Amigas Para Sempre (Firefly Lane) retornou antes do esperado (seria junho) e os episódios finais da série chegaram em abril na Netflix. O Pipoca na Madrugada já assistiu e garante que é um final emocionante, melancólico e marcante, deixando o espectador pensando sobre este desfecho por alguns dias.
Os 6 últimos episódios da 2ª temporada de Amigas Para Sempre se concentram mais em contar o desfecho da amizade de Tully e Kate, ao invés de trazer mais reviravoltas, novidades ou novos personagens que pudessem inchar uma trama que já se encontra na reta final. Para mim, a produção acerta neste quesito, uma vez que o foco são as protagonistas e o que o futuro reserva para cada uma delas, além dos coadjuvantes.
Na trama, um ano se passa após a fatídica briga entre as amigas, na qual Tully vai para o Alasca para gravar um documentário por um longo período; já Kate descobre que está com câncer e, agora, ela conta com o apoio de Johnny, a filha Mara, a mãe e o irmão para seguir em frente com o tratamento para a cura.
Nota-se o quanto uma faz falta na vida da outra, seja a Tully isolada em meio ao frio intenso e incomunicável (já que o sinal é péssimo); e a Kate que sente falta de ter a sua amiga confidente para dividir este grande desafio que a vida lhe impôs. Um detalhe perceptível é que a série fez questão de não retornar com amiga que Kate faz na escola de escrita criativa. Foi melhor assim, pois a personagem foi ríspida na última cena, e bem chata e desagradável com Kate. Não fez falta nenhuma nesta reta final.
Amigas Para Sempre: 2ª temporada traça destino da amizade de Kate e Tully
Claro que esta separação durou por um ano, mas não durou tanto nestes episódios finais. Ao retornar para casa, Tully (Katherine Heigl) vê as inúmeras ligações perdidas de Kate e cria a expectativa de uma possível reconciliação. Mas ao chegar lá, ela não imaginava encontrar a Kate com câncer (e já sem os cabelos).

Um ponto interessante que Amigas Para Sempre faz aqui é trabalhar a ação, reação e os sentimentos tanto de quem está doente, quanto das pessoas que estão ao redor e como elas podem ajudar e dar apoio, enquanto lidam com o medo da possibilidade de perder quem elas amam.
A Kate (Sarah Chalke) demonstra força, foco, calma e destreza para encarar o tratamento, enquanto deseja não ser o centro das atenções, muito menos atrapalhar os outros, mesmo que a dependência fale mais alto. No entanto, vemos que a Kate carrega um forte sentimento de culpa por decepcionar quem ama, justamente por não ter o controle desta situação, o que faz o espectador ter complacência ainda maior com ela.
Já o Johnny (Ben Lawson) demonstra todo o seu amor e cuidado ao extremo com Kate, confirmando o quanto o personagem é apaixonado pela esposa e fará de tudo para que este pesadelo termine o quanto antes. Já a filha Mara (Yael Yurman) foi uma grande decepção nesta reta final de Amigas Para Sempre, pois mesmo demonstrando tristeza e medo de perder a mãe, a personagem ficou mais fria e distante, dando um apoio menor enquanto a rispidez falava mais alto. A Kate merecia mais afeto da filha e, infelizmente, isso não aconteceu.
Por fim, Tully é quem mais apresenta sentimentos conflitantes e brilhantes, já que ambas reatam a amizade em meio a um momento delicado. A Tully faz de tudo para ajudar Kate, seja no apoio, nas conversas, companhia e a busca incessante por tratamentos avançados para que a amiga tenha as melhores oportunidades para se recuperar.
Mas também, a Tully sente que há algo estremecido ainda, uma vez que Kate ainda demonstra receio da filha perto da amiga, o que faz com que a apresentadora bata de frente sobre o problema e se, de fato, ela a perdoou. É uma cena necessária para que, assim, ambas colocassem um ponto final nesta briga, já que algo maior viria pela frente sem que nada pudesse atrapalhar.
Amores e reconciliações

Enquanto acompanhamos os dias atuais, Amigas Para Sempre leva o público novamente à década de 80 para contar mais alguns detalhes sobre esta amizade. Aqui, descobrimos que Kate e Theo quase se casaram, mas tal união é interrompida com a declaração do Johnny que não quer perder o amor de sua vida.
Amigas Para Sempre: crítica da 1ª temporada
Claro que o momento não poderia deixar de ser tragicômico, pois o Theo (Oliver Rice) flagra Kate e Johnny juntos e, consequentemente, perde um dos testículos acidentalmente durante uma queda. Entre constrangimentos e discussões, finalmente a Kate e o Johnny se casam.
Já Tully começa a disparar em sua carreira profissional ao fazer sucesso como repórter em seu primeiro trabalho e, consequentemente, em Nova York, o que lhe garante a chance de ter o seu próprio talk show, na qual ela pede para ser gravado em sua cidade natal, para assim, ficar perto de Kate e Johnny que, agora, são pais. Aliás, Tully pede para que Johnny seja o produtor do novo programa, uma proposta que ele aceita de imediato.

Além disso, a aproximação de Tully e Danny (Ignacio Serricchio) ficar cada vez mais forte, alimentando ainda mais a possibilidade deles se entregarem a este amor no futuro. Nas cenas atuais, os dois trocam confidências e apoio enquanto lidam com a doença de Kate, o noivado de Danny e os sentimentos que já não conseguem ficar mais reprimidos. Aliás, um momento inesperado acontece e vemos que a noiva do Danny fica atraída pela Tully ao ponto de beijá-la, o que faz com que ela termine o noivado, já que não está mais disposta a seguir em frente com o casamento.
Enquanto isso, também acompanhamos Kate e Johnny como pais de primeira viagem. Aqui, vemos que a Kate tem enorme dificuldade de amamentar a filha, já mostrando a sua relação com os seios, conectando este plot com sua versão adolescente que desejara ter seios maiores para chamar a atenção de quem ela gosta; e também com os dias atuais em que Kate se prepara para passar pela mastectomia (retirada da mama), uma situação extremamente delicada para qualquer mulher que tem ou já teve câncer de mama e precisou passar por este procedimento.
Fim da adolescência

Quando Amigas Para Sempre nos leva para década de 70, há três momentos marcantes que ocorreram com as garotas nesta época. Para começar, vemos que Kate e Tully decidem participar da peça de teatro de Romeu e Julieta, um momento usado para engrandecer e fortalecer ainda mais a amizade das duas, especialmente pelo fato da Kate interpretar o Romeu e entregar uma encenação bem melhor do que o ator que havia sido escalado.
A série também mostra um novo amor na vida de Kate, em que ela se apaixona pelo garoto popular da escola, que corresponde aos seus sentimentos. Porém, por ele ser o típico bonito, popular e atleta, ele mantém a relação às escondidas, o que deixa a Kate iludida e chateada, enquanto a Tully fica indignada com tal situação. Confesso que achei a Kate boba e inocente demais, aguardando a personagem se impor, algo que ela faz apenas no final. Antes tarde do que nunca.
Outro momento interessante desta época é quando Tully acaba se apaixonando pelo professor de literatura, por conta da peça de Shakespeare. A série faz o espectador até criar uma pequena expectativa de que algo possa acontecer entre os dois, mas claro que o professor acaba interrompendo esta situação, antes que consequências maiores e mais graves pudessem dissipar.
Por fim, Amigas Para Sempre apresenta uma reviravolta na qual não se imagina e surpreende a todos. Infelizmente, a amiga de Kate, Lisa-Karen (Kyra Leroux), morre após ser atingida por um raio durante uma chuva torrencial. Claro que a perda da amiga faz Kate sentir uma culpa forte, já que ela deixou a lanchonete mais cedo para ficar com o garoto da escola, enquanto Lisa terminava as tarefas. Em algum momento, é possível questionar o porquê a versão adulta da Lisa-Karen não aparecer nos dias atuais. Agora temos a resposta, mesmo sendo trágica e injusta, uma vez que a personagem não merecia tal desfecho. Tal plot se conecta com a briga de Kate e Tully nos dias atuais para reforçar suas respectivas personalidades e a forma como cada uma lida quando uma situação difícil acontece.
Final melancólico e marcante

O final de Amigas Para Sempre não sairá da sua cabeça por alguns dias. A reta final entrega as respostas que esperamos desde o cliffhanger que revela um misterioso casamento no futuro e a ausência de Kate.
Crítica: Guardiões da Galáxia 3
Nos dias atuais, Kate se livra do câncer de mama e entra em remissão, mas infelizmente, a doença volta com força total, espalhando-se por todo o seu corpo. Após se casar novamente com Johnny, ela revela que a doença voltou e, agora, o jeito é lidar com a situação enquanto se vê a volta daqueles que ela ama e vice-versa. Claro que a Kate não quer morrer, não deseja largar sua família tão cedo, mas há certos controles que a vida não dá.
Já Tully faz de tudo para ajudar a Kate, desde encontrar experimentos para curar o câncer, até participar de rituais que possam ajudar a amiga a se livrar deste mal. Mas a vida impõe um destino diferente para as duas, fortalecendo ainda mais essa amizade que, sim, vai até a morte separar.
Infelizmente, Kate não resiste e falece em um cenário que ela sempre achou lindo e, é claro, ao lado da pessoa que esteve com ela ao longo de 30 anos. Mas antes disso, a série prega uma pequena peça no espectador e faz o público acreditar que Kate está viva no futuro, mas tudo não passa do fruto da imaginação de Tully que comemora com amiga o casamento de Mara.
Sim, a misteriosa cerimônia é de Mara que, felizmente, encontra o amor de sua vida. Johnny aguarda ansiosamente pelo casório da filha, enquanto a Tully se prepara para ser a madrinha de casamento. Aliás, a Tully não fica sozinha e, finalmente, se rende ao amor que tem por Danny e, assim, os dois terminam juntos.
A cena final não poderia ser mais linda e melancólica. No funeral da Kate, Tully não consegue encarar a perda da pessoa que mais amou. Mas a Kate já estava ciente disso e, assim, prepara uma caixa com itens nostálgicos que possam ajudá-la a atravessar este momento difícil. Com isso, a última cena é da Tully dançando – como ela e Kate faziam – feliz e sozinha.
O que acharam do final de Amigas Para Sempre? Comenta aqui!
Ficha Técnica
Amigas Para Sempre
Adaptação da obra Firefly Lane, de Kristin Hannah
Escrita e produzida: Maggie Friedman
Elenco: Katherine Heigl, Sarah Chalke, Ben Lawson, Ali Skovbye, Roan Curtis, Yael Yurman, Beau Garrett, Brendan Taylor, Chelah Horsdal, Brandon Jay McLaren, Quinn Lord, Synto D. Misati, Jason McKinnon, Paul McGillion, Patrick Sabongui, Lauren K. Robek, Jolene Purdy, Kyra Leroux, Seth Isaac Johnson, Martin Donovan e Ignacio Serricchio.
Duração: 2ª temporada – Parte 2 (06 episódios – 50 a 60 min)
Nota: 4,0/5,0