Coisa Mais Linda chegou nesta sexta-feira (19) em sua 2ª temporada e no texto anterior dei as minhas primeiras impressões sobre os quatro primeiros episódios. Após assistir os dois últimos episódios, posso dizer que a série traz respostas para as dúvidas e tramas abertas que havia comentado, porém traz um desfecho que, na minha opinião e como mulher, me decepcionou um pouco.
Coisa Mais Linda: primeiras impressões da 2ª temporada
Sei que a ficção retrata a realidade, mas talvez, o telespectador queira ver um pouco mais de justiça e felicidade em uma tela de televisão ou cinema, e eu queria ter visto isso em Coisa Mais Linda, justamente por ressaltar a dificuldade de ser mulher nos anos 50/60, que busca independência, amor e liberdade em meio a tanto machismo, sexismo e conservadorismo. Há momentos muito bons e a série evoluiu bastante nestes novos episódios, mas teve outros que ficaram a desejar, isso sem contar com o final bombástico que serve de bom gancho para uma 3ª temporada. Mas depois deste final, a série precisa ser renovada sim.
******CONTÊM SPOILERS******

O que mais se esperou em ver nesta temporada de Coisa Mais Linda foi a justiça pela morte de Ligia, que foi assassinada ao final da 1ª temporada pelo marido. Somente nos episódios finais, Augusto reaparece magicamente e justamente para Malu, dizendo que se entregaria à polícia. De primeira, é possível pensar como ele poderia andar pelas ruas do Rio de Janeiro calmamente? Será que, em algum momento, a polícia estava procurando-o? Ele estava realmente sendo investigado? É possível tais questionamentos, já que o personagem surge disposto a se entregar, mas sabendo que poderia se dar bem no final. E é exatamente isso que acontece.
O julgamento se desenrola nestes dois episódios e é um momento angustiante tanto para os personagens quanto para quem está assistindo. Tratam o feminicídio com desdém, difamando as personagens, especialmente a Malu, uma vez que Augusto a acusa de ter levado Ligia para o mal caminho, ao ponto de fazê-lo dar um tiro na esposa por amor! É sério isso?
Outro ponto que me incomodou muito é quando a Malu é interrogada pelo advogado de defesa. Em nenhum momento ele faz perguntas sobre o julgamento em si e a vítima, mas difama e acusa a vida que a Malu leva que, aos olhares do júri, juiz e os demais, é o motivo principal pela morte da Ligia. De novo: é sério isso? Até quando o feminicídio vai ser tratado desta forma? Até quando a mulher vai ser julgada mesmo quando ela for a vítima? Até quando vão proteger o culpado e criar uma atmosfera de medo e insegurança para a vítima? Sei que a ficção retrata a realidade e, desta vez, retratou nua e cruamente, mas queria ter visto mais dignidade e sabedoria neste julgamento. Sim, eu queria ter visto um momento de felicidade e justiça, já que a nossa realidade está sendo difícil de ser digerida no momento (sim, é um desabafo).
O resultado de tudo isso? Augusto é condenado apenas por 4 anos em regime aberto, ou seja, não vai pagar pelo que fez. Legal, né? Mas, para complicar um pouco mais, durante a festa do Festival de Música (falo mais para frente), o personagem tem a cara de pau de comparecer no evento, onde a maioria o acusa de assassino. Ele briga com todos os personagens principais, criando uma atmosfera de suspense e mistério, uma vez que o desfecho desta trama se torna trágico: Augusto aparece morto na piscina da festa. Com este final bombástico, fica um grande gancho para a 3ª temporada e perguntas: Augusto cometeu suicídio? Ou foi assassinado?
Novos caminhos; novas escolhas

Os dois últimos episódios nos dão novas vertentes do que está por vir em Coisa Mais Linda a partir das escolhas feitas pelo nosso quarteto maravilhoso. Para começar, Adélia foi diagnosticada com câncer, mas conseguiu se tratar. Com esta segunda chance, ela faz escolhas radicais com o intuito de seguir o seu coração: ela termina o casamento com o Capitão para ficar com Nelson, uma vez que ela confessa ainda amá-lo e vice-versa. Por um lado, achei legal ela fazer escolhas e ter o gosto de desfrutar da sua liberdade pessoal e emocional; mas por outro, Adélia não foi 100% honesta com Thereza, o que afetou completamente a amizade. Mas este é um ponto que cabe a cada um tirar a sua própria conclusão.
Além disso, Adélia decide ir embora para Paris com Nelson a fim de ter uma nova vida e com mais liberdade, já que o racismo é ainda muito forte nesta época e, agora, sua filha também está sofrendo com isso. Mas fica em aberto se, de fato, ela vai mesmo embora. Há possibilidade de desistir? Sim, mas vamos aguardar. Já Thereza fica abalada com tudo isso, mas mostra indiferença com o silêncio diante da tentativa de perdão da Adélia. É uma amizade que eu gostava de ver, mas que ficará com marcas.

De todas, quem consegue dar a volta por cima é Ivone, uma das melhores adições nesta 2ª temporada de Coisa Mais Linda. Com o apoio total de Malu, ela engrena na carreira de cantora e sofre com os altos e baixos, afinal, os anos 50/60 não é nada sutil e agradável com a mulher negra. Mesmo com algumas portas fechadas, Ivone dá mais uma chance ao seu talento e consegue dar o primeiro grande passo ao ganhar o prêmio do Festival de Música. Espero que uma futura 3ª temporada dê mais espaço a esta incrível personagem que tem muito mais a nos mostrar.
Por fim, temos novas frustrações para a vida de Malu, que além de ter de reviver tudo o que passou na fatídica noite de Ano Novo e a partida da melhor amiga, se decepcionou novamente com o retorno de Chico. Sim, o músico galã retorna às terras brasileiras, declarando todo o seu amor pela protagonista. Mas estava bom demais para ser verdade. A verdade é que Chico está de casamento marcado e sua noiva americana está grávida. A grande pergunta é: por que o Chico voltou? Por que ele mentiu para a Malu, se ele sempre demonstrou paixão por ela? Ele fugiu por medo de encarar a responsabilidade que tem agora?

Mas como a própria Malu diz, “está na hora de nos livrarmos de tudo o que nos faz mal”. Há a possibilidade da nossa protagonista colocar um ponto final nesta relação e, finalmente, dar uma chance para Roberto, que além de sócio também é apaixonado por Malu. Mas esta resposta só vai vir futuramente.
Coisa Mais Linda retorna em uma 2ª temporada mais madura e envolvente, mas o final me decepcionou ao retratar o feminicídio sem justiça e com uma dignidade que tenta ser resgatada pelas protagonistas. Algumas escolhas das nossas personagens criam novos rumos para a série, mas desfaz amizades que poderiam ter se tornado duradouras. Agora, é esperar e torcer para que a série seja renovada para 3ª temporada e que tragam respostas para os pontos que ficaram abertos.
O que acharam da 2ª temporada de Coisa Mais Linda?
Ficha Técnica
Coisa Mais Linda
Criação: Giuliano Cedroni e Heather Roth, com colaboração de texto de Marina Tesch e Patricia Corso.
Direção: Caio Ortiz e Julia Resende
Elenco: Maria Casadevall, Patrícia Dejesus, Fernanda Vasconcellos, Mel Lisboa, Leandro Lima, Ícaro Silva, Alexandre Cioletti, Gustavo Vaz, Gustavo Machado, Alejandro Claveaux, Val Perré, Breno Ferreira, Angelo Paes Leme, Eliana Pittman e Kiko Bertholini.
Duração: 2ª temporada (seis episódios de 40 a 50 min apróx.)
Nota: 7,0 (dois últimos episódios)