Séries

O Assassinato de Gianni Versace: saiba quem são as pessoas que deram origem aos personagens da série

Nova temporada de American Crime Story será exibida pelo canal FX

A antologia American Crime Story está de volta e a 2ª temporada vai relatar o assassinato de Gianni Versace. Baseada na obra Vulgar Favors: The Assassination of Gianni Versace, publicada em 1999 pela jornalista investigativa Maureen Orth, a nova produção da FX vai contar o passo a passo sobre o assassinato, quem era o criminoso e a razão que o levou a escolher o estilista italiano como o seu alvo. Uma tragédia que abalou o mundo da moda e a comunidade LGBT. Mas, você conhece cada figura e como elas ganharam os holofotes? Não? Então, conheça as pessoas que deram origem aos personagens de ACS: Versace.

Gianni Versace

Na série, o ator Édgar Ramirez dá vida a Gianni Versace, estilista da alta costura italiana. Nascido em dezembro de 1946, Versace fundou sua marca em 1978, com influência em mitologia grega e arte de Andy Warhol, erguendo assim, uma das maiores e mais importantes casas de moda do século XX. O seu estilo era considerado um dos mais caros, luxuosos e glamorosos. Com tamanho sucesso, ele tornou-se amigo de grandes personalidades, como a Princesa Diana, Madonna, Elton John, Elizabeth Taylor, Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista entre outros. Assumidamente gay, Gianni conheceu o namorado Antonio D’Amico em 1982 e mantiveram uma relação que durou por 15 anos. No dia 15 de julho de 1997, ao voltar da boa e velha caminhada que fazia todas as manhãs, parando para comprar café (no News Café) e jornal, Gianni foi abordado na porta de sua casa, em Miami Beach, pelo assassino Andrew Cunanan, levando dois tiros na nuca.

Donatella Versace

Penélope Cruz dá vida a Donatella Versace. Irmã mais nova dos quatro irmãos, sendo que uma das irmãs, Tina, faleceu aos 12 anos, Donatella vem de uma família conservadora. Seu pai era um gestor privado financeiro da aristocracia italiana; sua mãe, Francesca, tinha um atelier de costura e costumava ser mais rígida que o pai. Devido à profissão da mãe, tanto Gianni quanto Donatella se interessaram por moda. Após estudar arquitetura, o irmão ingressou no mundo da alta costura. Ao abrir sua marca, Donatella trabalhou em parceria com o Gianni durante as décadas 80 e 90, sendo conselheira crítica e fonte de inspiração para Gianni. Em julho de 1997, após a morte do irmão, Donatella assumiu o cargo de head-designer da marca. Uma parte da fortuna do irmão foi herdada por sua filha, Allegra, aos 11 anos, e por seu irmão mais velho, Santo. O primeiro desfile de Donatella aconteceu um ano e três meses após o falecimento de Gianni, sobre a piscina do Hotel-Ritz, em Paris, marcando a inauguração do Atelier Versace. Considerada uma designer radical e eficiente, ela faz coleções para a marca Versus (dentro da Versace), Versace e o Atelier Versace. Ela diz que a música influencia positivamente em suas criações, obtendo resultados mais proveitosos do que na época de seu irmão.

Andrew Cunanan

Interpretado por Darren Criss, Andrew Phillip Cunanan nasceu em agosto de 1969 e era um garoto bem sucedido, inteligente e educado. Aos 19 anos, a mãe, Mary Anne Schillaci, descobriu que Andrew era homossexual e, durante uma discussão por causa do preconceito, o rapaz a agrediu e foi expulso de casa. Após deixar a família e os estudos, Andrew foi morar no distrito de Castro, em São Francisco e, por lá, passou a frequentar bares, saunas e bordéis, iniciando a carreira de garoto de programa. Ele atendia ricos clientes do sexo masculino, envolvendo-se também em casos de furtos e tráfico de drogas. Ao entrar nesse mundo sombrio, Cunanan matou cinco vítimas: o primeiro foi o seu amigo Jeff Trail. O segundo foi o arquiteto David Madson. A terceira morte aconteceu em Chicago. Aos 72 anos, o milionário Lee Miglin teve seu rosto embrulhado com fita adesiva e, logo em seguida, foi golpeado com tesouras e decapitado com uma serra de jardinagem. Pra finalizar, Andrew passou o carro por cima do cadáver diversas vezes até o corpo virar uma pasta. Cinco dias depois, Andrew foi para Pennsville, Nova Jersey e, na tentativa de trocar o carro para despistar a polícia, procurou abrigo em um cemitério e matou o coveiro William Reese, de 45 anos, com uma bala na testa. Como o ato foi testemunhado, o rapaz fugiu e seguiu para a Flórida. Lá, ele se estabeleceu por dois meses em Miami, iniciando uma perseguição ao estilista Gianni Versace. Em julho de 1997, Andrew atirou duas vezes na nuca de Versace. Oito dias após o crime, a polícia preparou um cerco em uma luxuosa mansão ancorada em um canal em Miami Beach. Após quatro horas, a polícia invadiu o local e encontrou Andrew estirado na cama. O rapaz havia se suicidado com um tiro na boca. A arma usada no suicídio pertencia a Jeff Trail. Além do corpo, as autoridades encontraram uma série de manchetes policiais no chão, pois o rapaz colecionava os seus próprios crimes. Até hoje, ninguém sabe exatamente as razões que levaram Andrew a matar o estilista.

Antonio D’Amico

Interpretado por Ricky Martin, Antonio D’Amico é modelo e estilista italiano, mais conhecido como o namorado de Gianni Versace. Ele conheceu o estilista em 1982 e tal relação durou 15 anos, até o assassinato do parceiro. Durante esse período, Antonio trabalhou como designer para a linha Versace Sport. Após a morte de Gianni, D’Amico herdou uma pensão no valor de 50 milhões e o direito de viver em qualquer casa Versace na Itália ou nos Estados Unidos. Porém, como a fortuna estava no nome da empresa que, por sinal, foi herdada pelos irmãos e a sobrinha de Gianni, Antonio fez um acordo com a família e adquiriu uma fração da pensão e o direito restrito de viver nas propriedades de Gianni. A relação dele com a família nunca foi fácil e amigável. Donatella sempre deixou claro que respeitava o namoro do irmão, mas nunca gostou de Antonio.

Jeffrey Trail

Jeffrey Trail, ex-oficial naval da Marinha dos Estados Unidos, trabalhava como vendedor de gás propano, gerente de empresas e ex-amante, foi a primeira vítima de Andrew Cunanan. Em abril de 1997, Cunanan descobriu que seu atual namorado, David Madson, o traía com o Jeff. Assim, ele decidiu convidar o ex para um jantar no apartamento de David e o assassinou com marteladas na cabeça. Enrolou o corpo em um tapete e fugiu com David, que não participou do crime. O corpo de Trail foi encontrado dias depois pela polícia, após o porteiro notar um mau cheiro vindo do apartamento. Na série, Jeff é interpretado pelo ator Finn Wittrock.

David Madson

Aos 33 anos, David Madson era descrito como um rapaz inteligente, bonito, jovem e com um futuro promissor. Após matar Trail e fugir com Madson, os dois tiveram uma briga durante a viagem. Andrew matou Madson com três tiros e largou o corpo na estrada. Na série, Madson é vivido pelo ator Cody Fern