Batwoman é a nova série da CW e a primeira produção que abre para o novo universo de séries de super-heróis da DC. Interpretada por Ruby Rose, a personagem foi introduzida no segundo crossover do Arrowverse, intitulado Elseworlds, apresentando uma nova heroína em uma Gotham abandonada pelo Batman. Lembro que no início, nem todos aceitaram muito bem a atriz, e sua participação teve lá suas ressalvas, mas foi aprovada. Agora, com a série solo em exibição, posso dizer que Batwoman começou bem, apesar de algumas observações, e há uma interpretação melhorada e mais evoluída da atriz.
Para mim, é um pouco difícil julgar uma série em seu primeiro episódio, uma vez que pode ser extremamente bom, razoável ou muito ruim, fazendo muitos desistirem de acompanhar. Como gosto de dar mais chances (assistir alguns episódios, no mínimo), vou apenas dizer o que achei desta season premiere e o que esperar desta temporada. E sim, vou continuar assistindo para chegar a um veredito mais consistente. Mas já antecipo que Batwoman é bom e tem chances para ganhar um bom desenvolvimento.

Neste primeiro episódio já conhecemos Kate Kane em treinamento no gelo, bem distante de Gotham que, por sinal, há três anos foi abandonada por Batman, deixando a cidade à mercê de criminosos e sem um pingo de esperanças, o que faz com o que o prefeito realize o desligamento do batsinal.
Primeiras impressões da 10ª temporada de The Walking Dead
Mas antes de entrar em detalhes sobre a trama, é importante saber quem é Kate e qual a sua relação com Bruce Wayne, e isso a série pontua muito bem. A protagonista é prima de Bruce, que nem imagina que ele é o próprio Batman. Ela carrega um grande peso nas costas que é a morte da mãe e da irmã em um acidente de carro. Na cena, vemos o Batman tentar salvar o trio, mas apenas Kate consegue escapar, vendo a mãe e a irmã caírem rio abaixo. Junto a este trauma e a vontade de proteger e salvar vidas, Kate entra para o exército para fazer parte da equipe de segurança de Gotham, liderada pelo seu pai, Jacob Kane (Dougray Scott). No entanto, ela é retirada do programa por se apaixonar pela militar formanda Sophie (Meagan Tandy), enquanto a própria decide se manter no programa por necessidade e acaba com o relacionamento.

Nos dias de hoje, vemos a cidade se despedir obrigatoriamente de Batman, porém um ataque durante o evento coloca a vida de todos em perigo, especialmente a de Sophie. Neste episódio, a série já introduz a primeira vilã, Alice, interpretada por Rachel Skarsten, que faz a gente lembrar um pouco da Alice no País das Maravilhas, só que na versão má. Logo de primeira sabemos que seu objetivo é atingir a segurança da cidade, especificamente o pai de Kate e, para isso, ela sequestra Sophie. Mas porquê?
É aí que entra a ressalva da série, pois Batwoman apresenta uma vilã interessante, mas que poderia brilhar mais se o seu mistério tivesse sido guardado por apenas mais um ou dois episódios. No entanto, é até possível relevar esse fato tão repentino, uma vez que a série desenvolva um bom arco para a antagonista.
Ballerina, spin-off de John Wick, está em fase de desenvolvimento
Com o sequestro de Sophie e a ameaça de Alice, Kate retorna para Gotham para iniciar uma jornada que a fará bater de frente com tudo o que a fez ir embora: o amor pela sua ex-namorada; o certo ressentimento por Bruce; as dúvidas que ela ainda tem sobre o Batman não ter conseguido salvar sua mãe e irmã; e a relação estremecida com o pai devido aos acontecimentos durante o exército e a relutância em deixá-la trabalhar na segurança. Todos esses gatilhos são introduzidos a fim de que a heroína encontre meios de iniciar uma nova jornada e isso acontece de forma positiva.

Ao voltar para a Wayne Enterprises, ela relembra momentos da infância e, consequentemente, a faz conhecer Luke Fox, filho de Lucius Fox (o personagem apareceu na série Gotham) que revela o segredo de Bruce Wayne e mostra a famosa batcaverna, com direito a figurino e os famosos equipamentos utilizados pelo homem morcego. Não tem como não ficar empolgado(a) com este momento, principalmente se você for fã da DC, especialmente do Batman.
Com a descoberta e a conversa franca com o seu pai, Kate chega à conclusão que pode encontrar caminhos próprios para proteger a cidade. Assim, ela toma a identidade do Batman para si, tornando-se a Batwoman, mas que ninguém ainda sabe. Na cena em que ela resgata Sophie e enfrenta Alice, muitos olham para o céu acreditando que o Batman possa ter retornado à Gotham. Agora, é esperar para ver qual será a reação da população quando descobrirem que se trata de uma mulher morcego.
Assista ao trailer de Reprisal, nova série do Hulu
Com relação a este momento, achei a performance de Ruby Rose boa e satisfatória e gostei ainda mais dela com o uniforme do Batman sem a peruca vermelha, mas entendo que o item seja utilizado, afinal, nos quadrinhos a personagem tem o cabelo assim, além de fazer parte da identidade da personagem.

Já o embate entre Kate/Batwoman e Alice foi rápido, mas o suficiente para a protagonista ligar os pontos com todos os fatos que ela descobriu neste primeiro episódio. No passado, ela e a irmã, Beth, usavam um colar com uma pedra vermelha; no acidente, nem a polícia e nem o Batman encontraram o corpo de Beth; Alice usou uma faca que havia uma pedra vermelha única. Assim, Kate chega à conclusão de que Alice é Beth. Já a vilã deseja atrair a irmã mais velha para que, juntas, possam comandar Gotham às suas maneiras. Mas a verdade é que existe um ressentimento bem forte com relação ao pai e, devo dizer, que Jacob não transpira 100% confiança. Para mim, o líder da segurança mantém alguma trama, falcatrua que, mais tarde, Kate irá descobrir.

Apesar de algumas observações com relação à vilã, Batwoman inicia a temporada com o pé direito, entregando uma série cujo cenário é sombrio, personagens que podem cativar – como o Luke, a Sophie e a meia-irmã de Kate, Mary, relacionamentos conturbados que podem render bons plots e uma protagonista que conquista no primeiro instante.
Eu gostei e vou continuar assistindo a série para ver se o desenvolvimento será bom ou não. Além disso, Batwoman irá participar do novo crossover do Arrowverse, intitulado Crise nas Infinitas Terras. Não vejo a hora de assistir.
O que vocês acharam de Batwoman?
Ficha Técnica
Batwoman
Desenvolvida por: Caroline Dries e Greg Berlanti
Elenco: Ruby Rose, Rachel Skarsten, Meagan Tandy, Nicole Kang, Camrus Johnson, Elizabeth Anweis, Dougray Scott, Sam Littlefield, Rachel Maddow e Sebastian Roché.
Nota: 7,2
Fotos: Spoiler TV