Filmes

Sessão Pipoca: Divórcio

Comédia tem roteiro mais maduro e personagens cativantes

O Sessão Pipoca de hoje traz a comédia romântica Divórcio, com direção de Pedro Amorim e roteiro de Paulo Cursino. A trama gira em torno de Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício), um casal humilde que enriquece quando cria o molho de tomate Juno. Prestes a se casar com um fazendeiro só para satisfazer o seu pai, Noeli é roubada do altar pelo amado Júlio, um carioca surfista que não tem onde cair morto. Mesmo sabendo que iria abrir mão da família e de sua herança, Noeli não pensa duas vezes em seguir o seu coração. Assim, ambos levam uma vida simples e feliz. Prestes a ter o seu primeiro filho, eles têm a grande ideia de vender o molho de tomate que Noeli sabe fazer e muito bem. O sucesso é tanto que, com o passar dos anos, a pequena fabricação de molhos na cozinha de casa torna-se uma mega indústria de sucesso, localizada em Ribeirão Preto, em São Paulo. Enquanto a sorte pairava no trabalho, a vida de casados decaía. Com o passar dos anos, Noeli e Júlio mudam de vida completamente, dando tudo do bom e do melhor para suas filhas e aproveitando as melhores oportunidades que o dinheiro lhe dão. Porém, um se distancia do outro até que, um dia, um incidente na estrada faz Noeli tomar a decisão de se divorciar. A partir daí engata-se um jogo de gato e rato para saber quem se dará melhor nessa situação. Enquanto buscam um advogado para defender o patrimônio de cada um, o ex-casal se envolve em um processo de desquite cheio de confusões e cenas hilárias.

Diferente das demais comédias brasileiras, pode se dizer que Divórcio é uma comédia mais amadurecida em que o roteiro não se apoia em cenas escrachadas ou piadas forçadas que perdem a graça logo depois do primeiro ato. O diretor e toda a produção tomam o cuidado em abordar uma situação difícil de forma leve, divertida e bem dosada. Talvez passar por um processo de divórcio não seja a coisa mais fácil do mundo, tanto do ponto de vista financeiro quanto do emocional. O roteiro dá espaço para abranger tal situação de forma exagerada, engraçada e não forçada, com cenas que vão desde provocações, cinismo e ciúmes em uma balada sertaneja até tiros e explosões de carros.

Resenha: O Assassino - O Primeiro Alvo 

Outro ponto positivo é o cuidado que eles têm com o cenário e a construção dos personagens. Durante a coletiva de imprensa em São Paulo, o produtor LG Tubaldini contou que Ribeirão Preto foi eleito justamente por ser considerada uma cidade agrônoma, o que calha com a situação dos personagens que são donos de uma fábrica de molho de tomate. Além disso, o filme brinca ao tratar um mundo em que o sertanejo e a breguice caminham juntos trazendo mais comicidade à história.

Já os personagens têm personalidades excêntricas e características peculiares que fazem diferença no filme, como por exemplo, a risada de cada um. Noeli ri igual uma porquinha, enquanto Júlio dá risadas como se fosse um carro enguiçado. Além de divertir, tais detalhes não são aleatórios e muitos menos desagradáveis ou que passam despercebidos no desenvolvimento da trama.

A química de Camila Morgado e Murilo Benício é fantástica tanto como um casal feliz quanto marido e mulher em pé de guerra. Desde os momentos de amor e ternura na velha casinha até os momentos de provocação, explosão de carro e fogueira de sapatos, o espectador vibra com os personagens, o que chega até ser difícil tomar algum partido justamente por essa química funcionar tão bem.

Considerações finais

O roteiro até se estende um pouco, mas a história é tão deliciosa de acompanhar que acredito que o público nem notará essa extensão. O mais interessante é que Divórcio não se preocupa em nos dar um final feliz, e sim, nos envolver na trama da separação cujo final é questionador: “E aí? Será que agora tem jeito ou não?”. Divórcio entra para o ranking de comédias brasileiras maduras, que não apelam para cenas escrachadas e piadas forçadas ou de mau gosto que tentam obrigar o público a rir. A diversão é leve e bem dosada, o que faz o público rir espontaneamente e ainda vibrar por personagens cativantes.

Ficha Técnica

Divórcio

Direção: Pedro Amorim

Elenco: Camila Morgado, Murilo Benício, Ângela Dippe, André Mattos, Luciana Paes, Thelmo Fernandes, Carol Severian, Flávia Martins, Cynthia Falabella, Bruna Tornarelli, Antônio Petrin, Lu Grimaldi, Gustavo Vaz, Robson Nunes, Jonathan Well, Rachel Ripani. Sabrina Sato e Paulinho Serra.

Duração: 1h50min

Nota: 8,0