Jumanji: Próxima Fase (Jumanji: The Next Level) é a sequência do sucesso de Jumanji: Bem-vindo à Selva que, a princípio, deixou fãs do filme original e demais receosos com o retorno da história, no entanto, a nova roupagem, tecnologia, novo cenário e novos personagens tornaram-se uma grata e positiva surpresa ao público. Agora temos um segundo filme, com a mesma direção de Jake Kasdan, que utiliza da mesma fórmula aventuresca com uma atmosfera mais emotiva. Funciona? Não só dá certo, como entrega novas ambientações e novas vertentes dos avatares do game do cinema que só melhora com o tempo.
A trama inicia revelando o status dos amigos que fortaleceram o laço após o primeiro jogo. Enquanto Bethany, Martha e Fridge demonstram estarem nas melhores fases de suas vidas, Spencer revela o contrário: mesmo na faculdade e trabalhando, demonstra desânimo, desinteresse e tristeza, a ponto de afastá-lo de todos. Ao retornar para casa no feriado, ele passa uns dias com a mãe (Marin Hinkle) e o avô Eddie (Danny DeVito), mas ainda assim os seus problemas não somem, o que o faz tomar uma atitude inusitada.
Com a ausência estranha de Spencer, Bethany, Martha e Fridge resolvem procurá-lo e descobrem que o amigo retornou ao jogo que, supostamente, deveria estar quebrado. Para resgatá-lo, eles entram no jogo novamente, sem contar com uma surpresa: o vovô Eddie e seu amigo Milo (Danny Glover) acabam sendo sugados pelo jogo, tomando posse dos avatares Dr. Smolder Bravestone (Dwayne Johnson) e Moose Finbar (Kevin Hart), enquanto Martha retorna para a avatar Ruby Roundhouse (Karen Gillan) e Fridge passa para o avatar Dr. Shelly Oberon (Black Jack). O que aconteceu com Spencer e Bethany? Para responder esta pergunta, eles precisam completar o jogo, porém, como o videogame está bugado, algumas regras mudaram e novos truques surgem nesta aventura que está mais arriscada.
Crítica – Jumanji: Bem-Vindo à Selva
Se o primeiro filme foca na evolução do jogo, migrando do tabuleiro para o game e introduz avatares mais fortes, Jumanji: Próxima Fase foca mais na evolução dos personagens, especialmente quando há novos jogadores no meio, entregando um roteiro que se divide na aventura ao cumprir a nova missão de recuperar uma pedra preciosa das garras do vilão, enquanto molda as emoções dos personagens em diálogos e ações, fazendo a gente conhecer um pouco mais sobre cada um, uma vez que a trama em si não é mais novidade e, sim, o diferencial que tem a oferecer ao espectador.
O CGI continua com boa qualidade, trazendo novos cenários ao jogo, uma vez que o bug ainda está ali. Assim, os jogadores passam por fases mais complicadas e em ambientações que não favorecem as suas qualidades, como o deserto, áreas mais gélidas, pontes perigosas e em constante movimento. Um ponto interessante é que o filme faz questão de montar fases mais perigosas, fazendo os avatares enfrentarem animais enormes e correrem um risco ainda maior de perder a vida e, infelizmente, isso acontece por descuido, raiva e atitudes impulsivas. E uma vez que uma vida é perdida, as consequências se tornam mais graves até chegar ao famoso ‘game over’.
Outro ponto interessante e que traz mais obstáculos aos jogadores são as mudanças nos perfis, alterando as qualidades e as fraquezas de cada um, deixando uns mais fortes e outros mais fracos, mas nem por isso deixam de dar o melhor de si e usam da força e da inteligência para vencer o jogo.
Assim como o primeiro filme, Jumanji: Próxima Fase apresenta um roteiro evolutivo e nada entediante. A aventura continua prazerosa de acompanhar ganhando um toque especial com os novos jogadores que, por sinal, dão um sabor ainda melhor ao alívio cômico. Imagine Danny DeVito no corpo de Dwayne Johnson? E Danny Glover no corpo de Kevin Hart? Uma das melhores junções que já fizeram em um filme. Mas há uma pequena ressalva, já que a história não explica muito bem como Eddie e Milo entram no jogo. Eles simplesmente vão para lá.
Dwayne consegue pegar toda a essência, personalidade e gestos do personagem Eddie e entrega um Dr. Bravestone que não entende direito o que está acontecendo, está feliz por ter um corpo forte e saudável e surpreso pelo tamanho poder que tem em um único soco. Assim como ele, Hart entrega uma performance divertida de Milo no corpo de Moose, um senhor calmo, eloquente, expert em animais, mas que fala muito devagar e divaga demais, gerando momentos de desespero e de muitas risadas. Os amigos têm um passado conturbado e descobrir mais sobre essa amizade longínqua enfatiza bastante o lado emocional do filme, que se mistura bem com a aventura.
Karen Gillan e Jack Black são os responsáveis por guiar Eddie e Milo, uma vez que eles já são familiares com o jogo, no entanto, Martha e Fridge também carregam certo peso ao lidar tanto com o afastamento de Spencer quanto o trauma de retornar a um jogo que, talvez, não poderão sair vivo.
Além de DeVito e Glover, outra adição que temos no elenco é de Awkwafina. A atriz interpreta um avatar, mas a surpresa está na identidade do jogador. Outra coisa interessante é que pode ocorrer certas mudanças entre os jogadores em algumas fases, o que torna tudo ainda mais confuso e mais divertido. Há também a participação de Nick Jonas que, novamente, torna-se uma grata ajuda nesta missão.
Com relação ao vilão, a interpretação de Rory McCann é satisfatória, mas o personagem não traz nenhum diferencial para a trama. O jogo em si é mais perigoso e eficaz no papel de antagonista.
O final caminha para a famosa missão cumprida, mas são as decisões de alguns personagens que tornam o desfecho emotivo e bonito, além de revelar explicações aos problemas de Spencer, Martha, vovô Eddie e o amigo Milo.
Considerações finais
Jumanji: Próxima Fase traz uma nova aventura e mais arriscada, avatares evoluídos e mais carismáticos, personagens adicionais que fazem a diferença na história, novos cenários de qualidade e que desafiam ainda mais o grupo e um alívio cômico com mais força, sem diminuir os problemas que levaram os amigos novamente para dentro do jogo. Jumanji retorna com uma mesma fórmula só que mais refrescante, divertida e sentimental. Vale a pena assistir.
Ficha Técnica
Jumanji: Próxima Fase
Direção: Jake Kasdan
Elenco: Dwayne Johnson, Jack Black, Karen Gillan, Kevin Hart, Danny DeVito, Danny Glover, Awkwafina, Nick Jonas, Alex Wolff, Madison Iseman, Ser’Darius Blain, Morgan Turner, Rhys Darby, Rory McCann, Colin Hanks e Marin Hinkle.
Duração: 2h3min
Nota: 8,0