Para entrar no clima de estreia da série Star Trek: Discovery, a Netflix audaciosamente revelou os episódios preferidos dos fãs de Star Trek. Com 695 episódios teletransportados para o serviço de TV por internet, o serviço de streaming identificou que há 10 episódios mais revistos da série.
Os dados revelam que Voyager tem o episódio mais revisitado do universo: “Fim do jogo: Partes 1 e 2” (temporada 7, episódio 24) é o mais assistido de todas as séries da franquia. Não surpreende que os primeiros episódios de uma série quase sempre sejam os mais vistos. Contudo, indo além dos dois primeiros episódios de qualquer primeira temporada da coleção, é fascinante identificar os episódios que os fãs não se cansam de rever. Descobrimos que os episódios que introduzem capitães, espécies e personagens famosos são os mais revisitados. E, é claro, viagens no tempo, abduções alienígenas e episódios que combinam elementos de várias séries também são muito queridos pelos trekkers.
Qual das séries é a mais popular na Netflix? Não é tão simples. Enquanto A Nova Geração e a Série Clássica têm audiência maior, os fãs de Voyager e Deep Space Nine são os mais fiéis e incansáveis, sempre voltando a rever seus episódios favoritos. E apesar de alguns fãs se declararem desapontados com Voyager, muitos retornam à série com frequência. No final das contas, cada coleção tem seu mérito: a Série Clássica introduziu os klingons, A Nova Geração abriu caminho para DS9 e Voyager, DS9 levou Star Trek a um estilo serializado de narrativa, e Voyager apresentou a primeira capitã protagonista da franquia. Com todos os episódios na Netflix, os fãs agora podem decidir como e quando eles embarcam em cada jornada.
Metodologia da pesquisa
A Netflix analisou dados de visualização de 104 milhões de assinantes em 190 países que assistiram às seguintes séries: Star Trek, Star Trek: A Nova Geração, Star Trek: Enterprise, Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager. Numa tentativa de procurar dados além do comportamento padrão, os primeiros dois episódios de todas as primeiras temporadas foram omitidos dos dados. A definição de “rever” se aplica a um assinante que viu pelo menos seis minutos de um episódio a que ele já havia assistido antes.