A 3ª temporada de The Flash conseguiu prender a nossa atenção e aumentar a nossa ansiedade com o arco da “morte de Iris”, afinal a série estava propondo a morte de um dos personagens principais, um risco ousado e perigoso, já que nem sempre a série vinga quando um dos protagonistas cai fora. The OC, por exemplo, sobreviveu apenas mais uma temporada após a morte de Marissa, enquanto que Grey’s Anatomy deu uma lição de como fazer uma série sem vários personagens importantes. Afinal, Iris morre? A resposta é não. Você se sentiu trolado, não é? Eu também me senti um pouco.
Desde a metade da 3ª temporada, a série mostra que destino da personagem é a morte e que as mudanças que Barry vem fazendo na linha temporal não adiantaram muita coisa. Eu cheguei a pesquisar se a personagem morria nos quadrinhos e isso realmente acontece, mas no futuro ela é trazida de volta. Pensei: “será que a série vai seguir a mesma linha de raciocínio dos quadrinhos?”, mas assim que assisti ao penúltimo episódio e o começo da season finale, minha pergunta foi logo respondida. No episódio anterior, HR (o Harrison Wells da Terra 19) se sente extremamente culpado por ter falado o paradeiro de Iris para Savitar, já que ele é o Barry do futuro versão do mal. Para se redimir, salvar e dar uma chance as pessoas que ama e o acolheram, HR toma o lugar de Iris e se passa por ela no instante em que Savitar a mata. Então, esse tempo todo o que vimos foi HR morrendo e não a verdadeira Iris. Mas como ele fez isso? Assista e descubra. Não sei se os demais se sentiram meio trolados, mas eu me senti um pouco, afinal, por um momento, eu acreditei que a série realmente mataria a personagem, mergulhando Barry em um mundo triste, sombrio e solitário. Seria extremamente arriscado fazer isso? Com certeza, mas tal ousadia só daria certo se os roteiristas bolassem uma história muito boa sobre Barry Allen a ponto de não sentirmos falta de Iris West. Mas a série não quis fazer isso e, infelizmente, perdemos um bom personagem. A despedida de HR é triste e melancólica, o que pode deixar muitos espectadores com aquele nó na garganta.
E Savitar? O que vai acontecer com ele? Já que o futuro não foi do jeito que deveria ser, Savitar começa a se dissolver no tempo como se nunca tivesse existido, afinal ele é fruto de uma grande dor da qual Barry não passou, já que Iris sobreviveu. Eles até tentam ajudá-lo, o que achei estranho demais, mas era um risco que valia a pena para manter Cisco e Caitlin (vulgo Nevasca) vivos. O embate final de Barry e Savitar é empolgante e seu desfecho é satisfatório. Felizmente o lado mal de Nevasca diminui, mas isso não significa que Caitlin retorna. Como a própria personagem diz para Cisco, agora ela precisa encontrar a sua nova identidade. Vamos ver o que vai acontecer com ela.
O que era para ser um final feliz se torna um destino triste para todos, especialmente para Barry e Iris. Com a morte de Savitar e o retorno de Jay Garrick, a Força de Aceleração fica sem um velocista, tornando desequilibrada e perigosa para o planeta. Para impedir que o pior aconteça, é necessário ter um velocista lá dentro. Bom, vocês já imaginam quem é o candidato perfeito, não é? Barry Allen. Infelizmente, Barry aceita o seu destino e se entrega para a Força da Aceleração, deixando para trás sua família, seus amigos e o amor de sua vida. Mas Barry não vai viver um inferno como vimos quem fica preso nessa força e, sim, momentos bons de luz e paz, afinal ele cumpriu o seu dever. Assim, Flash parte em direção à força guiado por sua mãe, deixando Wally como o novo Flash da cidade, Jay Garrick livre e Harrison Wells da Terra 2 no lugar de HR. A pergunta que não quer calar é: será que esse é realmente o fim de Barry Allen? Será que esse Flash partiu para sempre e, na próxima temporada, teremos um novo Barry? Ou o grupo vai encontrar um jeito de tirar Barry da força de aceleração? São muitas perguntas cujas respostas só teremos daqui a alguns meses. É uma angústia que teremos que segurar um pouco.
A 3ª temporada de The Flash foi boa, consistente e equilibrada, marcada por dois ótimos crossovers e um arco que começou empolgante, se desenvolveu com previsibilidade e teve um desfecho surpreendente em que vemos o herói abrir mão de sua vida e da sua felicidade para um bem maior. Espero que a 4ª temporada de The Flash siga essa mesma linha com uma desenvoltura ainda mais empolgante.
E aí, o que acharam da season finale de The Flash? Deixem nos comentários! Até a próxima temporada!
Avaliação
Melhor cena: a morte de HR e Savitar; a despedida de Barry Allen
Melhor personagem: todos
Nota: 8,9
Fotos: IMDB e Recap Guide
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!