Séries

Gotham (4X01 – Pax Penguina – season premiere)

Em Gotham temos licença para roubar. Oi?

Gotham is back! E a 4ª temporada já começou a todo vapor com Gotham City em fase de reerguimento. Depois dos últimos acontecimentos na 3ª temporada, a cidade foi deixada aos cacos, mas sabe quem recolheu todos eles e usou a seu favor? Pinguim. Isso mesmo. O vilão retorna com tudo ao posto de líder, uma vez que sua cartada é, ao mesmo tempo, boa e muito absurda. Oswald Cobblepot entra em um acordo com o comissário e o prefeito para criar uma espécie de “sindicado dos bandidos”, em que o criminoso adquire a carteira de licença para roubar o que quiser e aonde quiser na cidade, sem interferência da polícia. Ou seja, roubou + mostrou a carteira = tá livre! Ao mesmo tempo em que achei a ideia bem ousada, ela também vai ao extremo do absurdo, mas só em Gotham para essas coisas acontecerem. No entanto, o episódio não explica direito quais são as exigências para conseguir a tal licença. É só pedir ou é necessário provar algo para Pinguim para conseguir a carteirinha?

É claro que Jim Gordon não aceitaria essa ideia ridícula, mas infelizmente, ele não tem muito que fazer, uma vez que os governantes da cidade estão a favor para manter o índice de criminalidade reduzido na região. No entanto, uma gangue fora da lei surge para estragar o prazer de Pinguim. Por não ter a tal licença e ainda ser pegos pela polícia, a gangue decide mostrar quem é que manda no pedaço. Assim, eles levam de Arkham o jovem Jonathan Crane para colocar as mãos na famosa “fórmula do medo” criada pelo seu pai. Uma vez que a pessoa entra em contato com o spray tóxico, ela passa a ver as coisas que mais lhe assustam. E qual o melhor momento para fazer isso? Na festa de abertura da nova boate de Pinguim.

Para aproveitar a ocasião e a rixa, Jim arma um encontro entre Oswald e a gangue, mas devido a um pequeno contratempo, tudo sai do controle e quem é atingido pelo spray é o próprio Pinguim. O que ele viu? Só assistindo para saber. Com a derrota de Pinguim e a gangue solta, resta para a polícia saber o paradeiro dessa fórmula, pois se cair em mãos erradas, o pior pode acontecer como, de fato, já acontece. Com o medo totalmente aflorado em seu cérebro, Jonathan Crane se transforma no Mestre dos Medos, o novo vilão que iremos ver nos próximos episódios. Vamos ver o que ele irá aprontar na cidade.

Enquanto a série nos posiciona sobre os vilões e a polícia, surge o nosso jovem Batman pelos becos escuros da cidade, salvando as pessoas e possíveis assaltos e até assassinatos. Bruce Wayne está mais forte, mais maduro e mais determinado ao que quer fazer para melhorar a cidade. O que irá contribuir ainda mais para o seu objetivo é a tal licença, já que Pinguim tem a lista de todos os nomes dos criminosos. Com essa lista na mão, Bruce Wayne vai poder agir antes mesmo dos bandidos, mas antes, ele precisa sair de uma situação bastante difícil que ficou ao final deste episódio. Espero que isso se resolva rapidamente.

Uma dupla que vai dar o que falar nesta temporada é Selina e Tabitha. Cansada de viver nas ruas e fugir para sobreviver, Selina pediu para Tabitha ser sua nova mentora e os treinamentos já começaram. Gosto muito das duas personagens e acredito que elas vão render bons plots nesta temporada, ainda mais agora que Pinguim quer as duas por perto e com suas respectivas licenças oficiais. Selina até gosta da ideia, mas será que a Tabitha vai aguentar o Pinguim por muito tempo?

A season premiere da 4ª temporada de Gotham não é arrebatadora, mas é boa, traz algumas ideias um pouco absurdas para a cidade (a licença para roubar), novos vilões, novas duplas, um novo herói das trevas e uma polícia mais contida, mas que deve se reerguer mais para frente. Vamos aguardar os próximos episódios.

PS: Alfred está vivo e passa muito bem. Graças a deus.

PS2: E Barbara Kean? Ela morreu mesmo? Porque ela aparece nas fotos promocionais da 4ª temporada.

Avaliação

Melhor cena: o reencontro de Selina e Bruce; Bruce pelos becos da cidade; a cena do casamento.

Melhor personagem: todos

Nota: 7,0

Fotos: IMDB e Recap Guide