Com mais de um ano de espera, Coisa Mais Linda retorna em sua 2ª temporada curta e boa, que dá uma continuidade linear e satisfatória aos eventos ocorridos no final da temporada anterior e, novamente, ressaltando os assuntos importantes da história ambientada no cenário carioca dos anos 1950: empoderamento, machismo, sexismo, trabalho, objetificação feminina e feminicídio, com novas vertentes e novas reviravoltas que pode agradar ou não o telespectador.
Com seis episódios de 40 a 50 minutos aproximadamente, as primeiras impressões da nova temporada serão baseadas nos quatro primeiros episódios (assistidos pelo site) e livre de spoilers.
Coisa Mais Linda: crítica da 1ª temporada
Quem não se lembra do final da 1ª temporada, a série entregou um desfecho bom e trágico: Chico conseguiu um contrato de gravação e uma tour nos Estados Unidos; Malu obteve sucesso na abertura do Coisa Mais Linda e ainda contribuiu com o sucesso de Chico e na gravação de seu disco; Adélia tornou-se sócia de Malu, engrenou na sua vida pessoal e revelou a Nelson que Conceição é sua filha; Thereza descobre sobre a filha de Adélia e Nelson e precisa processar todo o acontecimento. Ao comemorarem o grande sucesso e a conquista de todas na praia durante o revéillon, a grande tragédia acontece: Augusto, marido de Lígia, não aceita sua carreira como cantora, o aborto e o abandono e, assim, ele atira na esposa e em Malu.

A 2ª temporada de Coisa Mais Linda já começa entregando as respostas mais esperadas pelo público: o que aconteceu com Lígia e Malu? Quem sobreviveu? Isso não é spoiler, uma vez que o próprio trailer já entrega uma parte do veredito que deixa claro o destino das personagens. Após meses em estado vegetativo, Malu acorda no hospital e, finalmente, pode voltar para a sua vida. No entanto, as coisas não serão mais as mesmas, uma vez que sua melhor amiga não tenha sobrevivido. Infelizmente, Lígia morre, o que afeta bastante Malu e como ela irá lidar com as consequências da fatídica noite de Ano Novo.
O primeiro ponto a se notar é a falta de justiça na série. Até o quarto episódio da 2ª temporada, nada foi feito com relação à morte de Lígia, uma vez que Augusto está foragido, mas os indícios citados revelam que o personagem passa por maus bocados. Nelson está sob alerta e avisa que a única ajuda que dará é levar o irmão à delegacia para confessar o crime. Mas será que ele vai manter a sua palavra? Espero que até o final da temporada (ainda faltam dois episódios para assistir), a série entregue um desfecho melhor e justo para o arco de Lígia.

Diante desta tragédia, vemos o desenrolar da trama de Malu, que retorna à sua rotina cambaleando e sem saber como prosseguir após a morte da sua amiga. As coisas complicam um pouco mais para ela com o retorno de Pedro, o famoso marido que a abandonou lá no início da 1ª temporada. A chegada do personagem na série dá uma esquentada na vida da protagonista ao colocá-la em cima do muro em um momento frágil e vulnerável. A série explica a razão de Pedro estar de volta na vida de Malu e como ela irá proceder com tudo isso. Além disso, o clube acaba sofrendo algumas consequências. Não darei mais detalhes, mas posso dizer que é um arco envolvente, que dá raiva em alguns momentos, mas, tem uma reviravolta gostosa de assistir.
Reality Z: vale a pena assistir a série brasileira da Netflix?
Junto à Malu e como ela precisa lidar com a sua nova rotina, o clube e a perda da melhor amiga, Coisa Mais Linda traz de volta o debate de assuntos pertinentes e que moldam a trama, como o feminicídio e a objetificação da mulher, uma vez que Malu precisa lidar com certos machismos para se defender e proteger o negócio que ela mesma construiu. Mas a esta altura do campeonato, a protagonista está forte em dobro, com mais empoderamento, independência, força e coragem, além de bons amigos e aliados ao seu lado, rendendo cenas hilárias e boas de assistir.

Adélia também está vivendo um dos melhores momentos da sua vida não só na carreira, como na vida pessoal. Agora com Nelson na vida da filha, Adélia está de casamento marcado com o Capitão e faz com que o telespectador conheça melhor o núcleo familiar da personagem, incluindo a irmã mais nova Ivone que, por sinal, ganha um destaque maior e melhor nesta temporada; e o retorno de Duque, pai das irmãs, o que faz o público tomar conhecimento da sua partida e a mágoa das filhas com o seu abandono. Mas nem tudo serão flores na trama de Adélia, por isso, prestem atenção na trama da personagem, que poderá render novas reviravoltas até o final da temporada.
13 Reasons Why: crítica da última temporada
Por fim, a 2ª temporada de Coisa Mais Linda também acompanha os novos desenrolares na vida de Thereza que, agora, aceitou a traição de Nelson e lida muito bem com Conceição, o que fortaleceu ainda mais a sua amizade com Adélia. No entanto, o casamento ainda sofre alguns tropeços, pelo fato da personagem voltar a trabalhar, um ponto forte no arco de Thereza desde a 1ª temporada, por representar a mulher dos anos 50 independente e com liberdade dentro do casamento.

Thereza é convidada a trabalhar em uma rádio como apresentadora do programa de notícias do horário nobre, se juntando ao seu colega de trabalho, interpretado por Alejandro Claveaux. Na minha opinião, as cenas da rádio são as melhores para serem apreciadas.
Outro ponto a ser reparado nesta nova temporada é que Coisa Mais Linda deixa a Bossa Nova em segundo plano, ou seja, as músicas servem de som ambiente e para o desenrolar de alguns diálogos, abrindo mais espaço para o drama das protagonistas. Inclusive, a participação do personagem Chico, até 4º episódio, é bem menor.
Considerações finais
A 2ª temporada de Coisa Mais Linda desenvolve bem os eventos finais da 1ª temporada, mas ainda deixa pontas que precisam ser resolvidas. A série traz novas vertentes para os assuntos retratados desde o início, além de novos desafios para nossas protagonistas que, mais uma vez, mostram e provam que liberdade, independência, amor e amizade podem andar juntos, mesmo em meio a uma época ainda machista e conservadora.
Assim que os episódios finais forem disponibilizados no streaming, trago o meu veredito sobre a 2ª temporada.
Ficha Técnica
Coisa Mais Linda
Criação: Giuliano Cedroni e Heather Roth, com colaboração de texto de Marina Tesch e Patricia Corso.
Direção: Caio Ortiz e Julia Resende
Elenco: Maria Casadevall, Patrícia Dejesus, Fernanda Vasconcellos, Mel Lisboa, Leandro Lima, Ícaro Silva, Alexandre Cioletti, Gustavo Vaz, Gustavo Machado, Alejandro Claveaux, Val Perré, Breno Ferreira, Angelo Paes Leme, Eliana Pittman e Kiko Bertholini.
Duração: 2ª temporada (seis episódios de 40 a 50 min apróx.)
Nota: 7,8 (quatro primeiros episódios)