália para fazer compras para a construção do monumento, László é estuprado por Harrison em um beco de rua, após sair de uma festa completamente bêbado e vulnerável. E sim, ele lembra o que aconteceu e isso o marca profundamente, fazendo sua postura mudar diante da esposa e da família, mas não ao ponto de largar o trabalho.

Em uma noite, ao ver sua mulher gritar de dor, o desespero fala mais alto e László injeta drogas em Erzébet, que sofre uma overdose, mas não morre.

Anteriormente ao fatídico acontecimento, o protagonista revelara à esposa o que havia acontecido na Itália, o que faz Erzsébet ir até a mansão Lee Van Buren e confrontar o patriarca sobre o abuso que cometeu com László na frente de todos.

A cena é tensa e intensa, pois o filho Harry é agressivo com a personagem, arrastando-a no chão, ciente de que ela não consegue andar direito, mesmo tendo uma melhora. Mas a cena é interessante, pois após o ocorrido, Harry vai atrás do pai para questionar sobre tal acusação, dando a entender de que o filho já sabia que Harrison poderia fazer algo assim, pois, talvez, tenha feito no passado em algum momento. Será? É apenas uma conclusão minha.

Mas Harrison foge e desaparece aos olhos de todos, dando a entender que o personagem comete suicídio.

O-Brutalista-3

O Brutalista se encerra nos anos 1980, em uma grande homenagem ao arquiteto László Toth que, agora, se encontra debilitado devido à idade. Erzsébet já falecera e, assim, durante o evento, a sobrinha Zsófia fala sobre o monumento finalmente concluído e os perigos da época em volta desta construção. Mas é o discurso de László que deixa o espectador de queixo caído.

Cobra Kai: tudo o que rolou no final emocionante da série

O protagonista revela que o monumento foi construído com o intuito de lembrar a prisão que László foi mantido durante a guerra. Por dentro, a única visão que ele tinha, era a luz solar no formato de uma cruz, exatamente como ele arquitetou para o monumento. A intenção era construir esta obra arquitetônica a fim de fazer todos nunca esquecerem o que ele e os demais inocentes sofreram durante a guerra. Um passado que jamais será apagado.

É compreensível que toda vez, quando a construção sofria interferências externas, László ficara revoltado, pois era como se alguém tentasse mudar a sua vida, apagar e remodelar algo que ele viveu, desmontando a sua verdade.

Considerações finais

Mesmo não necessitando de mais de três horas de duração, mas completamente assistível, O Brutalista é um filme contemplativo cuja estrutura narrativa constrói, pouco a pouco, um passado a ser lembrado e redesenhado, dores, recomeço, conflitos, vulnerabilidades e reviravoltas que levam o protagonista a finalizar a sua maior obra: a história de sua vida.

O Brutalista é um filmaço que deve ser assistido pelo menos uma vez. Merece as indicações ao Oscar, e arrisco a dizer que deve levar na categoria de Melhor Filme.

Ficha Técnica

O Brutalista

Direção: Brady Corbet

Elenco: Adrien Brody, Felicity Jones, Guy Pearce, Joe Alwyn, Raffey Cassidy, Alessandro Nivola, Stacy Martin, Emma Laird, Isaach De Bankolé, Ariane Labed, Michael Epp, Peter Polycarpou e Zephan Hanson Amissah.

Duração: 3h34min

Nota: 4,0/5,0

Tags: adrien brodybady corbetcriticafelicity jonesfilmesguy pearcejoe alwyno brutalistaoscar 2025oscarsthe brutalistuniversal pictures
ShareTweetPin
Post Anterior

Cobra Kai: tudo o que rolou no final emocionante da série

Próximo Post

Bridgerton ganha primeiras imagens da 4ª temporada em produção

Camila Savioli

Camila Savioli

Jornalista, influenciadora, seriemaníaca assumida, cinéfila de coração e consumidora de livros nas horas vagas. Assisto filmes e séries a qualquer hora!

Relacionado Posts

foto do filme Bailarina
Cinema

Crítica: Bailarina

04/06/2025
foto do live-action Lilo & Stitch
Cinema

Crítica: Lilo & Stitch

20/05/2025
foto do filme Missão Impossível - O Acerto Final
Cinema

Crítica: Missão Impossível – O Acerto Final

16/05/2025
foto do filme Premonição 6: Laços de Sangue
Cinema

Crítica: Premonição 6 – Laços de Sangue

13/05/2025
foto do filme Karatê Kid: Lendas
Cinema

Crítica: Karatê Kid: Lendas

09/05/2025
foto do filme Thunderbolts
Cinema

Crítica: Thunderbolts

29/04/2025
Próximo Post
foto da 4ª temporada de Bridgerton

Bridgerton ganha primeiras imagens da 4ª temporada em produção

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos

  • All
  • Cinema
  • Séries
foto do filme Wicked: Parte 2
Cinema

Wicked: Parte 2 ganha primeiro trailer emocionante e cartaz

Por Camila Savioli
05/06/2025
foto da 4ª temporada de The Morning Show
News

The Morning Show: 4ª temporada estreia em setembro no Apple TV+

Por Camila Savioli
28/05/2025
foto da 2ª temporada de Gen V
News

Gen V: Prime Video divulga trailer e data de estreia da 2ª temporada

Por Camila Savioli
04/06/2025
foto do filme F1: O Filme
Cinema

F1: O Filme, estrelado por Brad Pitt, ganha trailer e cartaz

Por Camila Savioli
13/05/2025
foto da série Mentirosos
News

Mentirosos: série que adapta livro de E. Lockhart ganha trailer e cartaz

Por Camila Savioli
04/06/2025

Últimos Posts

foto do filme Wicked: Parte 2

Wicked: Parte 2 ganha primeiro trailer emocionante e cartaz

05/06/2025
foto da série documental A Mulher da Casa Abandonada

A Mulher da Casa Abandonada: série documental estreia em agosto no Prime Video

05/06/2025
foto da série Mentirosos

Mentirosos: série que adapta livro de E. Lockhart ganha trailer e cartaz

04/06/2025

Novidades das Séries

News

IT: Bem-Vindos à Derry, nova série da HBO, ganha teaser trailer

23/05/2025
News

Coração de Ferro, nova série da Marvel, ganha trailer e cartaz

23/05/2025
News

O Urso ganha trailer e cartaz da 4ª temporada; estreia em junho no Disney+

23/05/2025
News

Bridgerton é renovada para 5ª e 6ª temporada pela Netflix

23/05/2025

Top Resenhas

foto do filme Bailarina
Cinema

Crítica: Bailarina

Por Camila Savioli
04/06/2025
0

O universo John Wick abre as portas para receber uma nova protagonista que chega chutando com o pé direito. Bailarina...

LER MAIS
foto do live-action Lilo & Stitch

Crítica: Lilo & Stitch

20/05/2025
foto do filme Missão Impossível - O Acerto Final

Crítica: Missão Impossível – O Acerto Final

16/05/2025
foto do filme Premonição 6: Laços de Sangue

Crítica: Premonição 6 – Laços de Sangue

13/05/2025
foto do filme Karatê Kid: Lendas

Crítica: Karatê Kid: Lendas

09/05/2025

SOBRE

Pipoca na Madrugada

O Pipoca Na Madrugada nasceu em 2014 com o objetivo de explorar o mundo dos filmes e das séries que invade a casa das pessoas todos os dias.

ENTRE EM CONTATO

  • Anuncie
  • CCXP 2019
  • CCXP 2023
  • Contato
  • Log In
  • Member Directory
  • My Account
  • My Profile
  • Reset Password
  • Sign Up
  • Sobre

CATEGORIAS

  • Cinema
  • Comic Con Experience
  • Mundo Animado
  • News
  • Premiações
  • Séries

REDES SOCIAIS

© 2020 Pipoca na Madrugada.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • CCXP 2019
  • CCXP 2023
  • Contato
  • Homepage
  • Log In
  • Member Directory
  • My Account
  • My Profile
  • Reset Password
  • Sign Up
  • Sobre

© 2020 Pipoca na Madrugada.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In